olá pessoal...
o meu labrador tem agora 1 ano e 3 meses, adquiri-o a um bom criador, tudo tem corrido bem com ele a nível de saúde, apesar de ter tido uns problemas de otites e de vez em quando enjoar a comida etc mas nada de anormal; aprendeu bem os comandos básicos e um ou outro truque...
no entanto, passado um ano, e talvez assuma a culpa por nao sair muitas vezes com ele, continua a nao andar correctamente de trela, sempre a puxar e a andar de uma forma "desalinhada", nao consigo manter um ritmo estável de passeio com ele. Para isso, comprei ha cerca de 1 mês uma coleira estranguladora, que é a que ele usa diariamente, e para passeio obviamente. No entanto, melhorou um pouco a andar, pq ja entendeu q aquilo quando puxa aquilo incomoda...
Que acham que devo fazer para ele andar correctamente? A trela que uso é uma das extensiveis, mas arrependi me, e agr só a uso com o comprimento mínimo... Quais são as melhores trelas para passear "este labrador" ?
Outra coisa que desde ha uns tempos para cá noto nele, é que psicologicamente ele parece instável... tanto brinca, recebe festas e vai buscar a bola que lhe atiro e essas coisas com "boa disposição", como muitas vezes está parece descontrolado, começa a correr de um lado para o outro, quase que batendo nas coisas, desorientado... além do mais continua com uma apetência para a mordacidade considerável, mordendo as nossas mãos com alguma força quando brincamos e assim, e quando lhe ordeno "Não" ele continua, dou lhe uma palmada de lado no focinho, mas ele não pára, continua a tentar morder, e se continuar com ele nisto, a certa altura está ele a tentar saltar para mim, mordendo me a roupa e "atacando-me".
Estou preocupado com este desvio do comportamento dele, as vezes torna-se agressivo e não sei o que fazer para lhe mudar isso.
Noto que ele tornou-se um cão agressivo, tímido, que ladra muito quando nos ausentamos da vista dele, "hipócrita" pq por vezes só obedece às ordens que lhe dou mediante uma recompensa( biscoito, etc.), e a palavra "Não" ele nao respeita...
Acham que pode ser alguma frustração por não passear muito? As vezes so sai do terraço uma vez por semana.
Acham que pode ser por conviver muito pouco com outros cães?
Acham que pode ser por eu enervar me com ele quando ele se porta mal?
Ignorá-lo? Bater-lhe? Não sei, e por isso exponho a minha situação, para que vocês me deêm as vossas opiniões e dicas.
obrigado, cumprimentos a todos.
Já agora chamo-me Paulo, tenho 17 anos.
problemas com o meu cão...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Olá Paulo,
seu cão é um filhote ainda, esta raça assim como outras tem amadurecimento tardio, via de regra.
acho que você tem razão, ele necessita de gastar enegia, passeios diários e duradouros, nada de sair apenas para fazer necessidades. Segundo membros proprietários de labradores, eles necessitam muito da presença da família.
quando você descreve as atitudes de seu cão, me remete há vários fóruns sobre labradores, então acalme-se que é muito comum este comportamento. sugiro participar do fórum sobre a raça.
você precisa se reeducar para educar seu cão, e se possível procure ajuda profissional (treinadores).
labradores são fantásticos cães guia, de resgate, de caça, etc, justamente por serem cães cheios de energia e disposição para o treinamento prazeroso.
abraços!
seu cão é um filhote ainda, esta raça assim como outras tem amadurecimento tardio, via de regra.
acho que você tem razão, ele necessita de gastar enegia, passeios diários e duradouros, nada de sair apenas para fazer necessidades. Segundo membros proprietários de labradores, eles necessitam muito da presença da família.
quando você descreve as atitudes de seu cão, me remete há vários fóruns sobre labradores, então acalme-se que é muito comum este comportamento. sugiro participar do fórum sobre a raça.
você precisa se reeducar para educar seu cão, e se possível procure ajuda profissional (treinadores).
labradores são fantásticos cães guia, de resgate, de caça, etc, justamente por serem cães cheios de energia e disposição para o treinamento prazeroso.
abraços!
<p><strong>Mata Atlântica - RBMA</strong></p>
A mim o que me parece que o seu cao tem é falta de atençao, falta de sociabilizaçao, e acima de tudo falta de educaçao, e quando digo educaçao, digo um NAO na hora certa.
Acho que devia procurar um treinador, ou entao pesquisar sobre o assunto.
Ter um cao de 35kg completamente descontrolado nao é nada agradavel, nem para si nem para o cao, visto que por ele ser instavel e bruto vai fazer com que nao sinta vontade de estar com ele, nao torne os momentos cao/dono agradaveis.
Nao pense que o fara mais feliz por lhe fazer as vontades, ele ficara mais feliz sim se tiver uma boa educaçao e se tornar um cao mentalmente são.
Quanto ao andar pela trela, so mesmo com o tempo e o treino diario. com uma trela curta torna-se mais facil. Mas pode pesquisar mesmo aqui na arca sobre o assunto.
Espero ter ajudado.
Margarida
Acho que devia procurar um treinador, ou entao pesquisar sobre o assunto.
Ter um cao de 35kg completamente descontrolado nao é nada agradavel, nem para si nem para o cao, visto que por ele ser instavel e bruto vai fazer com que nao sinta vontade de estar com ele, nao torne os momentos cao/dono agradaveis.
Nao pense que o fara mais feliz por lhe fazer as vontades, ele ficara mais feliz sim se tiver uma boa educaçao e se tornar um cao mentalmente são.
Quanto ao andar pela trela, so mesmo com o tempo e o treino diario. com uma trela curta torna-se mais facil. Mas pode pesquisar mesmo aqui na arca sobre o assunto.
Espero ter ajudado.
Margarida
Faço minhas as palavras da carpeju, especialmente o que pus a bold.Carpeju Escreveu:Olá Paulo,
abraços!
Um cão com a energia de um Labrador, confinado a um terraço, é quase "criminoso". Qualquer cão necessita de gastar as energias DIARIAMENTE, se não as gasta com um passeio, irá gastá-las nas mãos do dono, irá entrar em descompensações a nível emocional, ficará frustrado e transforma a frustração em atitudes "rebeldes" e dominantes.
Portanto 2 passeios diários, de preferência longos, juntamente com treino (aqui talvez seja preferível pedir ajuda a um profissional, sob pena de cometer erros difíceis de corrigir no futuro), a estimulação mental é tão ou mais importante que a física.