Olá! Espero que me possam ajudar.
Estou a pensar mudar de casa e fui ver um apartamento que gostei bastante mas o proprietário disse-me que quando o condomínio foi feito decidiram que não eram permitidos animais (cães e gatos) no prédio, mas que não ficou nada escrito. A minha questão é: como nova proprietária tenho que obedecer a estas regras ou podem ser estabelecidas novas regras? Antes de falar com o condómino queria ter argumentos válidos para refutar os possíveis entraves que me possam colocar.
Obrigado.
Condomínio
Moderador: mcerqueira
Se não ficou registada em acta, a regra não existe. E mesmo que tivesse ficado, as decisões do condomínio não se podem sobrepor à lei geral, segundo a qual os animais são um bem que nos pertence e ninguém nos pode tirar esse bem ou proibir de usufruir dele.
O que acontece quando se toma essa posição de força é que se vai arranjar uma guerra com a vizinhança que trará muito conflito e mau viver. Portanto, é realmente melhor informar-se bem sobre ambos os lados e garantir que os seus animais não vão incomodar incomodar ninguém com ruídos excessivos fora de horas, que não haverá maus cheiros nem falta de higiene, etc.
E se tiver um cão de uma das raças classificadas como potencialmente perigosas, terá também de fazer prova de que cumpre todos os requisitos da lei, como licença, seguro, etc.
O que acontece quando se toma essa posição de força é que se vai arranjar uma guerra com a vizinhança que trará muito conflito e mau viver. Portanto, é realmente melhor informar-se bem sobre ambos os lados e garantir que os seus animais não vão incomodar incomodar ninguém com ruídos excessivos fora de horas, que não haverá maus cheiros nem falta de higiene, etc.
E se tiver um cão de uma das raças classificadas como potencialmente perigosas, terá também de fazer prova de que cumpre todos os requisitos da lei, como licença, seguro, etc.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
-
Minuxa
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Obrigado!
Não é minha intenção entrar em guerra, mas antes de decidir ficar com o apartamento, quero falar com o condominio sobre o assunto, mas quero ir bem informada para os poder informar a eles.
Não é minha intenção entrar em guerra, mas antes de decidir ficar com o apartamento, quero falar com o condominio sobre o assunto, mas quero ir bem informada para os poder informar a eles.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
Acho o máximo a ligeireza com que se produzem certas afirmaçõesLucNun Escreveu:Se não ficou registada em acta, a regra não existe. E mesmo que tivesse ficado, as decisões do condomínio não se podem sobrepor à lei geral, segundo a qual os animais são um bem que nos pertence e ninguém nos pode tirar esse bem ou proibir de usufruir dele.
Decreto-Lei n.º 314/2003 de 17 de Dezembro
(...)
Artigo 3.º
Detenção de cães e gatos
1 - O alojamento de cães e gatos em prédios urbanos, rústicos ou mistos, fica sempre condicionado à existência de boas condições do mesmo e ausência de riscos hígio-sanitários relativamente à conspurcação ambiental e doenças transmissíveis ao homem.
2 - Nos prédios urbanos podem ser alojados até três cães ou quatro gatos adultos por cada fogo, não podendo no total ser excedido o número de quatro animais, excepto se, a pedido do detentor, e mediante parecer vinculativo do médico veterinário municipal e do delegado de saúde, for autorizado alojamento até ao máximo de seis animais adultos, desde que se verifiquem todos os requisitos hígio-sanitários e de bem-estar animal legalmente exigidos.
3 - No caso de fracções autónomas em regime de propriedade horizontal, o regulamento do condomínio pode estabelecer um limite de animais inferior ao previsto no número anterior.
(...)
________
Eu ia procurar casa noutro lado. Chatices com vizinhos são do piorio
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados" (Eu)
Também não me parece nada boa ideia, tendo o condominio já tomado essa posição, levar um animal para lá.
O que eles vão fazer é tratar de pôr por escrito o que já foi deliberado. Provávelmente não o fizeram porque ninguém possuia animais, não acharam urgente, mas entretanto, e com o tempo que leva a adquirir a casa, é o que farão.
O que eles vão fazer é tratar de pôr por escrito o que já foi deliberado. Provávelmente não o fizeram porque ninguém possuia animais, não acharam urgente, mas entretanto, e com o tempo que leva a adquirir a casa, é o que farão.
Num condomínio onde tenham aprovado tal coisa, não me parece que vá encontrar muitos "aliados" para posteriormente a ajudarem nessa "batalha". O mais certo é vir a ter chatices das grandes, e como estamos num país de gente mesquinha, o mais certo é uns quantos vizinhos lhe fazerem também a vida negra se optar por ter um animal e lutar pelo direito a tê-lo.
O melhor, é mentalizar-se desde já, que se optar por esse apartamento não vai poder ter animais.
Se quer mesmo ter animais, mais vale procurar outro apartamento, onde permitam animais.
O melhor, é mentalizar-se desde já, que se optar por esse apartamento não vai poder ter animais.
Se quer mesmo ter animais, mais vale procurar outro apartamento, onde permitam animais.
-
Minuxa
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm
Sem duvida que deve ser uma carga de trabalhos ficar naquele apartamento, por isso é que vou falar com o representante do condominio antes de tomar qualquer decisão. O actual proprietario está bastante aflito para vender o imovel e vai dar uma ajuda para que não fique escrita a proibição de animais. mas independentemente da decisão do condominio, se eu me aperceber que os moradores não gostam de animais, é obvio que não vou para lá. Já levei a cachorra lá e não vi expressões de desagrado, mas...
Obrigado pelas informações.
Obrigado pelas informações.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos cães iriam para o céu, e poucas pessoas também." - James Thurder</p>
Se fosse a você não me fiava na palavra de ninguém, e exigia que tudo fosse tratado por um advogado para que tudo ficasse tratado pela via legal e no futuro não vir a ter problemas.
Porque o que hoje as pessoas dizem, amanhã já dizem o oposto. E confiar apenas na palavra de desconhecidos é estar a pedir chatices.
Num condomínio onde aceitaram tal proibição, não me parece que sejam pessoas que morram de "amores" por animais...
Verem a cachorra uma vez pode não querer dizer nada...quando tiverem que a ver todos os dias é que podem vir a levantar problemas e por vezes algumas pessoas tendem a inventar problemas apenas para implicarem.
Boa sorte, e tente tratar de tudo do modo mais eficiente e correcto para o seu lado. Caso contrário, corre o risco de daqui a uns tempos ter que dar a cadela ou vender o apartamento.
Porque o que hoje as pessoas dizem, amanhã já dizem o oposto. E confiar apenas na palavra de desconhecidos é estar a pedir chatices.
Num condomínio onde aceitaram tal proibição, não me parece que sejam pessoas que morram de "amores" por animais...
Verem a cachorra uma vez pode não querer dizer nada...quando tiverem que a ver todos os dias é que podem vir a levantar problemas e por vezes algumas pessoas tendem a inventar problemas apenas para implicarem.
Boa sorte, e tente tratar de tudo do modo mais eficiente e correcto para o seu lado. Caso contrário, corre o risco de daqui a uns tempos ter que dar a cadela ou vender o apartamento.
-
marijonscp
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Como já aqui foi referido na lei colocada pela Fjord a legislação permite que em acta de condomínio seja estabelecida a proibição de animais.
Conheço um caso em que uma pessoa comprou um apartamento de férias e não se informou e quando lá chegou com os seus cães foi-lhes vedada a entrada no apartamento. Solicitou uma nova reunião de condomínio para tentar reverter a situação.
Por isso antes de comprar, informe-se muito bem.
Conheço um caso em que uma pessoa comprou um apartamento de férias e não se informou e quando lá chegou com os seus cães foi-lhes vedada a entrada no apartamento. Solicitou uma nova reunião de condomínio para tentar reverter a situação.
Por isso antes de comprar, informe-se muito bem.
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>