Periquita com ovo entalado

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
pokker
Membro Júnior
Registado: sexta jun 20, 2008 8:04 pm

segunda ago 31, 2009 11:33 am

Tenho uma periquita que tem o ovo entalado, ou melhor, tinha pois já resolvi o assunto, o problema é que já é a 2ª vez que tenho que desentalar o ovo.

Qual será a causa?
Dou alimentação variada, além da normal mistura para periquitos, dou-lhes alface, couve, fruta, até tem um osso de chovo que ela rata aquilo tudo... não sei que mais devo fazer, como disse já é a 2ª vez que desentalo o ovo.

Será melhor separar a periquita do macho por uns tempos e retirar o ninho ou isso não faz efeito nenhum?

Obrigado.
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

segunda ago 31, 2009 1:32 pm

Olá

Pelo que sei as fêmeas colocam ovos mesmo sem machos, por isso.... e esse problema costuma ser com a falta de cálcio e alimentação desequilibrada, mas como disse dá-lhe muitas coisas. E grit?
Não sei o que pode ser, a fêmea também pode ser nova, ou ter algum problema de ossos nessa zona, mas é melhor esperar outras respostas.
Só uma coisa, como fez para desentalar o ovo?

Cumps
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
pokker
Membro Júnior
Registado: sexta jun 20, 2008 8:04 pm

segunda ago 31, 2009 2:08 pm

Catih Escreveu:Olá

Cumps
Com o vapor de água, meti a água a ferver, depois meti a água dentro de um recipiente, apanhei a periquita, meti-a uns centimetros acima do recipiente para ela não se queimar, com o rabo apanhar o vapor, ao mesmo tempo fui massajando a barriga dela, dava para sentir que tava mesmo dura, dava para sentir o ovo, com o vapor a cloaca foi dilatando e com jeito fui empurrando o ovo e a periquita começou a fazer força e o ovo saiu disparado!

Esta operação durou uns 5-10 minutos
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

segunda ago 31, 2009 2:22 pm

Se já tem osso de choco forneça-lhe também grit à disposição.

Quer queira fazer criação ou não, dê-lhe complexo vitamínimo AD3E durante pelo menos duas semanas, para corrigir alguma carência vitamínica que a ave possa ter de momento.
;)
Catih
Membro Veterano
Registado: terça mai 13, 2008 8:30 pm
Localização: Duas caturras, um bico-de-lacre e um coelhinho anão! :)

segunda ago 31, 2009 8:59 pm

pokker Escreveu:
Catih Escreveu:Olá

Cumps
Com o vapor de água, meti a água a ferver, depois meti a água dentro de um recipiente, apanhei a periquita, meti-a uns centimetros acima do recipiente para ela não se queimar, com o rabo apanhar o vapor, ao mesmo tempo fui massajando a barriga dela, dava para sentir que tava mesmo dura, dava para sentir o ovo, com o vapor a cloaca foi dilatando e com jeito fui empurrando o ovo e a periquita começou a fazer força e o ovo saiu disparado!

Esta operação durou uns 5-10 minutos
Obrigada pela resposta, o saber nunca é demais!
<strong>Encontrou um animal ferido/selvagem?</strong> Ligue para a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
<p>
Pensamento positivo :)
<p>
<strong>Como criar Pardais Bebés: </strong>http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/4928 ... nomobile=1
<p>
Boa Sorte! :D
luigibat
Membro
Registado: segunda jun 09, 2008 8:50 pm

segunda ago 31, 2009 9:45 pm

eu por acaso com a minha piriquita não tive a sorte de ela sobreviver depois de lhe ter conseguido tirar o ovo. Mas pelo menos agora já aprendi mais alguma coisa para prevenir isto em casos futuros.
Responder

Voltar para “Aves”