Vou voltar para Portugal no ínicio de Setembro e, provavelmente, dois dos meus gatos viajarão comigo. Tenho feito buscas atrás de buscas na internet à procura de informação sobre os requisitos em Portugal para a importação de animais e nem no site do Ministério da Agricultura nem no da Direcção Geral de Veterinária consegui encontrar informações. Alguém me pode esclarecer no que diz respeito aos procedimentos para a entrada em Portugal de gatos? Segundo o que me disseram, a vacina da raiva é obrigatória... mas não consegui saber mais nada...
Mudança para Portugal
Moderador: mcerqueira
-
Icemoma
- Membro
- Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm
Boa tarde a todos.
Vou voltar para Portugal no ínicio de Setembro e, provavelmente, dois dos meus gatos viajarão comigo. Tenho feito buscas atrás de buscas na internet à procura de informação sobre os requisitos em Portugal para a importação de animais e nem no site do Ministério da Agricultura nem no da Direcção Geral de Veterinária consegui encontrar informações. Alguém me pode esclarecer no que diz respeito aos procedimentos para a entrada em Portugal de gatos? Segundo o que me disseram, a vacina da raiva é obrigatória... mas não consegui saber mais nada...
Se alguém tiver experiência nestas andanças ou me puder indicar onde posso ir buscar esta informação, eu ficarei eternamente agradecida...
-
sanaMalina
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm
A vacina da raiva nos gatos, em Portugal, não é obrigatória! Só é obrigatório quando pretender viajar com o seu gato para outro país!
http://apaff.net/ver.php?id=2376
[/u]
http://apaff.net/ver.php?id=2376
[/u]
-
Nita77
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Boa tarde Ice,
De facto a vacina da raiva não é obrigatória em Portugal.
Já tentou ligar para a alfândega (Islandesa e Portuguesa). Talvez a possam esclarecer.
De facto a vacina da raiva não é obrigatória em Portugal.
Já tentou ligar para a alfândega (Islandesa e Portuguesa). Talvez a possam esclarecer.
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
CCoelho
- Membro Júnior
- Registado: terça dez 16, 2008 1:16 pm
- Localização: Grey, o gato mais lindo e fofo do mundo (pelo menos para mim)
Eu posso estar a dizer um grande disparate, mas penso que a questão aqui talvez seja saber os procedimentos das companhias aéreas para o transporte de animais. Depois de chegar a Portugal, penso que os gatos terão de ser examinados no aeroporto e talvez passem por quarentena.
Mas isto é só um palpite. Não tenho informação concreta.
Mas isto é só um palpite. Não tenho informação concreta.
-
Icemoma
- Membro
- Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm
Obrigada pelas vossas dicas:-) Entretanto, meio ás escondidas, consegui reunir alguma informação e julgo ter conseguido reunir a maioria da informação que necessitava...De facto, a vacina contra a raiva não é obrigatória em Portugal - para os residentes - mas toda a informação que tenho lido (inclusive directivas da UE) indicam que o animal terá que ser vacinado pelo menos 21 dias antes da entrada no país. Excelente, uma vez que a vacina aqui na Islândia custa perto de 200 euros cada uma:? Depois vêm as burocracias num país onde tudo o que é repartição fecha as tres da tarde... já se prevêm, portanto, dores de cabeça e de bolso.
Entretanto, caso alguém venha a precisar, o link abaixo parece compreender alguma da informação necessária. Existe um panfleto publicado pela Direcção Geral de Veterinária,mas é apenas um resumo do regulamento...
http://ec.europa.eu/food/animal/liveani ... dex_en.htm : Directivas da UE relativas ao movimento não comercial de animais de estimação no espaço comunitário.
Obrigada a todos, e bom fim de semana
Entretanto, caso alguém venha a precisar, o link abaixo parece compreender alguma da informação necessária. Existe um panfleto publicado pela Direcção Geral de Veterinária,mas é apenas um resumo do regulamento...
http://ec.europa.eu/food/animal/liveani ... dex_en.htm : Directivas da UE relativas ao movimento não comercial de animais de estimação no espaço comunitário.
Obrigada a todos, e bom fim de semana