Ferida no canto do olho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nars
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 10:49 am
Margarida
Simba

sábado jun 27, 2009 7:13 pm

Depois de uma tarde de brincadeira no quintal o meu Scott veio ter comigo e eu reparei que tinha uma ferida no canto do olho. Esta com sangue, eu toco-lhe la e nao lhe doi, pelo menos ele nao se queixa. com cuidado lavei a ferida com água e pus um bocado de betadine mas nem sei se fiz bem nem mal :? posso desinfectar aquilo de alguma outra forma sem que seja prejudicial para ele?
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sábado jun 27, 2009 7:50 pm

Eu de veterinaria nao percebo nada, mas se quer lavar o olho do cao, faca isso com soro fisiologico. Uma ferida aberta nao esta necessariamente infectada, esta em risco de infectar. O soro e esteril, portanto sera o mais adequado para lavar feridas. E consulte o veterinario.
Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

domingo jun 28, 2009 8:30 am

Por conselho do veterinário eu cuido das feridas dos meus cães com betadine diluído com água, em partes iguais. E aplico 2 a 3 vezes p/ dia Bepantene Plus - pomada desinfectante e cicatrizante. A pomada funciona muito bem e não faz mal à pele dos cães. O Betadine puro é que faz e vai notar que o pêlo vai ficar acastanhado na zona onde o aplicou. Como se trata de uma ferida superficial não se preocupe em demasia, os cães saudáveis tendem a sarar muito rapidamente.

Se mencionei alguma asneira, p.f. corrijam-me. estamos aqui para partilhar e aprender.

Cumprimentos
nars
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 10:49 am
Margarida
Simba

domingo jun 28, 2009 8:27 pm

Xelele Escreveu:Por conselho do veterinário eu cuido das feridas dos meus cães com betadine diluído com água, em partes iguais. E aplico 2 a 3 vezes p/ dia Bepantene Plus - pomada desinfectante e cicatrizante. A pomada funciona muito bem e não faz mal à pele dos cães. O Betadine puro é que faz e vai notar que o pêlo vai ficar acastanhado na zona onde o aplicou. Como se trata de uma ferida superficial não se preocupe em demasia, os cães saudáveis tendem a sarar muito rapidamente.

Se mencionei alguma asneira, p.f. corrijam-me. estamos aqui para partilhar e aprender.

Cumprimentos
Tem toda a razão e ja pude verificar o que disse. Ele fez a ferida ontem e hoje já esta muito melhor. penso que amanhã ou depois estará sarada.
Obrigada pelos conselhos.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

domingo jun 28, 2009 9:20 pm

O uso de iodopovidona em ferimentos abertos e controverso, ate porque atrasa a cicatrizacao e e toxico para os tecidos saudaveis. Lavar com SF esteril, aberto ha menos de 48h e cobrir se necessario com material esteril suponho que seja a melhor opcao, mas folgo saber das melhoras do animal.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda jun 29, 2009 10:47 am

Penso que betadine junto aos olhos não será muito aconselhável...
Ainda há dias um dos meus animais se aleijou no canto do olho próximo do saco lacrimal, e depois de ter lavado a ferida com agua, tive que utilizar una pomada oftalmológica e anti-inflamatória que ajudou a cicactrizar num instante.
É claro que dei uma telefonadela à vet primeiro :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”