Mudança para Portugal

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

sexta jul 31, 2009 12:20 pm

Boa tarde a todos.
Vou voltar para Portugal no ínicio de Setembro e, provavelmente, dois dos meus gatos viajarão comigo. Tenho feito buscas atrás de buscas na internet à procura de informação sobre os requisitos em Portugal para a importação de animais e nem no site do Ministério da Agricultura nem no da Direcção Geral de Veterinária consegui encontrar informações. Alguém me pode esclarecer no que diz respeito aos procedimentos para a entrada em Portugal de gatos? Segundo o que me disseram, a vacina da raiva é obrigatória... mas não consegui saber mais nada... :? Se alguém tiver experiência nestas andanças ou me puder indicar onde posso ir buscar esta informação, eu ficarei eternamente agradecida...
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

sexta jul 31, 2009 2:03 pm

A vacina da raiva nos gatos, em Portugal, não é obrigatória! Só é obrigatório quando pretender viajar com o seu gato para outro país!

http://apaff.net/ver.php?id=2376
[/u]
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sexta jul 31, 2009 3:11 pm

Boa tarde Ice,

De facto a vacina da raiva não é obrigatória em Portugal.

Já tentou ligar para a alfândega (Islandesa e Portuguesa). Talvez a possam esclarecer.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
CCoelho
Membro Júnior
Registado: terça dez 16, 2008 1:16 pm
Localização: Grey, o gato mais lindo e fofo do mundo (pelo menos para mim)

sexta jul 31, 2009 3:32 pm

Eu posso estar a dizer um grande disparate, mas penso que a questão aqui talvez seja saber os procedimentos das companhias aéreas para o transporte de animais. Depois de chegar a Portugal, penso que os gatos terão de ser examinados no aeroporto e talvez passem por quarentena.
Mas isto é só um palpite. Não tenho informação concreta.
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

sexta jul 31, 2009 4:15 pm

Obrigada pelas vossas dicas:-) Entretanto, meio ás escondidas, consegui reunir alguma informação e julgo ter conseguido reunir a maioria da informação que necessitava...De facto, a vacina contra a raiva não é obrigatória em Portugal - para os residentes - mas toda a informação que tenho lido (inclusive directivas da UE) indicam que o animal terá que ser vacinado pelo menos 21 dias antes da entrada no país. Excelente, uma vez que a vacina aqui na Islândia custa perto de 200 euros cada uma:? Depois vêm as burocracias num país onde tudo o que é repartição fecha as tres da tarde... já se prevêm, portanto, dores de cabeça e de bolso.
Entretanto, caso alguém venha a precisar, o link abaixo parece compreender alguma da informação necessária. Existe um panfleto publicado pela Direcção Geral de Veterinária,mas é apenas um resumo do regulamento...

http://ec.europa.eu/food/animal/liveani ... dex_en.htm : Directivas da UE relativas ao movimento não comercial de animais de estimação no espaço comunitário.

Obrigada a todos, e bom fim de semana :-)
Responder

Voltar para “Gatos”