Novo Aquario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
cRoBerto
Membro Júnior
Registado: quarta fev 04, 2009 2:53 pm

quinta out 15, 2009 5:12 pm

Ola, eu e a minha mãe queremos montar um aquario cá em casa.

O que temos disponivel tem capacidade para 65litros.
Queremos começar a comprar o material que falta (ja temos algum de um aquario antigo) mas não nos queremos precipitar para que os peixes morram todos :S

Antes de mais gostava que me ajudassem a decidir entre peixes de agua quente ou fria. Já tive dos 2 e penso que é preferivel investir um pouco mais e ter um pouco mais de trabalho mas ficar com um aquario muito mais bonito (estou a referir-me aos de agua quente claro)...mas n quero deixar de ouvir a vossa opinião.

Outra questão que tenho a colocar é referente a quantidade de peixes que posso colocar no aquario. Alguem sabe responder a isto?
por agora penso que é só...

Como é obvio todos os conselhos são bem vindos :D
fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

quinta out 15, 2009 6:52 pm

agua fria com essa litragem não é muito aconcelhavel, sim de agua quente, uns neons (7 ou 8) guppy 2 femeas e 1 macho, e um espada é o que eu mais ou menos o que tenho, acho que está bom em todos os aspectos, o meu aquario é de 60lts, equipamento filtro, aquecedor e iluminação, nada de mais, está a pensar num aquario plantado?
cRoBerto
Membro Júnior

quinta out 15, 2009 8:54 pm

sim, estou a pensar por alguma plantas para ajudar a manutenção do aquario.
quanto ao equipamento isso é o que tenho.
outra duvida, qual o melhor material para por no fundo do aquario?
fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

quinta out 15, 2009 11:46 pm

há um substracto muito bom... ajuda as plantas e não altera os niveis do ph. não sei é bem o nome
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 16, 2009 8:21 am

Ponha uma camada de substracto fértil, para as plantas, compra-se nas lojas de aquariofilia e cubra com areão natural, eu prefiro de grão pequeno mas há de diversos tamanhos.

Quanto à decisão, água fria ou água quente, água quente sem dúvida. Os peixes de água fria precisam de muito mais espaço e de uma boa filtragem porque crescem muito. Evidentemente que há quem mantenha peixes de água fria em globos de vidro, comprando um novo de dois em dois meses e pensando que a esperança de vida dos mesmo é curta, desconhecem que aquele peixe afinal é uma carpa que pode viver 60 anos e ficar do tamanho de um cherne...
Os peixes de água tropical são mais coloridos e existem peixes pequenos de cardume que pode colocar em 65 litros na boa. Também pode ter víviparos como os platy ou guppy, peixes ideais para principiantes e muito bonitos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cRoBerto
Membro Júnior

quinta out 22, 2009 11:28 pm

Obrigado pla ajuda que me deram ;)
Ja montei o meu aquario mas ainda me restam algumas duvidas:
- A bomba de filtragem deve ser desligada durante a noite? (porque aquilo sempre emite algum ruido e isso pode incomodar os peixes)
- como sei se tenho a quantidade certa de plantas?
- é possivel saber se o aquario fez a ciclagem e as bacterias decompositoras estao lá realmente e o aquario vai funcionar direito quando receber os peixes?
- qual a temperatura a que devo manter o aquario?
phrade
Membro
Registado: segunda nov 29, 2004 8:43 pm

sexta out 23, 2009 9:48 am

- A bomba de filtragem deve ser desligada durante a noite? (porque aquilo sempre emite algum ruído e isso pode incomodar os peixes)
Não, a filtragem nunca deve ser desligada, a não ser para limpeza do filtro, se o filtro faz ruído é porque não está bem ferrado, e não não incomoda nada os peixes.
- como sei se tenho a quantidade certa de plantas?
Plantas deves colocar as que achares necessárias para ter o aquário ao teu gosto, e claro vai também depender das plantas que quiseres colocar.
- é possivel saber se o aquario fez a ciclagem e as bacterias decompositoras estao lá realmente e o aquario vai funcionar direito quando receber os peixes?
Sim, é possível fazendo testes regulares durante o ciclo de azoto, deves fazer testes principalmente ao PH, Nitratos(No3), Nitritos(No2), Amónia(Nh4), há mais parâmetros mas estes são os principais, quando estes valores tiverem estáveis sabes que a ciclagem esta feita, mas atenção que não é ficarem estáveis de um dia para o outro.
- qual a temperatura a que devo manter o aquario?
Depende dos peixes e plantas que la queiras colocar.

cumps
Responder

Voltar para “Peixes”