Quero uma tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
martaisf
Membro Júnior
Registado: domingo set 06, 2009 8:37 pm

domingo set 06, 2009 8:48 pm

Quero uma tartaruga, preciso de conselhos e alguma ajuda...

Em forúns já vi tanta coisa que tenho algumas dúvidas...se calhar são coisa que dependem "de pessoa para pessoa", mas queria fazer as coisas em condições e, de preferência, sem muitos gastos...

Como disse na minha aprensentação ja tive peixes, e desses tempos tenho um pequeno aquário (15lt se não estou em erro) que gostaria de adaptar para uma tartaruga.

Estava a pensar utilizar umas pedras grandes para a área fora de água, acham que a tartaruga sobe bem a pedras? ou haverá melhores opções? no fundo deverá ter pedrinhas ou algum tipo de areão?

Filtro? deve ter certo?
e termostato? grande dúvida!
Convém que seja tapado com lâmpada? ou de preferência aberto e sem tampa?

Estas são as primeiras dúvidas que me surgem, vou continuar a ver o fórum, de certo irá me ajudar em algumas questões.

Obrigada!
Cumprimentos

_MARTA_
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

domingo set 06, 2009 9:12 pm

martaisf Escreveu:Quero uma tartaruga, preciso de conselhos e alguma ajuda...

Em forúns já vi tanta coisa que tenho algumas dúvidas...se calhar são coisa que dependem "de pessoa para pessoa", mas queria fazer as coisas em condições e, de preferência, sem muitos gastos...

Como disse na minha aprensentação ja tive peixes, e desses tempos tenho um pequeno aquário (15lt se não estou em erro) que gostaria de adaptar para uma tartaruga.

Estava a pensar utilizar umas pedras grandes para a área fora de água, acham que a tartaruga sobe bem a pedras? ou haverá melhores opções? no fundo deverá ter pedrinhas ou algum tipo de areão?

Filtro? deve ter certo?
e termostato? grande dúvida!
Convém que seja tapado com lâmpada? ou de preferência aberto e sem tampa?

Estas são as primeiras dúvidas que me surgem, vou continuar a ver o fórum, de certo irá me ajudar em algumas questões.

Obrigada!
Cumprimentos

_MARTA_
com 15litros deve te dar para uns meses penso eu.
filtro deve ter e deve ser de maior capacidade que a agua do aquario, como as tartarugas sujam mto a agua com um filtro com mais capacidade filtra melhor (falando por experiencia propria)

deves ter uma lampada que emita raios uvb (tens as reptiglos) e o aquario n deve tar tapado.

pesquisa no forum sobre tartas que a tua pesquisa nao foi assim muito profunda
martaisf
Membro Júnior

domingo set 06, 2009 9:19 pm

antes demais obrigada :)
estou a aprofundar a pesquisa agora mesmo e já encontrei umas coisas interessantes :)

se deixo o sem tampa, que sistema costumam utilizar para colocar a lâmpada? não estou a ver bem que tipo de lâmpada será necessária...

Quanto ao filtro, um filtro "de aquário" é apropriado?

Mais uma vez obrigada pela ajuda!

_MARTA_
Ianarosh
Membro Veterano

domingo set 06, 2009 9:29 pm

martaisf Escreveu:antes demais obrigada :)
estou a aprofundar a pesquisa agora mesmo e já encontrei umas coisas interessantes :)

se deixo o sem tampa, que sistema costumam utilizar para colocar a lâmpada? não estou a ver bem que tipo de lâmpada será necessária...

Quanto ao filtro, um filtro "de aquário" é apropriado?

Mais uma vez obrigada pela ajuda!

_MARTA_
podes comprar lampadas tubulares ou de casquilho, o que te der mais jeito e conseguires arranjar suporte para elas, nao sao lampadas especiais que precisem de candeeiros xpto um normal da ;)

filtro e de aquario sim
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

domingo set 06, 2009 9:38 pm

Aqui tem a lista de itens básicos para uma tartaruga ser "feliz":

- Um aquaterrário amplo com uma plataforma.
- Termóstato a 25/26º
- Filtro Interno ou Externo
- Lâmpada UVA/B
(estimula o comportamento de alimentação natural dos répteis (A) e estimula a absorção de cálcio (B))
- Alimentação variada (Sticks, pois são a ração ideal para a alimentação das tartarugas aquáticas, dando-lhe como suplemento insectos, fruta e vegetais, como por exemplo: maçã, pêra, agrião, cenoura, uvas, brócolos! Também podes alimentar com delicias do mar, carne e peixe cozidos sem temperos)
- Cálcio e Vitaminas (vendem-se na loja de animais)

Pesquise sobre a espécie que quer antes de a comprar... As tartarugas podem chegar aos 35cm e mais!

Em relação às suas questões... A tampa tem de estar aberta e pode usar um candeeiro normal, nas lojas de animais também há candeeiros próprios com um género de gancho que dá para prender ao aquário.
Em relação à plataforma pode usar uma pedra grande, no fundo não é necessário colocar pedrinhas nem nada do género, até é bem mais fácil de limpar caso não as use!
As pedras têm de ser fervidas antes de ser usadas, para não transmitir algum tipo de doença à tartaruga.

Eu acho que esse aquário é muito pequeno, pode dizer as dimensões?
martaisf
Membro Júnior

domingo set 06, 2009 9:58 pm

Como sou iniciante com tartarugas vou pedir se pode ser um bocadinho mais específica :)

a plataforma a que se refere pode ser as tais pedras que falei?

edit: também tenho um tronco de um dos antigos aquário que foram uma "rampa", seria uma boa opção?

a lâmpada continua a ser uma das minhas dúvidas, isto é, posso usar um candeeiro normal, desde que seja com uma lampada adequada? por exemplo, um candeeiro daqueles tipo de secretária? é que o aquário em questão tinha uma tampa onde está uma pequena lâmpada, mas para usar esse casquilho teria que ter a tampa fechada.

em relação ao filtro já percebi que é um filtro de aquário, mas convém que não agite muito a água certo?

o termóstato eu também tenho mais que um dos meus aquários antigos, só acho que são grandes para o aquário em questão... mas será um idêntico aos dos aquários?

dimensões do aquário que queria utilizar:
comprimento 35
altura 20
profundidade 25

eu não percebo muito do assunto, mas parece-me ser suficiente para os primeiros tempos...

Ah! quanto à espécie... o que aconselhas? nos sítios que tenho visto só vejo duas espécies, uma sei o nome... mississipi, a outra espécie não deocorei o nome, mas para mim são as mais bonitas, a carapaça tem mais cor - verdes e amarelos. O que me podem dizer sobre as espécies?

Obrigada mais uma vez pela ajuda
Ianarosh
Membro Veterano

domingo set 06, 2009 10:01 pm

martaisf Escreveu:Como sou iniciante com tartarugas vou pedir se pode ser um bocadinho mais específica :)

a plataforma a que se refere pode ser as tais pedras que falei?
a lâmpada continua a ser uma das minhas dúvidas, isto é, posso usar um candeeiro normal, desde que seja com uma lampada adequada? por exemplo, um candeeiro daqueles tipo de secretária? é que o aquário em questão tinha uma tampa onde está uma pequena lâmpada, mas para usar esse casquilho teria que ter a tampa fechada.

em relação ao filtro já percebi que é um filtro de aquário, mas convém que não agite muito a água certo?

o termóstato eu também tenho mais que um dos meus aquários antigos, só acho que são grandes para o aquário em questão... mas será um idêntico aos dos aquários?

dimensões do aquário que queria utilizar:
comprimento 35
altura 20
profundidade 25

eu não percebo muito do assunto, mas parece-me ser suficiente para os primeiros tempos...

Ah! quanto à espécie... o que aconselhas? nos sítios que tenho visto só vejo duas espécies, uma sei o nome... mississipi, a outra espécie não deocorei o nome, mas para mim são as mais bonitas, a carapaça tem mais cor - verdes e amarelos. O que me podem dizer sobre as espécies?

Obrigada mais uma vez pela ajuda
como eu lhe disse pode comprar tubulares (aquelas tipo tudo que geralmente sao usadas na cozinha ha em varios tamanhos) e ha um supporte que da pa por nas bordas do aquario. Ou pode comprar a de casquilho e usar esse que tem, nao precisa de ter a tampa fechada para a ter nesse candeeiro.

Quanto ao filtro nao faz muito diferença desde que a tarta nao ande a danças na agua involuntariamente (ate e melhor haver um fluxo de agua limpa melhor).

Corcunda do mississipi e essas que diz ou sao as hieroglificas ou as nelsoni.

No forum logo em cima na barra verde ha uma area que diz "pesquisar" utilize isso com os nomes que lhe indiquei :wink:
tircom
Membro
Registado: quinta jun 22, 2006 10:50 am

domingo set 06, 2009 10:23 pm

e no incio ela vai muito provavelmente ter stress e n vai comer por isso tente n a manusear muito para ela sofrer de menos stress e começar a comer mais cedo como comida sugiro reptomin baby foi o que pos a minha a comer e não ponha o tronco ponha antes pedras grandes porque senao o tronco começa a apodrecer e cheira ainda pior do que o normal
e qanto ao filtro ponhao no fundo do aquario e ponha agua apenas sufeciente para o filtro funcionar pois as tartas bebes normalmente devem ter agua sufeciente para lhes tapar a carapaça mas os filtros so funcinam se estiverem totalmente tapados

boa sorte :wink:
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

domingo set 06, 2009 10:28 pm

- A plataforma pode ser a tal pedra que falou inicialmente (fervida previamente) ou uma plataforma própria para tartarugas que se vendem em lojas de animais. Encontra em plástico e cortiça, contudo a de plástico é mais fácil de lavar.

- O termóstato é igual ao dos peixes. Tem que ver a quantidade de água que vai colocar no aquário e depois ver a potência... Por exemplo: 1litro --» 1W

- Em relação à altura da água, coloque o suficiente de forma a que ela consiga ficar de "pé" e consiga respirar. Esse aquário deve dar para uns meses.

Dê uma vista de olhos:

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/tartaruga ... issipi/330

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/tartaruga ... lifica/326

Aqui tem bastantes informações sobre diversas espécies...

http://www.infotortuga.com/index.htm

Pesquise na internet, há bastante informação sobre as espécies em questão!
martaisf
Membro Júnior

domingo set 06, 2009 10:58 pm

obrigada por todas as dicas e ajudas
desde que me sentei ao pc colei nas tartarugas, já pesquisei e aprendi umas coisas :) obrigada

amanhã vou começar a tratar de tudo...

depois de montado o aqua devo colocar algum produto na água?
pode ser água corrente da torneira?
posso colocar logo a tartaruga lá ou devo esperar algum tempo depois da montagem?
tircom
Membro

domingo set 06, 2009 11:39 pm

pode ser agua da torneira mas nesse caso iras precisar de produtos para tratamento da agua
eu normalmente espero um pouco antes de por a matilde na agua
talvez precises de produtos para estabilizar o ph da agua se n for um ph neutro (7 ou la perto )

se tiveres mais duvidas tou á disposição :)
Ianarosh
Membro Veterano

segunda set 07, 2009 1:40 am

martaisf Escreveu:obrigada por todas as dicas e ajudas
desde que me sentei ao pc colei nas tartarugas, já pesquisei e aprendi umas coisas :) obrigada

posso colocar logo a tartaruga lá ou devo esperar algum tempo depois da montagem?
O cloro afecta as pequenas mais que as ja granditas, mas se nao tiver possibilidade de comprar liquido para tratar a agua uma boa maneira de fazer o cloro evaporar e deixar a agua num recipiente aberto durante uns dias, convem ter uma abertura grande para ser mais eficaz (eu tenho em garrafoes destapados e d vez em quando vou la e abano o bicho :twisted:
OR1ON
Membro Júnior
Registado: sábado jul 25, 2009 11:33 am

segunda set 07, 2009 7:05 am

Ianarosh Escreveu:
martaisf Escreveu:obrigada por todas as dicas e ajudas

O cloro afecta as pequenas mais que as ja granditas, mas se nao tiver possibilidade de comprar liquido para tratar a agua uma boa maneira de fazer o cloro evaporar e deixar a agua num recipiente aberto durante uns dias, convem ter uma abertura grande para ser mais eficaz (eu tenho em garrafoes destapados e d vez em quando vou la e abano o bicho :twisted:
Existe medidores? que preços rondam? Eu uso água da torneira mas parece que tem bastante ferro, é mau certo? Que produtos me aconselhas a comprar? Só tenho aquele para "limpar" a água, ou deixala cristalina.
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

segunda set 07, 2009 8:47 am

vai a uma loja e procura por um acondicionador para a agua de tartarugas eles devem ter alguma coisa da exoterra para teres ideias de aquaerrarios poenas imagens do google assim'turtle tank' vao te aparecer projestos interressantes de onde poderas tirar ideias
tircom
Membro

segunda set 07, 2009 1:29 pm

os medidores de ph normalmente encontro nos grandes centros mas se n encontrares tens de ir ver as lojas porque muitas n teem procura uma especializada em repteis que tem quase de certeza

os medidores de ph tanto podem ser parecidos como termometros electronicos ( os melhores ) ou umas gotas que n sei bem como se usam

depois a mesma empresa tem de vender ajustadores de ph senao seria estranho

boa sorte :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”