ajuda camaleao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
dudusinho
Membro
Registado: quarta nov 28, 2007 4:05 pm

quinta out 01, 2009 10:49 am

boas ,um amigo meu tem 2 camaleões macho e femea (yemen)

a femea de a 2 dias para ca que deixo de comer mas esta bastante gorda .. achao que estara gravida ?

nao ponho fotos porque estou sem maquina =S

obrigado cumps
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

quinta out 01, 2009 11:30 am

quais as coloraçoes dela?
eles estao juntos?
em que condiçoes estao mantidos?

a partida nao iria deixar de comer por estar gravida..

cumps
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta out 01, 2009 1:26 pm

Independentemente de estar ou não existe essa possibilidade.... Das duas uma ou ele leva a um VET para fazer um check up (aconselhado) e/ou constrois em qualquer caso uma caixa/local para ela fazer a posta, com um substrato solto. Há quem use areia, mistura de areia com humus ou turfa, etc.... A questão é que se ela está grávida precisa de fazer a posta sob pena de graves consequências para ela. Em qualquer caso seria melhor confirmarem isso num vet, até para ele ver quais as condições físicas dela e se é necessário dar algum reforço em termos de complementos.

PS: Como é óbvio é o que dá fazerem as coisas sem pensarem minimamente. Ao colocrem uma fêmea junto com um macho o que esperavam?!?!?!
dudusinho
Membro

quinta out 01, 2009 1:41 pm

LOL okok obg pela ajuda eu vou dizer a ele que o melhor e levar ao vet ! o problema e mesmo que ela ontem e hoje nao tem apetite .. amanha ja devo ter novidades sobre isso

cumps
dudusinho
Membro

quinta out 01, 2009 1:54 pm

esquecao o nao comer LOL ja comeu uma data de grilos com reptivit xD quanto aos ovos esta mesmo com ovos porque em mecho na barriga dos dois e num nao se sente nada no outro sinto umas bolinhas ou o que e' aquilo .. o dono deles so sabe como mantelos nao sabe nad de reproducao e eu nao o posso ajudar muito tambem nao sei muito mais que ele ! ela esta gorda e sinto os ovos na barriga !

que fazer agora ? o meu amigo tem um terrario temporario onde a vai por com areia e humus ;)

cumps
Thorgarth
Membro Veterano

quinta out 01, 2009 2:06 pm

dudusinho Escreveu:esquecao o nao comer LOL ja comeu uma data de grilos com reptivit xD quanto aos ovos esta mesmo com ovos porque em mecho na barriga dos dois e num nao se sente nada no outro sinto umas bolinhas ou o que e' aquilo .. o dono deles so sabe como mantelos nao sabe nad de reproducao e eu nao o posso ajudar muito tambem nao sei muito mais que ele ! ela esta gorda e sinto os ovos na barriga !

que fazer agora ? o meu amigo tem um terrario temporario onde a vai por com areia e humus ;)

cumps
Se de facto soubesse alguma coisa sobra como mantê-los saberia que ao colocar um casal junto este seria o resultado esperado, e também saberia quais as consequências para a fêmea.... Espero pelo menos que ela tenha uma idade minimamente aceitável para conseguir fazer uma posta sem demasiados riscos.

Isto só visto mesmo...

Espero que apareça por cá alguém com experiência em calyptratus que possa dar algumas luzes mais específicas...
dudusinho
Membro

quinta out 01, 2009 2:10 pm

mas eles na natureza fazem tudo sosinhos ! em cativeiro nao vai ser muito difrente penso eu ..
Thorgarth
Membro Veterano

quinta out 01, 2009 2:16 pm

dudusinho Escreveu:mas eles na natureza fazem tudo sosinhos ! em cativeiro nao vai ser muito difrente penso eu ..
Ora vamos ver....

Na natureza não estão dois exemplares do sexo oposto confinados num espaço reduzido, que poderão copular em idades DEMASIADO novas.

Na natureza tem acesso a condições, bem... naturais. Luz, temperatura, vegetação, alimento, etc, com os riscos decorrentes de estarem em liberdade num mundo enorme e não controlado.

Na natureza eles podem procurar e escolher o local mais adequado para efectuar a posta.

Na natureza "shit happens"....

E poderia continuar.... Mas a questão é que em cativeiro eles só tem as condições que lhes são fornecidas por quem deveria ter a responsabilidade de cuidar deles.
dudusinho
Membro

quinta out 01, 2009 2:26 pm

sim nao digo o contrario mas quais sao os riscos em cativeiro ?

eles devem ter 2 anos acho eu ..

eu vim aqui porque achei que deveria informalo sobre como fazer as coisas certo !!
Thorgarth
Membro Veterano

quinta out 01, 2009 2:29 pm

Assim por alto dá uma vista de olhos em http://www.adcham.com/html/veterinary/e ... ramer.html
... e faz uma pesquisa mais alargada sobre o assunto.
dudusinho
Membro

quinta out 01, 2009 2:31 pm

obrigado
dudusinho
Membro

quinta out 01, 2009 3:04 pm

no fundo devo por vermiculite ?
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta out 01, 2009 3:41 pm

dudusinho Escreveu:no fundo devo por vermiculite ?
De certeza que o «amigo» não é você?

Sendo ou não sendo, tamanha irresponsabilidade não me espanta vindo da fonte.

Não preparou em nada a fêmea para a reprodução, portanto atente para o risco de poder vir a falecer quando colocar uma carrada de ovos. As fêmeas grávidas comem bastante bem e necessitam de complementos de cálcio antes, durante e após a gravidez, pelas razões óbvias.

A postura é feita em vermiculite (ou areia tratada) ligeiramente húmida (de forma a suportar um buraco), com uma boa camada para poder escavar, a um canto do terrário, onde apenas deve estar a fêmea sozinha. Deve ter um foco das lâmpadas, pois ela vai fazer alguns buracos «teste» e vai permanecer nesse local algum tempo. Após ter sido feita a postura, pode colocar a fêmea de novo no terrário.

Quanto aos ovos, a conversa já é outra. Devem ser retirados para uma «incubadora», com os devidos cuidados de incubação, com temperaturas diurnas e nocturnas constantes. Mas para mais informações da manutenção dos ovos, pode sempre pesquisar que há muita coisa sobre a espécie. Espero é que interiorize que vai ter de arranjar no futuro (se tiver uma postura normal, com uma taxa de eclosão grande) carradas de moscas da fruta, porque vai ter muitas bocas para alimentar...e não costuma ser 10 ou 20...
Última edição por Psynapse em quinta out 01, 2009 4:10 pm, editado 1 vez no total.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta out 01, 2009 3:45 pm

1 min para arranjar este site: http://www.adcham.com/html/taxonomy/spe ... ratus.html

5 min para pôr este tópico na arca.

18 aninhos para tanta irresponsabilidade.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

quinta out 01, 2009 6:26 pm

Psynapse Escreveu:
dudusinho Escreveu:no fundo devo por vermiculite ?
De certeza que o «amigo» não é você?
não sei porque mas tambem tive essa sensação :?
dudu só mesmo por mera curiosidade, esse teu 'amigo' não compro os camaleoes á pouco tempo(tipo 2 dias) sabendo que a femea já vinha gravida?
<p><strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”