Sou brasileira e venho passando por um probleminha com uma das minhas duas gatas. Uma delas arranca os pelos das patas de trás e se brigamos com ela, rosna e fica de cara feia. O vet disse que é uma mania que ela desenvolveu com o tempo e o jeito é chamar a atenção dela e nunca aceitar. Alguém já passou por isso também e pode me dar alguma dica? Ela já é adulta.
Obrigada.
Taty
arrancando pelos
Moderador: mcerqueira
ola!
todos os problemas k tive com gatos k arrancavam o seu proprio pelo estavam relacionados com stress, ou fisico por dor, falta de ar etc, ou psicologico
mas confesso k a experiencia nao e vasta neste assunto....
piolha
todos os problemas k tive com gatos k arrancavam o seu proprio pelo estavam relacionados com stress, ou fisico por dor, falta de ar etc, ou psicologico
mas confesso k a experiencia nao e vasta neste assunto....
piolha
Oi Taty, tb sou brasileira, mas especificamente do Rio.
Nunca ouvi falar nisso mas acho q vc não deve brigar com ela, chamar atenção ou coisa do tipo. Quando ela estiver arrancando, tente distraí-la com algum brinquedo ou fazendo alguma coisa q ela se interesse e acabe parando de arrancar. E tb, como a Piolha disse, procure saber se ela anda estressada por algum motivo. Por acaso a outra gata foi adotada recentemente? Vc se mudou recentemente? Sei lá, veja se teve alguma mudança q possa ter afetado ela. Quem sabe até troca de ração possa causar isso, eu não sei...
Boa sorte!
Nunca ouvi falar nisso mas acho q vc não deve brigar com ela, chamar atenção ou coisa do tipo. Quando ela estiver arrancando, tente distraí-la com algum brinquedo ou fazendo alguma coisa q ela se interesse e acabe parando de arrancar. E tb, como a Piolha disse, procure saber se ela anda estressada por algum motivo. Por acaso a outra gata foi adotada recentemente? Vc se mudou recentemente? Sei lá, veja se teve alguma mudança q possa ter afetado ela. Quem sabe até troca de ração possa causar isso, eu não sei...
Boa sorte!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
- Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)
Olá!
A gatinha faz isso já há muito tempo? Consegues lembrar-te da primeira vez que a viste arrancar os próprios pêlos? Nessa altura aconteceu alguma coisa diferente do habitual que possas relacionar com o comportamento?
Inspeccionaste bem o sítio onde ela arranca pêlo? Verifica se a pele tem um aspecto saudável ou se há manchas. Pode ser alergia a qualquer coisa...

A gatinha faz isso já há muito tempo? Consegues lembrar-te da primeira vez que a viste arrancar os próprios pêlos? Nessa altura aconteceu alguma coisa diferente do habitual que possas relacionar com o comportamento?
Inspeccionaste bem o sítio onde ela arranca pêlo? Verifica se a pele tem um aspecto saudável ou se há manchas. Pode ser alergia a qualquer coisa...
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jun 26, 2003 8:59 pm
Minha gata começou a arrancar os pelos das patas traseiras depois que quase morreu de Giardia. Ela perdeu muito peso e quse todos os pelos. Tratei e hoje ela é muito saudável e brincalhona, só arranca os pelos das patas. Já fiz exames para ver se era alguma alergia, mas deu tudo negativo. Vou tentar bricar com ela em vez de chamar atenção e quem sabe funciona. A outra é irmã dela. As duas foram achadas na escola onde dei aula há quase dois anos e elas estavam lotadas de pulgas o que causou um monte de problemas. Já faz um bom tempo que elas não tem mais pulgas, graças a Deus.
Agradeço muito pelas respostas!
Taty
Agradeço muito pelas respostas!
Taty
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm
Olá Taty , o Nicolau quando veio para minha casa vinha cheio de nós e então arrancava-os todo com a boca , era horrivel agarrava no tufo e puxava , chegou a fazer feridas e tudo.
Então tive de o mandar tosquiar todo , pois ele "automutilava-se".
Hoje já tem o pêlo grande e bonito, mas na zona do pescoço de vez em quando tenho de lhe andar a aparar o pêlo com uma tesoura, porque ele "enerva-se" por ter muito p~elo naquela zona.
Tenta ver se é stress, ou se algo a incomoda para ela arrancar o pêlo.
Então tive de o mandar tosquiar todo , pois ele "automutilava-se".
Hoje já tem o pêlo grande e bonito, mas na zona do pescoço de vez em quando tenho de lhe andar a aparar o pêlo com uma tesoura, porque ele "enerva-se" por ter muito p~elo naquela zona.
Tenta ver se é stress, ou se algo a incomoda para ela arrancar o pêlo.
Giardia é um protozoário intestinal. Geralmente, o sintoma de giardíase é forte diarréia q começa ao se introduzir comida sólida aos gatinhos no desmame pois a alta concentração de proteínas causa a multiplicação excessiva dos parasitas. Por isso, ao se cuidar de um gatinho tirado da rua, deve-se não só dar o vermífugo básico (pra lombrigas, tênia, etc). Deve dar o remédio contra protozoário tb pq é provável q haja giardia e ameba. Os meus gatinhos tb tiveram. Tavam bonzinhos, curados das verminoses e de uma hora pra outra começaram a ter diarréia e falta de apetite.
Mas enfim, sobre os pêlos... Então já se sabe a fonte do stress... A sua gatinha passou por um momento traumático e deve ser por isso q ela tá agindo assim. Taty a sua gata é de pêlo longo? Olha, se o problema continuar, vc pode tosá-la pra ela ficar peladinha um tempo, o suficiente pra "esquecer" a mania de arrancar os pêlos. A propócito, muito bonita a sua atitude de adotar as gatinhas abandonadas!
Dora, o gato de pêlo longo deve ser escovado com frequência justamente pra se evitar q formem esses nós q quando ficam muito grandes, o único jeito é tosar mesmo. Pra evitar q seja necessária a tosa, escove o seu gato pelo menos a cada 3 dias. Eu sei q todos dizem q gato de pêlo longo tem q escovar todo dia mas ninguém tem paciência mesmo ou acaba-se esquecendo. A cada 2 ou 3 dias é menos chato e funciona bem. Mesmo pq alguns gatos não gostam de ser escovados. A minha odeia...
Mas enfim, sobre os pêlos... Então já se sabe a fonte do stress... A sua gatinha passou por um momento traumático e deve ser por isso q ela tá agindo assim. Taty a sua gata é de pêlo longo? Olha, se o problema continuar, vc pode tosá-la pra ela ficar peladinha um tempo, o suficiente pra "esquecer" a mania de arrancar os pêlos. A propócito, muito bonita a sua atitude de adotar as gatinhas abandonadas!

Dora, o gato de pêlo longo deve ser escovado com frequência justamente pra se evitar q formem esses nós q quando ficam muito grandes, o único jeito é tosar mesmo. Pra evitar q seja necessária a tosa, escove o seu gato pelo menos a cada 3 dias. Eu sei q todos dizem q gato de pêlo longo tem q escovar todo dia mas ninguém tem paciência mesmo ou acaba-se esquecendo. A cada 2 ou 3 dias é menos chato e funciona bem. Mesmo pq alguns gatos não gostam de ser escovados. A minha odeia...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm
Olá Juliachan ,
O Nicolau não é que odeie, mas é um desepero para ele , aláis quer cão quer gato , quando os começamos a chamar da casa de banho escondem-se , fingem que não ouvem e quer os vir parece que vão para a forca.
A Missy até fica sossegada , agora o Nicolau , parace que o estão a torturar , mia imenso ......
Eue o meu marido escovamos , mais ou menos dia sim , dia não , mas à sempre formação de nós , de vez em quando lá entra a tesoura....
O Nicolau não é que odeie, mas é um desepero para ele , aláis quer cão quer gato , quando os começamos a chamar da casa de banho escondem-se , fingem que não ouvem e quer os vir parece que vão para a forca.
A Missy até fica sossegada , agora o Nicolau , parace que o estão a torturar , mia imenso ......

Eue o meu marido escovamos , mais ou menos dia sim , dia não , mas à sempre formação de nós , de vez em quando lá entra a tesoura....