comprei uma periquita numa loja de animais que tem o bico cheio de "escamas" e as pestanas e patas.... Depois fui á loja e disseram-me que não era doença e sim idade. está certo?
(se for verdade não sei como vendem uma ave assim sem avisar do seu estado)
Eles quando são velhotes deixam de por ovos? No dia antes comprei também um periquito macho, e um bebe, o macho e a "escamada estão a fazer casal e namorando com minos, o ninho está posto, é possível fazer criação? Espero que o bebe cresça para saber o sexo para lhe comprar um par?
Dúvida periquita
olá,
Quer seja por ter muita idade ou por ter alguma doença, não é aconselhavel criar. Aliás com esses 'sintomas' estou a lembrar-me da possibilidade de ser sarna ou acaros, e a ave antes de mais tem de ser tratada, não é criar.
Eu se fosse a si, e antes que a 'velhice' contagie as outras aves que tem, ia à loja exigir uma ave nova e saudavel, ou o dinheiro de volta, que dessa loja é melhor nao trazer mais nada.
Quer seja por ter muita idade ou por ter alguma doença, não é aconselhavel criar. Aliás com esses 'sintomas' estou a lembrar-me da possibilidade de ser sarna ou acaros, e a ave antes de mais tem de ser tratada, não é criar.
Eu se fosse a si, e antes que a 'velhice' contagie as outras aves que tem, ia à loja exigir uma ave nova e saudavel, ou o dinheiro de volta, que dessa loja é melhor nao trazer mais nada.
Caro Amigo JoaoFran,
Tenho já largos anos de experiência com aves, especialmente com periquitos e caturras.
Nunca me dediquei a cria-las, no entanto já por várias ocasiões as adquiri bastante jovens.
Essa periquita que diz ter comprado com a pele da face e patas escamosa pode de facto dever-se à idade avançada da ave, mas pode também tratar-se de uma doença ou infestação de ácaros conforme referiu o colega PauloC1. Só um veterinário poderia determinar com exactidão!
Também sou de opinião que deveria reclamar essa ave, na casa onde a comprou. Mas caso não atendam a sua reclamação, não se incomode e nunca mais volte a comprar nada nessa casa.
Procure antes encontrar um criador de aves particular, e comprar-lhe as aves directamente.
Cumps,
Luís
Tenho já largos anos de experiência com aves, especialmente com periquitos e caturras.
Nunca me dediquei a cria-las, no entanto já por várias ocasiões as adquiri bastante jovens.
Essa periquita que diz ter comprado com a pele da face e patas escamosa pode de facto dever-se à idade avançada da ave, mas pode também tratar-se de uma doença ou infestação de ácaros conforme referiu o colega PauloC1. Só um veterinário poderia determinar com exactidão!
Também sou de opinião que deveria reclamar essa ave, na casa onde a comprou. Mas caso não atendam a sua reclamação, não se incomode e nunca mais volte a comprar nada nessa casa.
Procure antes encontrar um criador de aves particular, e comprar-lhe as aves directamente.
Cumps,
Luís
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm
BoasJoaoFran Escreveu:comprei uma periquita numa loja de animais que tem o bico cheio de "escamas" e as pestanas e patas.... Depois fui á loja e disseram-me que não era doença e sim idade. está certo?
(se for verdade não sei como vendem uma ave assim sem avisar do seu estado)
Antes de abordar se estamos perante infestação por ácaros que pode provocar a situação que nos descreve ou se estamos perante um animal já com alguma idade, gostava lhe colocar uma questão:
Foi você que escolheu a ave ou esta foi apanhada à sorte por quem lha vendeu ?
Eu pergunto isto pelo seguinte
Se estiveremos realmente perante uma ave já com alguma idade e se a opção de a escolher foi sua, não me parece haver lugar para grandes reclamações.
No entanto, se pediu para lhe venderem uma fêmea e apanharam aquela à sorte, já não me parece tão correcto, ainda para mais, "empurrar" uma ave velha para alguém que tem poucos conhecimentos na matéria.
Se estivermos perante uma infestação por ácaros, aí sim, há lugar a reclamação, já que, a pessoa que lhe vendeu a ave tem por obrigação vendê-las em bom estado de saúde.
Era nteressante que pudesse colocar umas fotos do bico e patas para se tentar perceber do que realmente estamos a falar e dissipar dúvidas que existam sobre esta situação.
cumps
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p> </p>
Obrigado pelas prontas respostas, coloquei a imagem num blogue que vou começar a construir: http://cantinhodabicharada.blogspot.com/
Pedi uma fêmea e era a única, quando vi voltei logo la a dizer que a periquita parecia tar doente, aí disseram que era da idade, deram a possibilidade de trocar por um macho como já tinha um macho disse que tava bem e fui-me embora.
Com as vossas dicas, achei melhor colacala de parte, espero mais dois dias para ver o que dizem, e se não tiver resposta ou se confirmarem que não é da idade levarei ao Vet.
Obrigado e aguardo.
Pedi uma fêmea e era a única, quando vi voltei logo la a dizer que a periquita parecia tar doente, aí disseram que era da idade, deram a possibilidade de trocar por um macho como já tinha um macho disse que tava bem e fui-me embora.
Com as vossas dicas, achei melhor colacala de parte, espero mais dois dias para ver o que dizem, e se não tiver resposta ou se confirmarem que não é da idade levarei ao Vet.
Obrigado e aguardo.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm
Boas
Pelo que vi na foto, o que a Periquita apresenta no bico e já alastrando-se aos olhos, nada tem a ver com a idade, mas sim, com uma infestação provocada por ácaros.
Numa primeira fase, aconselhava-o a separar essa fêmea das restante aves, já que operigo de contágio é muito elevado.
Das duas uma, ou compra uma pomada acaricida e inicia desde já o tratamento ou então pede para que a ave lhe seja trocada ou restituido o dinheiro.
Se resolver fazer o tratamento, é importante que desinfecte devidamente a gaiola e todos os acessorios com os quais a ave esteve em contacto.
Sinceramente, eu optava por pedir a troca da ave ou a restituição do dinheiro, já que, claramente, existe pouca seriedade da parte de quem lha vendou... ou pouca seriedade ou total desconhecimento (dúvido que seja este ultimo)
boa sorte
Pelo que vi na foto, o que a Periquita apresenta no bico e já alastrando-se aos olhos, nada tem a ver com a idade, mas sim, com uma infestação provocada por ácaros.
Numa primeira fase, aconselhava-o a separar essa fêmea das restante aves, já que operigo de contágio é muito elevado.
Das duas uma, ou compra uma pomada acaricida e inicia desde já o tratamento ou então pede para que a ave lhe seja trocada ou restituido o dinheiro.
Se resolver fazer o tratamento, é importante que desinfecte devidamente a gaiola e todos os acessorios com os quais a ave esteve em contacto.
Sinceramente, eu optava por pedir a troca da ave ou a restituição do dinheiro, já que, claramente, existe pouca seriedade da parte de quem lha vendou... ou pouca seriedade ou total desconhecimento (dúvido que seja este ultimo)
boa sorte
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
- Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant
Boas, sim estive a ver a foto do blog, e é sarna Knemidocoptica, o melhor seria devolver a ave, senão, pode tentar tratá-la, caso não arranjes com facilidade ivomec, é aplicar uma gota pequeníssima no dorso (é uma ave pequena), 3 dias seguidos parar por 5 dias, e fazer novamente 3 dias, e já chega, ou essa tal pomada acaricida, podes ir tentando controlar a infecção aplicando azeite nas zonas da pele afectada, o azeite vai tapar os poros das galerias dos ácaros, matando os ácaros sem ar, claro que não trata a infecção, apenas controla o seu desenvolvimento
desde já muito obrigado, vou seguir as suas indicações, não a vou devolver, pois não será tratada. perfiro tratar, vou então comprar a pomada e vou tratar dela, talvez o melhor seja também colocar a pomada nas outras aves umas duas ou três vezes. O Melhor é vevar ao veterinário, ou a pomada chegará?
Uma coisa é certa já mais entro na loja para comprar seja o que for.
Mais uma vez obrigado.
Uma coisa é certa já mais entro na loja para comprar seja o que for.
Mais uma vez obrigado.