[Questões] Mais um projecto

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

segunda jul 27, 2009 11:59 am

Ola, ola, bem quem vai visitando os meus topicos ha quase sempre ideias, isto porque nao sei muito sobre as tartarugas nem um expert como muitos de voces, dai eu ser chato com perguntas lol espero que me perdoem.

tinha um projecto de ter um aquario grande e bonito mas isso vai ser impossivel de concretizar pelo simples facto de falta de espaço (ate porque tenho uma area reservada para a piri e futura companhia :twisted: )

Mas vamos la ao que interessa :D

Após uma troca de PMs com o nham cheguei mesmo a conclusao que o melhor seria nao adquirir mais nenhuma tartaruga aquatica e juntar fundos para uma terrestre, posto isto andei a pensar ja no terraquio para ela (se bem que eu ainda nao tenho informaçoes suficientes sobre elas, ou seja, e mesmo uma ideia so).
Queria perguntar
  • se a ideia seria funcional ou nao
  • que especies existem a venda nas lojas
  • qual a mais simpatica para manter (termos de actividade, tipo a piri que anda sempre de um lado para o outrom etc)
  • Sujestões
Bem quanto as especies se souberem podem dar links para eu consultar que eu ca me arranjo :lol:

Agora vamos a ideia (e desculpem por ser uma parva se for caso disso o.O)

A ideia era algo simples mas arrojado, queria ter um terraquio com 1,30m x 93cms (que achas destas medidas? Pequenas?) a ideia era fazer uma parede vertical para encostar na minha parede e ai ter uma queda de agua que ira ter a uma especie de mini rio que vai acabar na outra ponta do terrario onde tera a banheira para ela tomar banho. Quero ter vegetaçao verdadeira no chao e na parede vertical tambem, quanto a especie de plantas a ter nao faço a minina que ainda nao pesquisei.

Queria fazer esconderijos com ela e talvez use ramo de videira ja que na terra da minha avo ela tem um terreno cheio de videiras que nao sao tratadas.

Agora a parte ainda mais estupida... queria fazer uma ligaçao com o aquario da piri ficando assim uma possibilidade de elas interagirem e andarem de um lado para o outro (se bem que ja sei que a piri raramente vai sair de agua).

O que acham? Parece completamente estupida?
E ja agora o que aconcelham? Como disse é so mesmo uma ideia que, espero que, se torne num projecto para começar a trabalhar daqui a um ou dois anos.
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda jul 27, 2009 12:29 pm

A parte de teres as tartarugas em contacto, sendo uma aquática e a outra terrestre, não me parece grande ideia.

Quanto ao resto, não posso dar grandes opiniões, apenas que a ideia do rio era excelente mas acho de dificil execução, e que o projecto é "muita areia", portanto boa sorte com isso e vai metendo fotos.

As espécies assim de repente tens as tartarugas russas, penso que para essas dimensões devem ser das melhores, ou então as tartaruga safricanas, mas essas penso que ficam muito grandes para esse terrário.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda jul 27, 2009 1:26 pm

Juntar aquáticas com terrestres não era algo que eu fizesse.
Nem espécies diferentes de terrestres (e mesmo aquáticas, tirando as excepções das corcundas, hieroglificas e etc que os cuidados são basicamente os mesmos), se devem juntar, quanto mais terrestre com aquática.

Até pudia eventualmente correr bem, ou pelo menos durante um tempinho. Mas acho que a probabilidade de algo correr mal é mesmo esmagadora.

Não só pelo conhecido facto de transportar doenças de uma para outra, parasitas, etc. Como os factores de stress e agressividade que iriam muito provavelmente existir.
Já para não falar que terrestre não sabem nadar, pelo que era de evitar terem acesso a áreas aquáticas onde se poderiam muito facilmente afogar.

Enfim, dá para desenvolver muito o tema, apresentar milhentas razões contra e uma ou outra a favor.

A minha opinião é, cada macaco no seu galho.

Quanto ao resto, acho que te deves decidir primeiro pela espécie. Porque é ela que vai fazer variar tudo o resto (a nível de condições, tamanho de terrário (não terraquio) etc).

As que deves encontrar com mais frequência e a preço mais acessivel, deverão ser as Agryonemis horsfieldi(tartaruga russa).

Depois também tens as Testudo graeca, que também deves conseguir manter sem grandes problemas.

Geochelone carbonaria, G. pardalis, G. elegans, G. sulcata, são outras opções... Embora já sejam teoricamente, mais dificeis do que as outras 2 que referi em cima, além de que necessitam de muito espaço, ficam bem grandes.

Tirando as G. elegans que são que são um pouco mais pequenas, mas o seu preço.... upa upa, puxadote :roll: e eventualmente se conseguisses arranjar uma G. pardalis babcocki, também são um pouco mais pequenas que as pardalis pardalis (o que não significa que sejam pequenas efectivamente).

Ainda tens as Kinixys, embora também não sejam TEORICAMENTE das mais fáceis de manter.

Obviamente ainda há muitas outras mais, mas como é obvio não as iria referir todas, até porque não consigo :roll:

A minha dica é, pesquisa a espécie que queres. Depois idealizas um terrário. Não escolhas por achares que é mais fácil ou dificil, escolhe aquela que gostas efectivamente.

Eu não misturava espécies, misturar aquáticas com terrestres, não me parece NADA boa ideia, ainda para mais quando ainda estás a começar...

Boa sorte!
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda jul 27, 2009 2:21 pm

Sinceramente concordo na integra com o Nham... É má ideia juntares duas espécies diferentes de tartaruga no mesmo terrário, desde problemas com doenças, podes ter problemas com territorialidade...

Desculpa-me a brincadeira... mas terráquio? :lol:
Ianarosh Escreveu: posto isto andei a pensar ja no terraquio para ela (se bem que eu ainda nao tenho informaçoes suficientes sobre elas, ou seja, e mesmo uma ideia so).
Ianarosh Escreveu: A ideia era algo simples mas arrojado, queria ter um terraquio com 1,30m x 93cms (que achas destas medidas? Pequenas?)
Esses terráquios são um bocadinho para o cúbicos;) hehe...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

segunda jul 27, 2009 4:09 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Desculpa-me a brincadeira... mas terráquio?
Coitado o rapaz enganou-se :lol: Mas se não sabias (Ianarosh) diz-se terrário, Terráquio é outra coisa.

Acho bem estares a pesquisar antes de comprar o animal, porque comprar um animal sem ter a iformação necessária para o manter por vezes pode prejudicar o animal (eu já cometi essa irresposabilidade).

Mas na minha opinião, antes de começares a preparar as coisas para uma nova tartaruga é melhor preparares para a Piri . Eu também tenho 2 tartarugas corcundas do mississipi com 4 anos, vieram para mim com 2 anos e vinham com muitos problemas devido à falta de condições! Eu também gostava muito de ter uma terrestre, mas não me sinto preparado a nível de informação nem financeiramente xD

Boa sorte com as tartas!
<p><strong>
</strong></p>
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

segunda jul 27, 2009 8:36 pm

haha enganei-me mesmo desculpem pessoal xD
E sim isto nao e um projecto para desenvolver amanha e algo que quero pesquisar bem e ficar bem informado como o nham disse ainda sou muito novo nestas andanças.

E este topico e o que da as pessoas estupidas criarem topicos sem pesquisar quando comecei a ver sobre as terrestres e que reparei que elas nao sabem nadar doh lol

E claro quero por a piri num aquario com as devidas condiçoes e ela sera sempre o meu animal mesmo que por alguma razao nao possa ter outro esta ja e o meu e quero tratar como deve de ser dela primeiro e sempre a minha prioridade.

Tambem tenho que ser realista que o projecto que estou a pensar desenvolver ia necessitar de alguns (muitos) fundos por isso nao e mesmo para algo de proximo lol

E sim eu compreendo-te joão a piri tb me caiu no colo e no inicio nao tinha um sitio de jeito para ela (tartarugueira allez) mas com a vossa ajuda la consegui dar-lhe a ela algo habitavel mas este nao e, de longe, o meu objectivo para ela quero um sitio como deve de ser, u palacio como disse algures por aqui :lol:

Ja agora Nham obrigado por algumas referencias vou dar um google breve para ver qual a que me chama mais a atençao.

Ja agora desculpem-me por tar sempre a chatear a minha cabeça nao para e ta sempre a pensar muitas vezes e coisas bastante ambiciosas xD
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”