Novo por cá e a recolher informações.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

WhiteSpot
Membro Júnior
Registado: terça jul 28, 2009 4:06 am

terça jul 28, 2009 4:26 am

Ora boas a todos os participantes neste fórum.

Já ando com desejo há muito tempo de adquirir um Dogue Alemão, mas tenho adiado a aquisição de um por temer não reunir as condições ideias para o ter.

O primeiro contacto que tive com esta raça foi na Bélgica (onde nasci) e sempre os conheci como Grands Danois 8), ficando apenas há pouco tempo a saber que em Portugal eram conhecidos por Dogue Alemão.

Já tenho andado a ver vários sites e fóruns para recolher informações sobre esta raça, tendo até ficado a saber que perto de mim existe o DOGUE ALEMÃO CLUBE DE PORTUGAL.

Mesmo após imensas pesquisas continuo com imensas dúvidas, às quais não tenho conseguido obter dados concretos, como por exemplo o tempo que o cão fica sozinho. Pelo que li, o dogue Alemão não gosta de ficar sozinho muito tempo, mas quanto é esse tempo, caso se possa quantificar?

Devido ao horário da minha profissão (PSP) e também devido ao facto do horário de trabalho da minha mulher a fazer estar o dia todo fora de casa, fico com receio que o cão fique demasiado tempo sozinho e isso o possa afectar.
Por exemplo, os meus turnos de serviço são de 6 horas, mas como trabalho por turnos acabo por estar às vezes a noite fora e dormir grande parte do dia. Fora isso também faço serviço gratificados que poderão obrigar-me a ausentar-me mais 4 horas por dia.
Será assim tão problemático o cão ficar sem companhia durante algumas horas?

Tenho mais algumas dúvidas (exercício necessário, etc.), mas vou tentar ler mais tópicos aqui no fórum antes de perguntar o que já foi respondido.
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

terça jul 28, 2009 8:34 am

Boas!

Seja muito bem vindo ao forúm White Spot! :D
Faz muito bem em tentar saber o máximo possível sobre a raça pois o dogue alemão é uma raça "especial" :wink:
Em relação ao ficarem muitas horas sozinhos é dificil responder quantas horas um dogue pode ficar sozinho sem stressar. Cada cão é um cão e para além do tempo conta muito o local onde o cão vai ficar sozinho, se vai ter a companhia de outros animais, o exercício diário que faz, etc.
O dogue por norma é um cão que se apega muito aos donos e por esse motivo sente muito a sua falta mas se fôr habituado progressivamente a ficar sozinho durante algumas horas habitua-se sem problemas de maior.
Claro que se deixarmos um dogue(principalmente cachorro) fechado sozinho 8 horas num espaço pequeno claro que ele vai stressar. Agora se o espaço fôr amplo, se tiver outro cão ou mesmo um gato ou se estiver num espaço exterior (quintal, terraço, terreno) vai ser mais fácil suportar a ausência do dono e se conseguir proporcionar-lhe algum exercício fisico antes de o deixar sozinho de forma a deixá-lo cansado melhor ainda.
Existem também outros pormenores muito importantes a ponderar e que costumo sempre referir a quem pensa adquirir um dogue.
Um deles é o tamanho!!!! Eles são enormes e como tal tudo tem que ser xxl :
- 1 a 2 sacas de ração de 15kg por mês
- camas, casotas, transportadoras gigantes e difíceis de encontrar.
- tratamentos veterinários mais caros
Outro pormenor é a curta esperança de vida desta raça pois embora com os progressos da medicina veterinária e uma boa alimentação se consiga por vezes prolongar-lhes mais o tempo de vida, em média um dogue vive 9 anos... :|

Não quero de modo algum desincentivá-lo a arranjar um dogue pois eles têm outras coisas que compensam largamente mas é sempre bom alertar os futuros donos para que façam uma escolha consciente.
É que eles são liiiiiiindos, têm uma personalidade única e que cativa imenso e isso leva a que muitas vezes as pessoas comprem um cachorro por impulso e mais tarde veêm-se a braços com um gigante em casa sem saberem muito bem como lidar com a situação.
Por tudo isto faz muito bem ao tentar informar-se o mais possível e espero ter dado uma ajudinha.
Dê uma espreitadela neste site em português que tem muita informação sobre a raça : http://golias.com.sapo.pt/

E esteja à vontade para fazer todas as perguntas e colocar todas as dúvidas que nós cá estaremos para ajudar :wink:

Cumprimentos
Margarida
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jul 28, 2009 11:46 am

Olá, bem vindo ao fórum.

A Margarida já disse muita coisa, peço-lhe por favor que, a par do site para onde o remeteu, leia também os inamovíveis aqui do tópico.

Faz muito bem em ponderar ANTES de adquirir o animal.

O DA é uma raça de manutenção cara, falamos de cerca de 28 kgs de ração de boa qualidade por mês, fora uma eventual emergência vet que pode acontecer.

Os jovens conseguem ser muito destrutivos principalmente se deixados sózinhos durante muito tempo.

Os tratamentos veterinários são muito mais dispendiosos do que para cães de porte mais pequeno. Muito frequentemente o custo da sua compra é o investimento mais pequeno que se faz com o animal.

É uma raça com propensão a algumas situações críticas de que deve informar-se, tal como a torção/dilatação estômago e a displasia da anca e outros problemas ortopédicos. Urge cuidado e pesquisa na escolha do criador antes da compra.

Têm uma esperança de vida curta. :(

OK, isto é o mais negativo.

Agora o positivo? Para mim são os melhores cães do MUNDO!!

São animais de pêlo curto fácil de manter cuidado.
São animais geralmente calmos, pacíficos, pacientes com crianças e outros animais.
São meigos, inteligentes, protectores.
São lindos de morrer.
São uma raça ideal para viver dentro de casa, enormes mas com imensa "arrumação", SIM vivem perfeitamente em apartamento.
São cães que não exigem muita actividade física.

:) Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

WhiteSpot
Membro Júnior

terça jul 28, 2009 4:20 pm

Obrigado alterego e dinodane pela recepção e conselhos.

De certa forma estou já ciente dos problemas / doenças comuns desta raça, bem como do factor tamanho que o mesmo irá atingir, se bem que uma coisa é imaginar outra é visualizar o mesmo dentro do meu apartamento lol.

Acreditem que isso (problemas de saúde) é o que de certa forma menos me preocupa, não por ser leviano mas porque não podemos logo pensar que o desgraçado vai ter mil e um problemas de saúde.

Como a minha mãe sempre foi amante dos animais (para ela tinha uma quinta enorme cheia de todo o tipo de animais hehe) e desde pequenos fomos habituados a lidar com uma cadela pincher (não sabemos ao certo a raça correcta) muito temperamental e dona do seu nariz dentro de casa, com direito a todos os mimos e cuidados que um animal merece (banhocas, veterinário, alimentação, passeios, ninho, etc.), não é o facto de ter um animal dentro de casa que me leva a ficar preocupado.

O que me preocupa mesmo é o ter percebido que é um cão bastante "sentimental" como referiram e que talvez o mesmo tenha de ficar algumas horas sozinho dentro do apartamento. Não tenho nem terraço nem varanda, muito menos outros animais com quem ele sociabilizar, nem crianças (só eu e a minha mulher). Para exercício diário tenho apenas tenho um jardim (relativamente grande) privativo do meu prédio, para o exercitar um bocado caso não queira ir para os restantes locais perto do meu apartamento (2 a 3 minutos a pé). Por isso o factor "solidão" e "espaço" são os aspectos que mais me preocupam, seguidos claro do factor monetário para alimentação e veterinário. Na alimentação já estive a ler sobre a alimentação RAW e penso que optaria em parte por ela já que os cães da casa da minha mãe (zona rural) sempre foram alimentados assim e com um pouco de ração para complemento à mistura.

Nunca fui muito adepto de cães grandes e maus tipo rotweiller, doberman e por aí pois sempre tivemos a cadela pincher pequena (fugiu um dia de casa e apareceu morta numa poça, tinha ela já perto de 20 anos acho eu) tendo sido um desgosto tremendo para a minha mãe e depois tivemos de tomar conta de um casal de cães tipo pekinois (a cadela morreu no outro dia atropelada pelo meu pai ao sair da garagem, já devem ter cerca de 15 anos ou até mais) da minha irmã.
Por isso podem ver que é só cães pequenos lá por casa, se bem que tivemos pelo caminho uma cadela mistura de castro laboreiro e pastor alemão (era preta com listas douradas), pois o dono da mãe ia matar a mesma em cria por não a querer. A cadela estava quase sempre presa na casa dos meus pais e ao fim de alguns anos, devido a complicações de saúde foi abatida no veterinário para não sofrer mais.
A minha mãe uma vez encontrou uma doberman adulta (com aspecto de já ter tido crias) abandonada na estrada e levou-a para casa (não leva tudo o que encontra porque não pode lol), alimentando-a e cuidando dela com todo o carinho, ficando novamente de perfeita saúde e afável connosco em pouco tempo. Como o destino dela ia ser como da castro laboreiro (ficar sempre presa), pois só eu é que tinha físico para a ir levar a passear e só ia a casa dos meus pais em média de 4 em 4 meses e ficava lá tipo dois dias, acabou por ser dada a quem a ia tratar bem. A cadela apegou-se a mim e eu a ela, era super calma mas notava-se que tinha algum problema pois não reagia a nenhuns estímulos (atirar coisas para brincar por exemplo), comia que nem um porco pois enfiava o focinho literalmente dentro da comida, inclusive na água, onde submergia o focinho até aos olhos e bebia assim lol. Ao caminhar com ela, ela ia sempre do mesmo lado e quando estava do lado errado passava sempre por detrás de mim para ir para o outro lado, o problema era que ao fim de alguns instantes lembrava-se e lá ia ela desembestada a puxar que nem uma doida. Quando parávamos encostava-se a mim sempre do mesmo lado de tal forma que quase me mandava ao hão hehe. Parecia ter tido algum treino mas algo deve ter corrido mal para ter sido abandonada assim na estrada.
Haaa agora anda por lá uma bola de pelo tamanho médio que não sei qual é a raça dele (ninguém sabe) que foi resgatado em pequenino pois estavam (ele e a mãe) abandonados no meio do monte. A mãe (tipo rafeira pequena) foi dada depois de ele ter crescido para o triplo ou mais do tamanho dela hehe. Como agora a propriedade dos meus pais encontra-se completamente vedada o mesmo costuma andar à solta de um lado para o outro.

Bem estou-me a esticar nesta lenga lenga desnecessária, mas apenas contei isto para que percebam que estou bem familiarizado com cães e gosto muito de brincar com eles, fazer-lhes festas e tudo o mais.

Não quero um Dogue Alemão por pancada, por ser um cão grande (nunca fui muito dado a cães grandes como indiquei), por ser moda ou algo assim, mas sim por literalmente ter-me apaixonado pelo Dogue Alemão principalmente o arlequim e o azul (preto).

Se só quisesse ter um animal (cão ou gato) já teria um pois nasceu à pouco tempo uma ninhada de gatos na minha mãe e outra ninhada de cães nos meus sogros hehe.

Se optar por um Dogue Alemão de certeza que o mesmo não vai ser um estorvo, mas para que o mesmo tenha tudo o que precisa para uma qualidade de vida digna quero-me informar o mais possível. Mas acho que por muito que leia e me digam nunca vou ficar a 100% convencido que o meu espaço reúna as condições ideais para ele ter o seu espaço. Posso estar a ser demasiado meticuloso / picuinhas mas acho que é a atitude correcta a ter. Acho que precisava de ter um contacto directo com alguém que possua um e assim aperceber-me in loco como as coisas são na realidade e quiçá levar um ao meu apartamento para ter a noção correcta se o mesmo vai ter espaço suficiente para ele lol.

Referiram o transporte para o mesmo e no meu caso penso não ser um problema pois tenho dois carros, um Citroen Saxo comercial (cabe bem atrás hehe) e um BMW E46 onde pode ir refastelado no banco traseiro. Sempre que for passar uns dias à terra (casa dos meus pais e sogros) o mesmo vai atrás de nós. Nas férias à falta de melhor ficaria na casa dos meus pais, logo nunca seria abandonado nem coisa que lhe valha.

Já agora uma pequena dúvida que tenho é sobre o chão que o mesmo convém pisar enquanto pequeno. Sei que tem de andar numa superfície dura q.b. para que não "atrofie", mas por exemplo no meu apartamento o chão é de lamparquet (ou lá como se chama, tipo taco), será que isso não é muito indicado para ele, ou não é por aí que trará problemas.

Peço desculpa pelo testamento mas quando começo a escrever não paro hehe.
dinodane
Membro Veterano

terça jul 28, 2009 9:58 pm

Você é uma lufada de ar fresco neste sub-fórum e até no geral, deixe-me que lhe diga, raras são as pessoas que ponderam tanto a aquisição de um animal.

O Dogue Alemão é um animal sensível mas não é temperamental e maniento como certas raças de companhia. O seu ideal de vida é estar perto do seu dono, mas qual é o cão que não é assim?

Neste momento só tenho um, o Anubis, pode ver fotos dele se clicar em cima do meu avatar e ver o meu perfil. Lá encontra os petsites dos meus dois últimos dogues.
Neste momento o Anubis fica em casa sózinho das 8 às 16:30. Tem como companhia uma gata com quem tem uma relação amor-ódio.
Vivemos num apartamento, nunca vivi numa casa com jardim e sempre tive dogues. Quando não estou em casa limito-lhe o acesso aos quartos e sala, fechando as portas. A casa é grande mas não deixa de ser um apartamento.

Quando tiver o seu dogue vai perceber a adoração que estes gigantes cativantes nos provocam. Eu por mim vejo-me velhota com um ao meu lado...

buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jul 28, 2009 10:07 pm

bem, também já não és assiiiiiiimmm tão nova 8)

(brincadeirinha, não resisti)

Tenho lido atentamente o tópico e acho que está perfeitamente preparado para ter esse cão. Aliás, há muito que não via alguém tão preparado.
WhiteSpot
Membro Júnior

terça jul 28, 2009 11:04 pm

dinodane o Anubis é mesmo muito bonito.

dinodane e buzio, quanto a eu ser uma lufada de ar fresco e estar mais que preparado para ter um animal destes... agradeço o elogio mas continuo a achar que... ainda não estou a 100% ciente de ter as condições para acolher um Dogue Alemão.
A nível de apartamento não ache que o meu seja assim tão espaçoso para um Dogue Alemão mas posso estar enganado lol.
Vou continuar a ler, informar-me e tal para que quando decidir que estou mesmo preparado para abraçar a tarefa de cuidar deste pequeno gigante hehe não sinta qualquer tipo de arrependimentos.

Obrigado mais uma vez.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jul 29, 2009 12:57 am

Bom!
Eu que não ponderei nada ( o dogue caiu-me em cima :lol: ), que só tinha tido até agora um cão e que apenas tinha na "bagagem" uma paixão enorme pela raça, concordo que está mais que apto para ter como companheiro canino um dogue alemão.
Na minha experiencia ,curta , ou tive muita sorte ou realmente estes gigantes adaptam-se na perfeição a nós. Como não sou uma pessoa muito sortuda, penso que será mesmo geral. :lol:
Em relação a ficar sózinho, uma vez que o Simão já veio adulto para cá para casa, só sei enquanto adulto. Fica calmamente, sem sequer (desconfio eu :lol: ) quase fazer mais nada que não seja dormir.
Exercicio... pois... o Simão não é muito dado a correrias, nem grandes periodos de brincadeira.Mas neste ponto , acho que ele é um pouco diferente dos "irmãos" na raça.
De resto, quando o adquirir vai tambem adquirir uma sombra nova... :lol:
Eles seguem-nos para todo o lado. Quando nos sentamos, não deve haver nada no mundo que lhes dê mais felicidade que vir poisar a cabeçorra no nosso colo.
Ah, se não pretender que ele suba para sofás e camas, eduque-o logo desde pequeno. Acho que o objecto preferido deles é o sofá. :lol: Vai ter aí uma batalhazinha...
Claro que falta falar de um pormenor ( que é maior) : a baba... :lol: :lol:
Prepare-se... :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
WhiteSpot
Membro Júnior

quarta jul 29, 2009 2:28 am

nicasxi se me caisse um assim também não me chatearia muito 8).

Consigo perceber que os animais tem o seu preço, mas custa-me muito aceitar ter de pagar certos "balúrdios" para adquirir um animal de estimação, mas pronto lol.

Tal como disse, não me sinto a 100% confiante de que reuno as condições para ter um Dogue Alemão. Uma coisa é achar-mos que sim e outra é termos mesmo hehe.

Pois a baba... deve ser engraçado deve hehe.
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

quarta jul 29, 2009 8:59 am

Boas!

Estou a ver que o WhiteSpot está quase convencido :wink: !
Eles de uma maneira geral são uns amores mas não convém apenas dar a ideia que todos os DA's são bem comportados. Também há cães problemáticos e principalmente em cachorros podem ser bem destrutivos se stressarem.
Quem não ouviu já relatos de sofás destruídos, ombreiras de portas comidas paredes esburacadas, etc,etc!!!!
É que a asneira é sempre proporcional ao tamanho 8)
As minhas 3 dogues foram adoptadas já adultas e a última já adolescente o que é uma vantagem pois já tinha passado a fase pior das asneiras e dos xixis e cócos pela casa. Mas lá está :wink: perdi aquela fase girissíma que é criar um cachorrinho e educá-lo desde cedo.
Se acabar por decidir-se por um dogue o meu conselho é que não vá pelo mais barato e não alimente os criadores de vão de escada. É que esta é uma raça em que a criação fica bastante cara e se o cachorro está a ser vendido por meia-dúzia de euros algo falhou na alimentação e cuidados de saúde da ninhada. Ao comprar uma cachorro nessas condições sujeita-se depois a vir a ter problemas de crescimento, ou a ter um dogue fora do estalão.
Se não fizer questão de ser cachorro uma boa opção é adoptar um dogue já adulto pois eles adaptam-se muito bem a uma nova casa. Falo por mim :D
Não sei de que zona do país é! Mas que tal ver se na sua zona vai haver alguma exposição canina e ir assistir ao julgamento dos dogues? Tinha assim a oportunidade de ver uma série de "gigantes" ao vivo e a cores e até podia falar com os criadores e outros donos de dogues que lá estejam :D

Boa sorte!
Margarida
WhiteSpot
Membro Júnior

quarta jul 29, 2009 3:47 pm

Pois nem quero imaginar o raio do canito a destruir-me a casa hehe, logo a mim que sou tão cuidadoso com as coisas lol.

Já pensei sinceramente adoptar um Dogue já adulto, mas acho que não será a mesma coisa tal como foi dito pela alterego, perder a fase da educação e por aí fora.

Quanto a ir ao mais barato... já percebi que os criadores de "renome" usam o factor linhagem genética como forma de justificarem o preço das ninhadas. Percebo que tentam através da linhagem diminuir ou reduzir ao máximo problemas genéticos / hereditários e que isso tem obviamente as suas vantagens, mas... não sei, faz-me um pouco de confusão estarem a fazer com que os animais passem a ser algo padronizado e não uma profusão de animais diferentes e variados no seu aspecto (mas sempre dentro da mesma raça). Esta minha opinião pode-se (ou deve-se) em grande parte por nunca ter tido contacto directo com criadores e assim não ficar a perceber perfeitamente o "trabalho" deles. Já agora, mas que raio de nomes são aqueles que por norma eles usam para os seus cães :o hehe, parecem nomes de Lordes do antigamente hehe.

Eu sou da zona de Matosinhos e como disse anteriormente, o DOGUE ALEMÃO CLUBE DE PORTUGAL, fica perto de mim. Talvez uma visita lá me possa ajudar a ficar mais elucidado e quiçá tenha a possibilidade de ir ver algum criador aqui das redondezas.

Aproveitando que a alterego mencionou as exposições, vou fazer uma pergunta provavelmente bem idiota hehe. Não tem nada a ver com exposições, mas sim por ter reparado em imagens de algumas exposições. Verifiquei que alguns cães tem um "peito" bastante forte enquanto que outros são mais... "esguios / elegantes" digamos assim. Isso deve-se a quê? É característica de alguma linhagem / criador, ou é porque está mais alimentado? HeHe. Os mais elegantes acabam por ser mais bonitos, mas os que têm aquela "peitaça" tornam-se muito mais imponentes.

Deixo aqui umas imagens para tentar exemplificar o que estou a dizer:

O Dogue da primeira imagem parece ser muito mais "entroncado" que o da segunda imagem. Isso é apenas ilusão provocada pela imagem, ou existe mesmo uns assim mais "entroncados"?

Imagem
Imagem

Também já notei que alguns tem os olhos (pálpebras) assim mais descaídos e alguns também tem as "bochechas" do focinho igualmente mais descaídas. Posso estar enganado, mas parece-me que quanto mais imponente mais se nota isso. Isso também é normal ou é apenas uma linhagem assim?
dinodane
Membro Veterano

quarta jul 29, 2009 6:31 pm

Olá.

Antes do mais note que eu não sou criadora, sou sim amante da raça e quero desfazer-lhe um pouco os conceitos que tem sobre a criação de cães de raça.

Em primeiro lugar, queria que pensasse nisto: você aprecia a raça dogue alemão porquê? Pelas suas características, certo? Porte, altura, proporções, cor, temperamento. Tudo isso não surgiu de forma aleatória, foi criado através da selecção de exemplares com as características que se pretendia perpetuar ao logo de anos. O que define uma raça é precisamente a homogeneidade entre os exemplares da mesma e por isso existe um padrão, um estalão e os criadores procuram que os seus animais estejam dentro dos parãmetros que definem a raça.

Em segundo lugar queria que pensasse no seguinte: a criação de DA é muito dispendiosa. Um cachorro com 2 meses pesa cerca de 18 kgs, come e c*** que se farta, agora multiplique a coisa por 10, 12 por vezes mais cachorros. Multiplique por este nº registo dos cachorros, vacinação e desparasitação. Pense também na assistência veerinária que a fêmea precisou durante a gestação, eventual cesariana, preço da monta, despiste de doenças genéticas, etc.

Quanto aos tipos de dogues, os dogues europeus são mais pesados, entroncados e beiçudos que os dogues americanos, mais ligeiros e de cabeças mais finas. O meu dogue Anubis é do tipo ligeiro.
O padrão é o mesmo, mas os criadores americanos têm favorecido através da selecção exemplares mais ligeiros que a criação alemã e francesa por exemplo. Compare fotos do clube americano GDCA, Great Dane Club of America com fotos de cães alemães...

dinodane
Membro Veterano

quarta jul 29, 2009 6:40 pm

WhiteSpot Escreveu:Pois nem quero imaginar o raio do canito a destruir-me a casa hehe, logo a mim que sou tão cuidadoso com as coisas lol.

Já pensei sinceramente adoptar um Dogue já adulto, mas acho que não será a mesma coisa tal como foi dito pela alterego, perder a fase da educação e por aí fora.
Tem que imaginar, um dogue adolescente pode representar um demolition factor que não está bem a ver... há que deixar fora do alcance deles tudo o que não se quer ver destruído quando ficam sózinhos... Essa é uma das grandes vantagens de adoptar um cão adulto, já lhe passou a fase do roímento e da estragação.

A Nicasxi adoptou um dogue adulto, o Simão, cuja história pode acompanhar aqui num tópico do fórum. :wink:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=57964

WhiteSpot
Membro Júnior

quarta jul 29, 2009 9:35 pm

Eu percebo essas situações todas que referiste dinodane, mas pronto, pode ser só pancada minha ao achar que o homem está a influenciar a evolução natural de uma espécie hehe.

Cá para mim, vou continuar a adiar o meu desejo de ter um Dogue Alemão por mais uns anos, sim porque já ando há anos para ter um hehe.
Se for para arranjar um e depois começar a achar que a casa e a minha rotina diária não são as mais indicadas para o animal, prefiro não o ter.

Para ter um que seja com tudo nos conformes :wink:.

dinodane estive a ler o tópico todo da história do Simão e fico pasmado com a incompetência e falta de profissionalismo das instituições que temos no nosso País. Enfim... sem comentários.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jul 30, 2009 12:18 am

WhiteSpot Escreveu: dinodane estive a ler o tópico todo da história do Simão e fico pasmado com a incompetência e falta de profissionalismo das instituições que temos no nosso País. Enfim... sem comentários.
Mas a incompetência das nossas instituições neste caso teve um desfecho feliz...
Pelo menos para mim e para ele... :lol: pelo menos é o que parece...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=69745
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”