aquisição de novo reptil
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda dez 03, 2007 9:21 pm
boas tardes, recebi um terrario de dimensões 45 x 45 x 30 cm gostaria de ter um gecko ou um lagarto de colar, não tenho capacidades físicas para adquirir posteriormente um terrario maior, pois ja tenho dois dragões de agua, por isso este teria de ser o terrario permanente. Por estas razões estou um pouco receoso quanto ao lagarto de colar pois este fica com umas dimensões de 35-40, agora não sei quanto ao gecko. Peço opinião a vcs qual animal escolher, pensando no seu espaço futuro.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm
45*45*30 , falas em comprimento*largura*altura?
Lagarto de colar está fora de questão. Gecko... é um terrário minimo. Embora haja quem os mantenha em terrários dessas dimensões, também não era uma alternativa pela qual eu optasse.
Optaria por um tipo de largarto mais pequeno, como algumas espécies de anolis ou phelsumas.
Isto partindo do principio que terá de ser um lagarto.
Lagarto de colar está fora de questão. Gecko... é um terrário minimo. Embora haja quem os mantenha em terrários dessas dimensões, também não era uma alternativa pela qual eu optasse.
Optaria por um tipo de largarto mais pequeno, como algumas espécies de anolis ou phelsumas.
Isto partindo do principio que terá de ser um lagarto.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
Ha quem mantenha geckos em caixas mais pequenas que isso, normalmente criadores e pessoas com grandes colecções, eu pessoalmente, no que toca a construir um terrário propositadamente para um gecko prefiro medidas maiores que isso, na casa dos 70cm de largura. Não é o teu caso, no entanto, se a tua intenção for um terrário de "facility" ou seja..prático e com pouca semelhança ao natural, sempre podes copiar os set-ups de criadores que vês na internet.
Eu por exemplo para os exemplares jovens da minha criação uso um sistema de caixas com aproximadamente 50x40cm de base, o que nao foge muito às medidas do teu terrário. Cada caixa aloja um gecko. São Aquecidas com tapetes de fraca potência ou cabos de aquecimento (em ambos os casos sempre ligado a um termostato para controlar a temperatura).

O que gosto nas minhas caixas é a forma facil e arrumada como posso dispor os esconderijos e taças de alimento.
Eu por exemplo para os exemplares jovens da minha criação uso um sistema de caixas com aproximadamente 50x40cm de base, o que nao foge muito às medidas do teu terrário. Cada caixa aloja um gecko. São Aquecidas com tapetes de fraca potência ou cabos de aquecimento (em ambos os casos sempre ligado a um termostato para controlar a temperatura).

O que gosto nas minhas caixas é a forma facil e arrumada como posso dispor os esconderijos e taças de alimento.
Ricardo Leitão
Calsonic
Calsonic
-
- Membro Júnior
obrigado pela ideia dos anolis ou phelsumas, mas gostaria de saber que especies existem para venda, e se as dimensões são msm as ideais. as dimensões sao comp x larg x profundidade
-
- Membro Júnior
pronto comp x larg x altura.
-
- Membro Veterano
O terrário só tem 30cm de altura?
É home-made? Caso não seja, de que marca é?
Isto porque tenho andado a tentar descobrir terrário com medidas dentro dessa base (nomeadamente os 30cm de altura), e ainda não encontrei nada.
É home-made? Caso não seja, de que marca é?
Isto porque tenho andado a tentar descobrir terrário com medidas dentro dessa base (nomeadamente os 30cm de altura), e ainda não encontrei nada.
-
- Membro Júnior
dsclp ate agr a confusao toda, tem 45 de comprimento, 45 de altura e 30 de profundidade, assim nao ha duvidas. ja agora que réptil me aconselha?
-
- Membro Veterano
Pois, bem me parecia que não era provável ter apenas 30cm de altura.
O terrário é pequenito, optaria por espécies recomendadas para os típicos cubos de 45cm da exoterra, uma vez que a diferença não é muito grande (embora o teu tenha - 15cm de largura).
Apenas estás interessado em lagartos? Devido ao tamanho do terrário, convém optares por espécies de pequeno tamanho, para que não se sintam apertados.
Tens os Rhampholeon brevicaudatus (camaleão folha) , Anolis carolinensis, Anolis sagrei, Lygodactylus luteopicturatus, Phelsuma dubia, entre muito outros. É uma questão de veres o que mais gostas, o tipo de ambiente que queres criar (floresta/deserto), e as tuas possibilidades financeiras e também a nível de paciência (se queres um animal fácil de obter em lojas por cá, ou se estás disposto a mandar vir de fora ou ir buscá-lo a feiras fora do país).
Também tens alguns anfibios que ficavam bem nesse terrário, como algumas espécies da familia Hylidae e não só (obviamente).
O terrário é pequenito, optaria por espécies recomendadas para os típicos cubos de 45cm da exoterra, uma vez que a diferença não é muito grande (embora o teu tenha - 15cm de largura).
Apenas estás interessado em lagartos? Devido ao tamanho do terrário, convém optares por espécies de pequeno tamanho, para que não se sintam apertados.
Tens os Rhampholeon brevicaudatus (camaleão folha) , Anolis carolinensis, Anolis sagrei, Lygodactylus luteopicturatus, Phelsuma dubia, entre muito outros. É uma questão de veres o que mais gostas, o tipo de ambiente que queres criar (floresta/deserto), e as tuas possibilidades financeiras e também a nível de paciência (se queres um animal fácil de obter em lojas por cá, ou se estás disposto a mandar vir de fora ou ir buscá-lo a feiras fora do país).
Também tens alguns anfibios que ficavam bem nesse terrário, como algumas espécies da familia Hylidae e não só (obviamente).
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Mas ninguem falou de aquário mas sim terrário lol!vasco94 Escreveu:nham eu tenho um aquario de 30 cm de altura , e não é home made
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
Onde o arranjaste e qual o comprimento e largura?
Tenho andado a tentar arranjar um aí com os seus 55/60*45*30 e nada...
Quando têm 45cm de comprimento ou largura, não têm menos de 45cm de altura.
Isto na generalidade do que tenho visto...
EDIT: Pois, nem reparei no pormenor do "aquário". Aquários arranjam se com facilidade, mas a largura costuma deixar muito a desejar...
Tenho andado a tentar arranjar um aí com os seus 55/60*45*30 e nada...
Quando têm 45cm de comprimento ou largura, não têm menos de 45cm de altura.
Isto na generalidade do que tenho visto...
EDIT: Pois, nem reparei no pormenor do "aquário". Aquários arranjam se com facilidade, mas a largura costuma deixar muito a desejar...
hm , eu tava a falar de aquarios, que é como o user tem
mas pera eu pensava que tu querias saber se exestiam com 30 cm de altura só , afinal queres saber um que tenha tambem 45 de perfundidade
o meu tem uns 40/50 de comprimentox 25 de perfundidade x 30 de altura cm
ps: o meu é um aquario tranformado em terrario , porque tem aquelas tampas da exo terra de rede que se montam e tem uma tampa deslizante
mas pera eu pensava que tu querias saber se exestiam com 30 cm de altura só , afinal queres saber um que tenha tambem 45 de perfundidade
ps: o meu é um aquario tranformado em terrario , porque tem aquelas tampas da exo terra de rede que se montam e tem uma tampa deslizante
<p><strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
Exacto, é o que acontece com a maioria dos aquários... apenas 25cm de profundidade. O que acho pouco.vasco94 Escreveu:hm , eu tava a falar de aquarios, que é como o user tem
Terrários com 30cm de altura encontram-se com facilidade. Há os tipicos cubos de 30cm e mais uns pequenitos.
Agora com bom comprimento e largura e depois apenas com 30cm de altura, não é costume encontrar.