Pastor Belga/Alemão ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

terça abr 02, 2002 12:05 pm

Olá a todos!

Como é que se pode distinguir, de forma conclusiva um cachorro Pastor Alemão Preto de um Pastor Belga?

A minha namorada tem uma cadelinha que dizem que é pastor alemão preto, mas a mim (e a mais pessoas) assemelha-se mais a um Pastor Belga.

Existem alguns pormenores físicos que qualquer pessoa, sem ter grandes conhecimentos, possa identificar um cachorro como seja pastor alemão preto ou pastor belga?

Saudações caninas! 8)
Lencarnacao
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm

terça abr 02, 2002 12:37 pm

O pastor belga não é tão corpolento mas são mais peludos , as orelhas são mais pequenas e o focinho é mais fino , no formato do cão a diferença entre a altura e o comprimento do dorso é mais para o quadrado enquanto que o pastor alemão é mais rectangular, no temperamento o P.Belga é mais nervoso.
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça abr 02, 2002 12:38 pm

Olá mindbullet

O cachorro pastor belga têm um pêlo muito bonito, macio, farfalhudo e suave ao toque..estilo são bernardo bebé.Os olhos são pequenos e as orelhas ainda estão caídas em V.

O pastor alemão preto, tem o pelo mais "duro" e o focinho menos pontiagudo do que o do pastor belga.

Vou ver se arranjo umas fotos

Abraços
Nuria
Membro Veterano

terça abr 02, 2002 12:46 pm

Como prometido aqui está uma foto:

Pastor belga(Prince):

Imagem
mindbullet
Membro Veterano

terça abr 02, 2002 1:21 pm

Olá!

A cadelinha já tem cerca de 6 meses.
Em relação ao pêlo... pois, é difícil para mim dizer que um pêlo é mais ou menos macio pois não há outro cachorro para comparar. Assim como se o corpo é mais ou menos "quadrado".

Infelizmente não tenho tido tanto contacto com cães como gostaria, assim como só sei reconhecer algumas raças, daquelas que se destacam mais (e das que vou perguntando na rua sempre que vejo alguma que não conheço). :(

Embora ultimamente tenha lido algumas coisas, e feito outras tantas pesquisas, uma coisa é ler, outra é ver.

O meu problema é mesmo conseguir identificar sem recorrer a outro cachorro para comparar. Ainda por cima há séculos que não ponho a vista num pastor alemão... dantes quase toda a gente tinha um, agora parece que desapareceram todos. Isto das modas... sinceramente.

Adiante, a cachorrinha de facto parecia-se muito com a foto.
Mas mesmo assim continuo na mesma.:?

Precisava de algo mais "palpável"...daquelas coisas que saltam logo à vista.

De qualquer forma obrigado pelas vossas respostas. ;)

Saudações caninas! 8)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 02, 2002 1:40 pm

Espero que isto Ajude:
PASTOR BELGA

PASTOR ALEMÃO
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

terça abr 02, 2002 8:18 pm

comprem a revista CAES mascotes poderao ver mais detalhes sobre o pastor belga e as suas aparencias!
Nuria
Membro Veterano

terça abr 02, 2002 8:45 pm

Ah é verdade:
Mindbullet, quase todos os P.A. quando nascem são todos pretos(excepto algumas manchas e os brancos,é claro) e quando crescem é que se vai vendo a cor.
Penso que é qualquer coisa do género, mas mesmo assim vá dando noticias da cachorra

Abraços
Elsa
Membro Veterano

terça abr 02, 2002 11:10 pm

olá,

Encontrei este site com fotos de cães com cores não standard:

http://www.brasil.terravista.pt/praiabr ... idades.htm

O link do pastor alemão preto é este:

http://www.brasil.terravista.pt/praiabr ... 5/preto.ht

Eu penso que não é muito dificil destinguir as duas raças, mesmo em cachorros. Em adultos é muito mais simples. O pastor belga é um cão de pêlo comprido, com o dorso direito e mais curto que o P.A., orelhas mais ponteagudas e inseridas mais alto na cabeça ( em cachorro parecem muito juntas), têm "ossos" mais leves, focinho mais fino com pouco stop. Os olhos são também um pouco mais amendoados. A não ser que o pastor alemão, além de ser preto, tenha também pêlo comprido, só o pêlo dá para os destinguir. De qualquer forma o pastor alemão terá sempre um pêlo mais felpudo do que comprido.

Espero que ajude, ;) [/img]
Elsa
Membro Veterano

quinta abr 04, 2002 5:58 pm

imagens:

PASTOR BELGA GROENENDAEL:

Imagem

PASTOR BELGA TERVUREN:

Imagem

Imagem

PASTOR ALEMÃO PRETO PELO CUMPRIDO:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Baralha um pouco em cachorro mas em adulto é mais fácil.
mindbullet
Membro Veterano

quinta abr 04, 2002 6:09 pm

Obrigado! :D

Este fim de semana vou ver outra vez a cachorrinha.
Pode ser que agora consiga resolver este mistério. ;)
mindbullet
Membro Veterano

quarta ago 07, 2002 3:35 pm

Olá!:)

Só agora consegui tirar fotos à Lucy.

Relativamente à minha questão, eu julgo que ela seja um Pastor Alemão Preto e não um Pastor Belga.

Já agora vejam as fotos e deixem a vossa opinião. ;)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado ago 17, 2002 9:18 pm

oi!

Será que não se pode dar o caso de a sua cadela ser um cruzamento de Pastor Alemão com Pastor Belga?
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

segunda ago 19, 2002 4:32 pm

Não consegui visualizar as fotos (não sei se é de mim, mas isto hoje está impossível... Não consigo fazer quase nada), mas sei uma coisa (tenho um pastor belga vizinho com 5 anos e um amigo pastor alemão com 1 ano) que é fácil reparar. Contudo não sei se funciona neste caso, porque não sei até que ponto dará para perceber esta pequena diferença no caso de um animal "bebé": o pastor belga tem a cauda (além de ter o pelo bastante mais comprido) ligeiramente enrolada para cima e a do pastor alemão não é tanto. Mas não sei até que ponto a cadela é pequena para poder observar isso, já que o meu GR com 3 meses ainda não tem a cauda nem com a pose nem com o pelo de um GR adulto...
É a única coisa que eu posso acrescentar ao que já foi dito (o focinho do P.B. é mais comprido e mais fino, as orelhas, o pelo, etc.).
Beijinhos,
Helena
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

segunda ago 19, 2002 4:34 pm

Não consegui visualizar as fotos (não sei se é de mim, mas isto hoje está impossível... Não consigo fazer quase nada), mas sei uma coisa (tenho um pastor belga vizinho com 5 anos e um amigo pastor alemão com 1 ano) que é fácil reparar. Contudo não sei se funciona neste caso, porque não sei até que ponto dará para perceber esta pequena diferença no caso de um animal "bebé": o pastor belga tem a cauda (além de ter o pelo bastante mais comprido) ligeiramente enrolada para cima e a do pastor alemão não é tanto. Mas não sei até que ponto a cadela é pequena para poder observar isso, já que o meu GR com 3 meses ainda não tem a cauda nem com a pose nem com o pelo de um GR adulto...
É a única coisa que eu posso acrescentar ao que já foi dito (o focinho do P.B. é mais comprido e mais fino, as orelhas, o pelo, etc.).
Beijinhos,
Helena
Responder

Voltar para “Cães”