O meu novo aquário - 56 litros

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
SofiaRakel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

terça set 15, 2009 10:26 pm

Bem pessoal, venho dar-vos a conhecer o meu aqua, ainda está a fazer o ciclo, ainda longe de estar pronto, mas vou-vos mostrando a evolução e assim podem ir-me dando dicas, conselhos e até mesmo irem fazendo críticas :wink:

Setup
Aquário – 60x33x37 (CxLxA) 56 litros
Filtro – Aquapor filtro interior AQ-300
Iluminação – Aquapor 230V – 50Hz – 15W
Termostato – ainda não coloquei mas vai ser Trixie AH301 – 50W

Parametros
Temperatura – vai ser entre 27/28ºC
Ph - 7.0 / 7.5
Amónia – ainda não fiz teste
Nitritos - ainda não fiz teste
Nitratos – ainda não fiz teste

Decoração
Areão
Plantas
Irei comprar tipo um jarro de barro
E talvez uma peça a imitar rocha

Flora
Não sei a espécie das que já tenho (talvez pelas fotos consigam identificar, na loja não me souberam dizer)
E estou a pensar comprar umas bolas de musgo

Fauna
1 espada
1 tetra pristela
4 alevins de guppy (em maternidade mas brevemente ficarão sozinhos no aqua pequeno)
1 limpa vidros
Futuramente tenciono comprar mais peixes (talvez néon azul, mais tetra pristela, pelo menos outro espada)

Fotos
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

com a luz ligada
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

As plantas que se encontram mais atrás, são para tentar criar tipo uma "barreira" todas em fila, penso que a ideia ficará engraçada, vamos lá ver, ainda precisarei de mais :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 16, 2009 11:18 am

Então e os vasinhos? São para retirar e plantar as plantas directamente no areão.

Quanto às plantas tens cabomba no meio e uma élodea no canto, a que está no vaso do lado esquerdo não consigo identificar.

Só umas dicas que como eu faria:

- Em vez de comprar uma peça artificial a imitar rocha, ponha rocha verdadeira, é muito mais bonito. Placas de xisto, basalto, granito ou tufo vulcânico são rochas seguras para aquários.

- Tanto a elódea como a cabomba vão crescer muito, daqui a uns tempos terás que podar. Podes plantar as podas, vão pegar. Uma plantas bonita para fazer uma cortina no fundo é a valisnéria.

- Em vez do jarro de barro punha uma peça de madeira tratada própria para aquas, fica muito bonito e natural, especialmente se lhe prenderes musgo de java ou uma anúbia anã.

- Quanto à fauna, eu investiria em peixes pequenos de cardume, tais como os néons e os pristela, e faria 2 cardumes com uns 8 indivíduos cada. Não teria espadas nem limpa-vidros. O limpa-vidros cresce muito e torna-se no "dono" do aqua. Em vez do limpa vidros punha umas 4 caridinas (camarões) e um triozito de coridoras.

Só a minha opinião.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

SofiaRakel
Membro Veterano

quarta set 16, 2009 3:30 pm

Obrigada por todas as dicas dino :D :D
Sim,a planta é pra tirar do vaso e colocar no substrato
Como ainda não tinha definido o lugar onde as colocar deixei-as assim..Hoje mesmo já as vou colocar no sítio :D
A outra de trás já está colocada no substrato,estas duas da frente é que estava a deixar andar, mas vou tratar disso :wink:
SofiaRakel
Membro Veterano

quarta set 16, 2009 3:42 pm

Ahhhhh..Lembrei-me agora..Relativamente ao facto de aconselhares a não ter espada nem limpa vidros..Já os tenho :|
Não queria agora abdicar deles
O limpa vidros,sei que cresce muito, mas também sei que na loja onde vou os aceitam de volta e podemos trocar por um mais pequeno, eles dizem que lhes dá mais jeito os limpa vidros grandes pois os seus aquas assim precisam :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 16, 2009 5:39 pm

Os aquas precisam é de manutenção regular e com esse filtro pequeno ainda mais... não há limpa-vidros que lhe poupe a raspadela aos vidros para retirar as algas, a poda às plantas, a TPA semanal, a limpeza do filtro, etc...

Já comprou aqueles limpadores de algas magnéticos que se fixa uma parte ao exterior e outra ao interior? Isso dá um jeitão!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

SofiaRakel
Membro Veterano

quarta set 16, 2009 6:18 pm

dinodane Escreveu:Os aquas precisam é de manutenção regular e com esse filtro pequeno ainda mais... não há limpa-vidros que lhe poupe a raspadela aos vidros para retirar as algas, a poda às plantas, a TPA semanal, a limpeza do filtro, etc...

Já comprou aqueles limpadores de algas magnéticos que se fixa uma parte ao exterior e outra ao interior? Isso dá um jeitão!
Não,ainda não comprei desses, mas já vi à venda na loja
O filtro vinha incluído com o aqua, mas se não der "vazão" à limpeza do aqua tenho que arranjar outras opções :wink:
Obrigada
SofiaRakel
Membro Veterano

sexta out 16, 2009 6:27 pm

Bem pessoal..Já à muito que não venho dar novidades
Quando os peixinhos estavam ainda no aqua pequeno (espada, tetra pristela e um limpa vidros), houve um problema qualquer e sem conseguir resolver nada morreram os três no mesmo dia..Consegui safar os guppys bebés, tive que os mudar logo pro aqua grande (estava nos últimos dias do ciclo), eles já estavam a ficar com as caudas fechadas em bico (não sei se com algum de vocês já aconteceu isso :roll: )

Os bebés já têm 2 mesitos e esta semana fui comprar 4néon azul e 2harlequin :D ..Têm-se dado todos bem, ao início tive receio deles poderem comer os bebés, mas está tudo tranquilo, os bebés pareciam mais pequenos do que realmente são :wink:

A minha dúvida é..Ao adquirir novos peixes acham que devia colocar algum produto na água (tipo pimafix, ou aquasafe, algo do género)??
Este fim de semana vou buscar mais uns amiguinhos (isto da aquariofilia é mesmo um vício) :lol: :lol:
SofiaRakel
Membro Veterano

terça out 27, 2009 9:34 pm

Bem, já esclareci a minha dúvida..Quando compro peixes novos tenho usado o pimafix e melafix juntos, durante 3 dias :D
Pra já tem corrido tudo bem

Actualização..Tenho

4 bebés guppys
5 néon azul
7 néon laranja
4 arlequim
2 pinguim
1 danio zebra (não tinha mais na loja)
2 limpa vidros (acho que são CAC)

Acham que são muitos já??
Os CAC costumam ser muito tímidos??É que os meus estão sempre escondidos e nunca os vi comer :roll:
SofiaRakel
Membro Veterano

segunda dez 07, 2009 10:30 pm

Olá pessoal..Bem, venho pedir uma ajudinha, se possível
Eu hoje tinha achado um dos comedores de algas chinês um pouco estranho, estava com a barriga mais gorda/inchada
Sinceramente nem dei importância, achei que estaria mais gordo de ter comido mais ou até que estivesse cheia, visto não saber o sexo e ter outro no akua :roll:
O problema é que agora encontrei-o morto, estava no fundo de barriga pro ar..Já estive a ver, tem realmente a barriga inchada e parece cheirar a podre..Imaginam o que possa ser??Será contagiosos pros outros peixes??
Ajudem-me please :wink:
Obrigada
taufyn
Registado: sexta out 23, 2009 5:12 pm

sexta dez 11, 2009 4:28 pm

em principio nao deve de ser nada de contagioso mas fica atenta aos sinais que os outros peixem transmitem, tem atençao se algum deles apresenta inchaços na barriga ou movimentos descordenados quando nadam
SofiaRakel
Membro Veterano

sábado dez 12, 2009 4:52 pm

taufyn Escreveu:em principio nao deve de ser nada de contagioso mas fica atenta aos sinais que os outros peixem transmitem, tem atençao se algum deles apresenta inchaços na barriga ou movimentos descordenados quando nadam
Obrigada pela resposta..Têm estado todos bem :D
Mesmo o outro limpa vidros está todo elegante :lol:
Sabes o que poderá ter sido??
taufyn
Registado: sexta out 23, 2009 5:12 pm

sábado dez 12, 2009 5:27 pm

ha uma doença k nao da pa curar chamada hidrofisia, provavelmente foi isso
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado dez 12, 2009 6:10 pm

hidropsia, e já houve casos de cura, mas é raro.
SofiaRakel
Membro Veterano

sábado dez 12, 2009 6:13 pm

Obrigada por me explicarem :wink:

Bem, mas não sendo tratada o tempo de sobrevivência é mínimo, certo??
Só o vi assim (inchado) naquele dia e no mesmo apareceu morto
Espero que não haja próxima, mas se houver já sei do que se trata..E como é a cura, sabem??
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado dez 12, 2009 6:19 pm

Esquece a cura para a hidropsia, o problema é a causa. E a causa para a hidropsia são as más condições da água.

Mas a causa de morte pode não ter sido hidropsia, a hidropsia não mata assim tao de repente, antes irias notar o peixe a inchar, com dificuldade em nadar, a nadar de lado etc.
Responder

Voltar para “Peixes”