Hamster Siberiana - dúvida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
maryvailent
Registado: quarta mai 06, 2009 10:56 pm

quarta mai 06, 2009 11:07 pm

Estou a aodrar estes fóruns. Resolvi inscrever-me e tentar a sorte 8) .

Temos uma Hamster Siberiana desde Janeiro. Já pensámos que era um Hamster e chamásmos-lhe "Bólinha". Como descobri que é uma menina passou a chamar-se "Bólinha" :wink: Como é toda branca com uma faixa acinzentada no dorso, passou a chamar-se "Bólinha de Neve". É muito dócil e curiosa. Adora bróculos e cenouras (ao contrário das minhas filhas :lol: )

Agora as dúvidas:
acham que lhe faz bem andar fora da gaiola? Tenho duas filhas que lhe iriam fazer a vida negra de tanta perseguição :| Receio por ela!
De vez em quando anda na Roda, mas acho que já gostou mais (pelo menos que eu veja...). Será que se aborrece?

Devo variar a comida (as misturas)? Também lhe compro barrinhas de vitaminas...

Noto, recentemente, aguns pelos pela gaiola (na rampa, junto ao bebedouro, por aí...). Nada do outro mundo, mas será normal? eles trocam de pêlo?

Obrigada a todos deste magnífico fórum
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

quinta mai 07, 2009 10:20 am

Olá

As crianças são super perigosas! um hamster é um animal minúsculo e muito sensível... é muito fácil acontecer um acidente... sobretudo ser pisado que é qualquer coisa de horroso! Pessoalmente acho que o hamster é a última opção para dar a uma criança... elas não têm a noção da força que têm, nem da facilidade com que um animal tão pequeno pode sofrer, e a maioria destes animais, por serem tão delicados, têm mortes horrorosas.... pisados, queimados, afogados, apertados. Infelizmente sei de muitos casos. Não volte a comprar mais hamsters para as suas filhas... quando as coisas dão para o torto sofre o animal (bem mais!) e as crianças muitas vezes ficam com sentimentos de culpa. As crianças devem ter animais maiores e mais "resistentes" às suas diabruras típicas da idade até terem consciência que os acidentes facilmente acontecem... e então lá para a adolescência podem ter hamsters :wink:

Agora que o mal já tá feito... vejo sobretudo 2 opções:

1ª comprar uma bola própria para os hamsters se exercitarem (grande... senão torna-se perigosa). Assim a sua "Bolinha" fica protegida das suas filhas e de outros perigos da casa (fios eléctricos, etc). Atenção para as suas filhas não darem pontapés ou empurrões à bola... elas têm tendência a fazer isso. Deve ser o hamster a rodar a bola e a decidir para onde quer ir. Deixo a imagem para o caso de não conhecer

http://www.petwebsite.com/uploadpics/ham000016.jpg

2ª Soltar a hamster no chão da sala e explicar às suas filhas que, se querem brincar com a hamster, devem ficar sentadas no chão muito sossegadinhas e terem muito cuidado onde põe os pés e as mãos. Se andam a correr de um lado para o outro é uma desgraça... É importante deixarem a hamster correr à vontade e saberem esperar que seja o animal a ir ter com elas (os hamsters sírios são muito inteligentes, acabam por ir sempre ter com o dono)... porque as "perseguições" aos animais são perigosas. Estando sentadas no mesmo sítio, podem ter a Bolinha ao colo e brincar com ela sem correrem o risco de a pisarem ou de se sentarem em cima dela. Muito importante... tem de explicar às suas filhas que um hamster não é um cão ou um gato... não gosta de colo. Ele vai sempre querer fugir delas e ir correr para o chão... explique-lhes que é natural e que elas têm de respeitar e não significa que o animal é "teimoso" ou não gosta de estar com elas... simplesmente é o instinto deles. Porque o que também acontece com frequência é as crianças apertarem demasiado os animais para eles não fugirem... e depois...

Em relação a ela não andar na roda pode ser por dois motivos... ou a roda é pequena para ela... ou a roda é aberta e ela fica com as patinhas presas, porque de modo geral eles adoram a roda, só deixam de andar se não gostarem dela ou se magoarem. É muito importante que a roda seja segura. Deixo imagem abaixo:

segura:
http://thumbs.dreamstime.com/thumb_192/ ... OkcWf9.jpg

perigosa:
http://info.abril.com.br/aberto/infonew ... 150249.jpg

Em relação à comida não precisa de variar. Veja qual é a que ela gosta mais e dê-lhe sempre a mesma (a Versele Laga é uma marca boa). Convém, como disse (e faz muito bem), dar-lhe legumes frescos. Pode dar as barritas se ela gostar (mas com moderação). Atenção: uma vez que tem crianças... nada de DOCES! muito menos CHOCOLATE. ok? o chocolate é tóxico para os hamsters. Apenas ração, barritas e legumes. Eles são gulosos e pedem... andam sempre a rondar enquanto não lhes der migalhas... mas seja firme e não dê! :D

Pêlos... não é normal os hamsters largarem pêlo... e também não mudam de pêlo. Contudo, nesta altura do ano pode acontecer, como noutros animais ou como o nosso cabelo :D Veja bem se a Bolinha não tem fungos ou parasitas, é uma situação relativamente frequente nos roedores. Veja se ela se coça, etc. Espere mais um tempinho a ver se passa. Se não passar ou piorar vá ao veterinário.

:wink:
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta mai 07, 2009 10:47 am

Gostei LiveToRock... :wink:

Está tudo dito e não podia estar melhor...
maryvailent
Registado: quarta mai 06, 2009 10:56 pm

quinta mai 07, 2009 11:08 am

É verdade LiveToRock: super completa a sua resposta.

Muito obrigada.

De facto com crianças os cuidados devem ser redobrados, mas as minhas miúdas também são dóceis (como a Bolinha :wink: )!!!

Um animal maior: pois elas bem que gostariam, mas infelizmente temos uma vida tão atribulada que não poderíamos dar a atenção que um bichinho maior requer (nem espaço, no caso de um cão, por ex.º). Daí o Hamster: brincamos um pouco todos os dias com ela, mantemos a gaiolinha limpa com comida e água limpas e até é mais fácil levar nas férias.

Mas destestaríamos vê-la sofrer, ou a qualquer outro animal. Pessoalmente é o que me custa mais: saber que um animal de estimação (ou outro) possa estar doente ou a sofrer. :(

Por isso demorei tanto em aceder aos pedidos delas em termos um animal de estimação (e o 1.º hamster que levámos para casa já devia estar doente e morreu passado 3 dias... foi horrível).

Claro que teremos cuidado. E claro que estaremos alertas para garantir que a Bolinha está bem.

Muito obrigada mais uma vez. :D :D :D
Responder

Voltar para “Exóticos”