Coronavirus

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
Ilovemycats
Membro Júnior
Registado: segunda fev 23, 2009 9:29 pm

sábado mai 09, 2009 7:56 pm

Olá a todos. Não sei se existem veterinários nesta comunidade, mas a minha pergunta vai essencialmente para eles. Em finais de Fevereiro passado o meu gato teve de ser eutanasiado pois, infelizmente, desenvolveu sintomas de PIF e estava num estado deplorável. A nossa outra gatinha, passados agora 2 meses e meio após a eutanásia do amigo com quem vivía, está de óptima saúde e fizemos, na semana passada, análises para saber se ela tinha ou não sido contagiada. A resposta da nossa veterinária foi que a nossa gata tem o coronavirus mas com um valor muito baixo. À pergunta se a nossa gata pode ou não ter um novo amiguinho felino, a resposta foi "nem sim, nem não". Preciso de ouvir outras opiniões conhecedoras, pois a nossa gata sofreu com a perda do amigo e sabemos que uma outra companhia a ía fazer mais feliz, mas temos receio.
Obrigada.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 12, 2009 5:18 pm

Olá, lamento muito a perda do gatito, a PIF é uma doença horrível... e um pouco misteriosa, mesmo entre estudiosos não há consenso sobre que factores a despoletam.

A presença do coronavírus nem sempre resulta em PIF declarada e mais uma vez não há consenso sobre se um gato doente com PIF infecta os outros, embora se aconselhe o isolamento do doente. Só quando esse vírus sofre uma mutação é que a PIF se declara e imensos gatos são portadores do coronavírus e saudáveis até ao fim das suas vidas. Porque se dá a mutação ninguém sabe com certeza nem ninguém é capaz de testar um gato vivo infectado com coronavírus e determinar se virá a ter PIF ou não.
No entanto e embora nunca tenha passado por isso, eu não introduziria um novo gatito, especialmente porque a idade até aos 2 anos é a mais perigosa.
Por outro lado, a presença do novo gatinho vai desencadear um período de stress para o gato residente e existe relação entre stress = baixa sistema imunitário = mutação coronavírus = desenvolvimento de PIF.

Há aqui um artigo mais ou menos correcto sobre o assunto:

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=436

E pode desenvolver mais o assunto no sub-fórum dos gatos.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ilovemycats
Membro Júnior

terça mai 12, 2009 5:35 pm

Agradeço-lhe a sua resposta. Vai de encontro ao que eu penso,se bem que de semana para semana, e mesmo de dia para dia, na nossa relação com a Brandy, vamos mudando de opinião e ainda não nos conseguimos decidir. Os argumentos que apresentou fazem todo o sentido e são mais um peso num dos lados da balança.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 12, 2009 6:29 pm

Não sou veterinária, note-se, os meus argumentos baseiam-se naquilo que conheço sobre a doença e no senso comum. Nunca perdi nenhum gato com PIF mas o meu irmão perdeu um há cerca de 2 anos, até então não sabia nada sobre o assunto.
Eram 3 gatos, os 2 restantes são portadores de CV e até agora continuam saudáveis. O veterinário dos meus animais que é um profissional em quem confio a 100% recomendou que não adoptassem mais nenhum na altura.
Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ilovemycats
Membro Júnior

terça mai 12, 2009 10:21 pm

Agradeço-lhe, novamente.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”