Para quem se interessa

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo mai 31, 2009 2:25 pm

Boas, para quem se interessa, «ir um pouco mais a fundo», eis umas fotos de uma necrópsia de um DB e de uma cobra. As fotos não são as melhores, porque são de telemóvel, mas dá para observarem qualquer coisa. Não vos pergunto o motivo da morte, mas posso-vos perguntar se acham que o DB é macho ou fêmea :wink: Eu depois respondo :twisted:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

ps - estas fotos são mera curiosidade, não querendo ferir a sensibilidade de alguma pessoa mais susceptível, obrigado.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

domingo mai 31, 2009 2:29 pm

nao pesco muito de db´s mas nao será um macho?, a barbala é grandinha (nao sei se há diferenças dno tamanho)

diz lá as causas, tanto secretismo, até faz mal aos nervos :D
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

domingo mai 31, 2009 2:30 pm

na cobra parece ser na parte dos intestinos? ta um bocado feio aquela zona
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

domingo mai 31, 2009 2:31 pm

Nao é que a mim me fizesse impressao porque até gostava de entrar num curso no ramo da cirurgia, mas esse "ps" devia estar em cima ou mesmo no titulo xDDD
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
Goth1
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 8:51 pm

domingo mai 31, 2009 2:50 pm

DB femea right? 8)
<p>"only god"</p>
<p>Ha animais com um pouco de mais inteligencia que seres humanos</p>
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo mai 31, 2009 2:58 pm

a mim parece-me um macho, 8) mas tens que concordar que pelas fotos é difícil diferenciar. Já agora como conseguis-te as fotos?
estão interessantes, o tópico também é interessante.
Brake
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo mai 31, 2009 3:01 pm

Brake Escreveu:a mim parece-me um macho, 8) mas tens que concordar que pelas fotos é difícil diferenciar. Já agora como conseguis-te as fotos?
estão interessantes, o tópico também é interessante.
Pelas barbas e dimensão da cabeça apostaria num macho, mas pela cauda parece-me uma fêmea... Pena não ter uma foto com a evidência da "parte púbica" antes de estar aberto, senão era mais fácil:) hehehe...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

domingo mai 31, 2009 3:41 pm

Tanto pela cabeça e barbas como pela cloaca, parece-me um macho, mas como o Aluno disse, com uma foto melhor era mais facil de dar uma opiniao!
Última edição por Manuescrito em terça jun 02, 2009 4:20 pm, editado 1 vez no total.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

domingo mai 31, 2009 4:33 pm

Psy, que especie é a snake?
Que parte branca é aquela na ponta esquerda da vesícula da snake?
Última edição por Nazgul93 em domingo mai 31, 2009 10:36 pm, editado 1 vez no total.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Marconni
Membro
Registado: segunda jun 30, 2008 2:26 pm

domingo mai 31, 2009 4:55 pm

o Db e hermafrodita xD?
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

domingo mai 31, 2009 5:46 pm

Pelo formato e comprimento da cabeça, quase garanto que é uma fêmea. No entanto, e pelo aspecto da boca, poderá ser um macho com uma mal formação ou deformação resultante da doença, uma vez que se nota mesmo a mandíbula inferior ligeiramente deformada (arqueada).
<p>
</p>
omega3876
Membro
Registado: quarta mai 27, 2009 9:15 am

domingo mai 31, 2009 5:50 pm

na primeira foto o db parecia me uma fêmea, mas na outras dá a sensação de ser um macho pelo tamanho da barbela.

ò psynapse, quando houver mais necrópsias de répteis posso ir assistir? :P :P

(tou a brincar, obvio! :wink: aqui no 3º ano tb vou ter necrospsias, mas é mais a cães, ovelhas e cabras...)
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

domingo mai 31, 2009 6:00 pm

Quanto à morte, é muito difícil, pela boca, parece que teve uma infecção qualquer, por outro lado uma falha a nível do tubo digestivo dado que tem os órgãos digestivos bastante escuros, não consigo sequer identificá-los com clareza. Podem até ser uma infecção ligada a comida. Mas sem estar presente nem conhecer o dragão é um puro tiro no escuro.
<p>
</p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo mai 31, 2009 9:40 pm

Vamos lá ver se consigo responder a todas as perguntas 8)

Chelonia, não fui eu que fiz a necrópsia à cobra, mas pelo que vi de passagem, o problema não me parecia no sistema digestivo. Não se esqueçam que os intestinos de um ser morto, continuam cheios de bactérias que aproveitam para iniciar a decomposição, logo ver intestinos escuros é quase uma condição sine qua non.

Brake, as fotos foram tiradas por tlm, por nem ser suposto estarmos a tirar fotos...tive que interromper o trabalho, tirar uma luva, etc e conseguir segurar no bicho com uma mão e tirar foto com a outra, daí a qualidade :|

Nazgul, parecia-me uma Coluber hippocrepis. Não consigo perceber muito bem onde estás a ver a bexiga, mas se é aquela coisa escura a meio do corpo, não é.

Jmangelico, a boca e todo o tubo digestivo (e glândulas anexas, a avaliar pelo enorme fígado ao lado do corpo) estavam sem alterações. Mais uma vez, em animais mortos, o rigor mortis faz dessas coisas à mandíbula, portanto avaliar coisas por aí não é boa ideia. O escurecimento da mucosa, advém também da morte e dos dias após a mesma. Normalmente quando contactamos com necrópsias, não sabemos nada do animal, ou muito pouco, mas posso dizer que o DB tinha um problema renal, daí a sua morte (não é observado na foto e mesmo no real, é difícil a sua visualização).

omega, claro que podes sempre vir. Cães e gatos é bastante comum realizar, ungulados nem tanto.

Quanto ao sexo, vou deixar o suspense mais um pouco e depois digo, porque estou a gostar da diferença de opiniões.

:twisted:
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo mai 31, 2009 9:58 pm

Psynapse Escreveu:mas posso dizer que o DB tinha um problema renal, daí a sua morte (não é observado na foto e mesmo no real, é difícil a sua visualização).

Quanto ao sexo, vou deixar o suspense mais um pouco e depois digo, porque estou a gostar da diferença de opiniões.

:twisted:

Um problema renal de que espécie? Comprovaste isso de que forma? Podes usar termos mais técnicos que ninguém leva a mal:P hehe...

Não sejas mauzinho com a parte do sexo, já que as fotos levam a essa dúvida:P hehe... Ninguém com conhecimentos suficientes pode afirmar que se trata de um ou outro sexo indubitavelmente;) hehehe... Olha o nosso supra-sumo dos DB's que também não se arrisca, se bem que não tem a mesma opinião que a maior parte de nós:P Eu continuo na minha, existem certas evidências que levam a pensar que é macho (dimensão da cabeça e as barbas) mas a zona da cloaca leva-me a dizer que é fêmea, embora não se consiga ver muito bem ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”