Com quantos meses deve ser separado o cachorrinho da mãe?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
susana81
Membro Júnior
Registado: segunda jun 15, 2009 4:48 pm

quarta jul 15, 2009 1:15 pm

Boa tarde,

Alguem me sabe responder, com quantos meses se pode retirar um cachorrinho da mãe?

nao sei se tem importancia a raça, mas é caniche toy.

Cumprimentos,
Susana Sousa
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta jul 15, 2009 1:21 pm

A partir das oito semanas. Aponte para 10-12 a nao ser que seja mesmo necessario.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 15, 2009 3:26 pm

No mínimo dois meses.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta jul 15, 2009 3:56 pm

Mas esta a falar em tirar da mae/criador, ou tirar a cadela dos cachorros para os desmamar?
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta jul 15, 2009 9:07 pm

ziggy Escreveu:Mas esta a falar em tirar da mae/criador, ou tirar a cadela dos cachorros para os desmamar?
Bem creio que seja a mesma coisa, visto ser o criador que tem a mãe, e a separação é feita de uma vez só...
o desmame é feito pela mãe quando começa a negar a "maminha" aos cachorros... até ás 8 semanas, (por experiencia propria) no minimo sempre!
Sei de criadores que mantem a ninhada em casa ate aos 2 meses e meio 3, apenas para os ensinar as regras basicas de sociabilização que eles aprendem com as brincadeiras com os irmãos, ou rosnadelas de aviso da mãe para saberem viver em harmonia e terem noção de uma hierarquia de dominancia! :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
mafapt
Membro
Registado: quarta fev 28, 2007 11:31 am

sexta jul 17, 2009 11:38 am

Não sendo entendida neste assunto, há uns 8 anos atrás, quando fui buscar o meu Jonas, um Golden, o criador deixou que eu o trouxesse com um mês e meio. Na altura não estranhei, achei que o criador é que sabia, e como tal, lá o trouxe toda feliz da vida. Hoje, depois de já ter lido muita coisa, e de ter falado com muita gente com mais experiência, já não traria para casa um cachorrinho tão cedo.
Primeiro porque eles precisam da protecção que o leite da mãe oferece, e depois, porque acho importante, para o seu desenvolvimento e carácter, a convivência e e interacção com a mãe e irmãos, onde aprendem regras de sociabilização.
Não sei se terá também a ver com o tamanho da raça ou não, mas eu penso que não, (é apenas uma opinião minha). Eu fui há pouco tempo a um criador e escolhi para companhia uma pequenina chihuahua, mas só a vou poder trazer para casa com 3 meses, ou seja, quando tiver a vacinação completa. A criadora diz que por serem tão pequeninos são muito débeis e frágeis para deixar sair mais cedo.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 17, 2009 12:07 pm

Há criadores e criadores e há criadores mais éticos que outros. Um bom criador reconhece a importância desse período com a mãe e os irmãos no bom desenvolvimento do temperamento do canito.

Mas para alguns o $ fala mais alto e nisto as raças têm importância. Um chihuahua faz barrigas de 1 ou 2 exemplares e comem e sujam muito pouco, para o criador mantê-lo até aos 3 meses não representa um investimento de maior. Mas se estivermos a falar de uma ninhada de golden retriever... falamos de 10 ou 12 cachorros que aos 2 meses já comem, sujam e dão trabalho que se fartam... claro que o criador ético tanto mantém os de raça grande como os de raça pequena até pelo menos os 2 meses de vida.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mafapt
Membro
Registado: quarta fev 28, 2007 11:31 am

sexta jul 17, 2009 1:03 pm

dinodane Escreveu:Há criadores e criadores e há criadores mais éticos que outros. Um bom criador reconhece a importância desse período com a mãe e os irmãos no bom desenvolvimento do temperamento do canito.

Mas para alguns o $ fala mais alto e nisto as raças têm importância. Um chihuahua faz barrigas de 1 ou 2 exemplares e comem e sujam muito pouco, para o criador mantê-lo até aos 3 meses não representa um investimento de maior. Mas se estivermos a falar de uma ninhada de golden retriever... falamos de 10 ou 12 cachorros que aos 2 meses já comem, sujam e dão trabalho que se fartam... claro que o criador ético tanto mantém os de raça grande como os de raça pequena até pelo menos os 2 meses de vida.

É, infelizmente é verdade.
Eu tenho a impressão, que já li algures, aqui num tópico da arca, que alguém trouxe um chihuahua com apenas um mês e meio.
Responder

Voltar para “Cães”