Caturra coloca ovo sem ter um macho

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Miguelpacheco
Membro
Registado: sábado set 24, 2005 7:10 pm
Localização: 3 Gatos; 3 periquitos; 1 caturra; 1 tartaruga; 6 mandarins.

segunda ago 24, 2009 1:46 pm

Boas amigos dos animais

Hoje fui ter com a minha caturra e tomei um susto :| vi a caturra no fundo da gaiola onde ela passa a noite encostada a um canto e a primeira coisa que pensei foi ela está doente vou já tratar disso. Sendo assim peguei-lhe para lhe animar um pouco e fazer umas festas e qual não é a minha surpresa que tem um ovo e ela está a chocar...

Agora vem a minha maior duvida... visto que não tenho nenhum macho ( Tinha outra caturra mas morreu com a doença da faca :( isto já à uns meses) mas ainda era nova e tudo indicava que também era uma fêmea.

Sendo assim gostaria de saber se é normal isso acontecer pois a mim é a primeira vez e saber se devo ou não retirar o ovo pois como a caturra não teve um macho supostamente o ovo não se irá desenvolver. Digo eu :roll:

Gostaria de saber o que vocês pensam quanto a isso e o que sabem sobre isso.

Obrigado
109876543210
Membro
Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm

segunda ago 24, 2009 2:41 pm

E normal que ela tenha posto um ovo, normalmente, na época de reprodução, as fêmeas, tendo um macho ou não, põem ovos :wink: .
Quanto a retirar o ovo, não sei se deve tirar ou não :roll:
Só mais uma coisa: não existe doença da faca. A "doença da faca" é quando o peito da ave está com uma forma de faca, o que quer dizer que não se anda a alimentar bem e perde peso. Provavelmente a sua outra caturra estava com outra doença qualquer :wink:
Cumprimentos! :)
Miguelpacheco
Membro

segunda ago 24, 2009 2:54 pm

Boas

Quanto á situação do ovo muito obrigado pela ajuda pois já tenho caturras á uns anos e posso dizer que foi a primeira vez que me aconteceu dai desconhecer a situação. Mas obrigado.

Quanto á doença agradeço a explicação, mas sei perfeitamente disso infelizmente ela ficou com o peito assim mas como nunca cheguei a saber o que ela teve então o máximo que posso dizer é que teve a doença da faca (mesmo que não seja o mais correcto) mas dá para perceber que teve uma doença que levou a que ela ficasse muito magra e obviamente sem se alimentar.

Mas na mesma obrigado pois a sua explicação é sempre útil para os novos utilizadores.

Bem agora resta-me tentar colocar um ninho improvisado pois nunca gostei de separar ovos das minhas aves (caturra é a primeira vez) pois ela cria um sentimento com o ovo que mais tarde será um filho e isso nunca se deve negar aos animais.

Se alguém tiver mais alguma sugestão favor colocar aqui que eu só agradeço:)

Os meus cumprimentos
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda ago 24, 2009 3:18 pm

Obviamente que deve retirar esse e qualquer outro ovo que ela coloque, da mesma forma que não deve colocar ninho.
O choco é um processo que desgasta bastante as aves, então porque havemos de as submeter a tal se os ovos não estão fecundados?

Quando criava periquitos, após algumas criações sucessivas tinha de retirar ovos e ninhos para lhes dar descanso e fique descansado que nenhuma ave ficou com trauma psicológico por perder os "filhos". ;)

A caturra que tem no seu petsite é um macho. Foi essa que morreu?
Actualize e coloque fotos da que lhe resto. :)
109876543210
Membro
Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm

segunda ago 24, 2009 3:39 pm

Miguelpacheco Escreveu:Boas

Quanto á situação do ovo muito obrigado pela ajuda pois já tenho caturras á uns anos e posso dizer que foi a primeira vez que me aconteceu dai desconhecer a situação. Mas obrigado.

Quanto á doença agradeço a explicação, mas sei perfeitamente disso infelizmente ela ficou com o peito assim mas como nunca cheguei a saber o que ela teve então o máximo que posso dizer é que teve a doença da faca (mesmo que não seja o mais correcto) mas dá para perceber que teve uma doença que levou a que ela ficasse muito magra e obviamente sem se alimentar.

Mas na mesma obrigado pois a sua explicação é sempre útil para os novos utilizadores.

Bem agora resta-me tentar colocar um ninho improvisado pois nunca gostei de separar ovos das minhas aves (caturra é a primeira vez) pois ela cria um sentimento com o ovo que mais tarde será um filho e isso nunca se deve negar aos animais.

Se alguém tiver mais alguma sugestão favor colocar aqui que eu só agradeço:)

Os meus cumprimentos
AH está bem, não sabia que você sabia :P
Cumprimentos! :)
Miguelpacheco
Membro

segunda ago 24, 2009 4:25 pm

Boas novamente

Bem pessoal é o seguinte eu andei afastado do computador uns tempos dai que nunca mais tenha entrado aqui. Mas digo-vos que é bom saber que continuam unidos a tentar ajudar sempre que podem.

Zahn eu irei actualizar agora isso com tempo vou tirar mais umas fotos e colocar informação nova.

Sendo a primeira vez que isso me acontece com caturras era mesmo a ajuda que precisava. Sendo assim e com alguma tristeza irei tirar o ovo à minha caturra mas como o Zahn disse ela não irá ficar com trauma psicológico por perder o ovo, mas nesse aspecto penso sempre como humanos... ninguém gosta de perder os filhos. É a minha maneira de pensar.

Bem fico muito agradecido pela vossa ajuda a sério.

Um abraço a todos. E prometo actualizar o petsite.
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

segunda ago 24, 2009 4:40 pm

A minha caturra também colocou 2 ovos duas vezes uma em cada mês, e desde ai (Fevereiro) nunca mais pôs... Alguém sabe o que se passa?

E tenho macho, mas os ovos não estavam fecundados.

Obrigada.
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda ago 24, 2009 6:43 pm

Estimado forista josepacheco, o que acho que deve fazer é mesmo cmprar um macho e esperar que eles se entendam e aí então, colocar o ninho e deixar a natureza seguir o seu caminho.
Quanto a si, catih acho que deve retirar o ninho, dar um suplemento de vitamina Ad3E durante uns 15 dias e depois recolocar o ninho e continuar a dar as vitaminas até que as crias nasçam. Provavelmente o macho que tem é novo e ainda não gala a fêmea, aguarde mais algum tempo mas as vitaminas estimularão a criação.
Espero ter ajudado

www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
Miguelpacheco
Membro

segunda ago 24, 2009 7:37 pm

Gostava imenso de a ajudar mas nesse assunto não estou preparado pois não é a minha intenção fazer criação, mas da mesma maneira que fui ajudado certamente que você também será.

Os meus cumprimentos.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda ago 24, 2009 9:15 pm

peço desculpa forista Miguelpacheco, troquei-lhe o nome mas não foi de propósito.
Se não quer que crie, então retire-lhe os ovos, mesmo que ela continue a colocar ovos, retire-os que isso passa com o tempo.
Responder

Voltar para “Aves”