Boa noite a todos, há uns meses foi me ofercido um canário amarelo macho com uma anilha azul na pata!!
Ele andava sempre a bicar nela, mas não liguei!! Hoje reparei que a pata junto dos dedos esta um pouco inchada!! Peguei nele e a anilha parecia me muito apertada e agora ele apoia se numa so pata, as vezes nas duas mas custa lhe um bocado!!
A minha duvida é a seguinte, posso lhe tirar a anilha?? Se sim, é uma anilha daquelas de metal todas fechadas, nao sei com tira la!!
Se me puderem ajudar agradecia...
Cumprimentos,
João Martins
Problema com anilha
-
- Membro
- Registado: segunda abr 10, 2006 3:33 pm
- Localização: Coelha, canários, pardal de Java, tartaruga, peixes de água fria e de água quente...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
- Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta
Se é fechada é complicada de tirar, mas provavelmente o veterinario consegue corta-la com um alicate...mas vá ao veterinario 

<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><strong>"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Quando são colocadas as anilhas, as aves não assimilam de logo a sua colocação e vão lá com o bico por vezes ferindo-se. Por vezes as gaiolas não são bem desinfectadas a sua própria sujidade vai provocar uma infeção. Com calma pega no canário e lava a pata com sabão e deita-lhe betadine, se quiseres tirar-lha tens de ter ajuda de outra pessoa, em ultimo caso a anilha estiver bem apertada vai mesmo a um veternário.
Anilha azul estamos a falar de uma ave de 2008, por isso a anilha nao foi propriamente colocada agora e o problema nao resultou certamente de falta de 'assimilação'!magg733 Escreveu:Quando são colocadas as anilhas, as aves não assimilam de logo a sua colocação e vão lá com o bico por vezes ferindo-se. Por vezes as gaiolas não são bem desinfectadas a sua própria sujidade vai provocar uma infeção. Com calma pega no canário e lava a pata com sabão e deita-lhe betadine, se quiseres tirar-lha tens de ter ajuda de outra pessoa, em ultimo caso a anilha estiver bem apertada vai mesmo a um veternário.
-
- Membro
- Registado: segunda abr 10, 2006 3:33 pm
- Localização: Coelha, canários, pardal de Java, tartaruga, peixes de água fria e de água quente...
Boa tarde a todos!! Antes de mais obrigado a todos pelas respostas!! Eu falei com o meu tio que é criador de passaros e aconselhou colocar betadine!! O que realmente ajudou, visto o passaro ja tar bem melhor!! Que me aconselham agora? Tiro a anilha?
Cumps
Cumps
Há pouco nao tive tempo de escrever mais. O importante é tentar antes de mais perceber o que tem a ave. É uma ferida? É uma reacção alérgica? Está infectado? E proceder de acordo com a origem do problema. O betadine é optimo para colocar numa ferida, mas se o animal tiver infecção, poderá precisar de algo com antibiótico, e se for uma reacçao alérgica, poderá ter de usar um anti-alérigico e, mais importante, tentar combater o origem da alergia.JoaoPedroMartins Escreveu:Boa tarde a todos!! Antes de mais obrigado a todos pelas respostas!! Eu falei com o meu tio que é criador de passaros e aconselhou colocar betadine!! O que realmente ajudou, visto o passaro ja tar bem melhor!! Que me aconselham agora? Tiro a anilha?
Cumps
Quanto à anilha, se a pata do animal estiver inchada ao ponto da anilha provocar ferida ou impedir a circulação, o melhor mesmo é tirar. Caso contrário, nao tire. Para tirar a anilha, e tendo a ave a pata inchada ou muito ferida, aconselho que recorra mesmo a um vet, ou pelo menos a um criador experiente e habituado a fazer este tipo de coisas.