opiniao e ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
mariapipas
Membro
Registado: terça mar 22, 2005 8:02 pm

quinta out 22, 2009 2:15 pm

tenho um filhote com 1 ano que gosta de animais!
sem duvida que prefere mamiferos, que possa tocar e andar atras, mas ja visitei outros topicos em que me desaconcelham :( embora o compreenda, tenho pena, pois o meu pequenito gosta interagir com eles...
entretanto, o rapaz tambem gosta de aquarios, coloridos!
sei que um aquario acarreta algumas despesas, mas nao sei qual deles o mais dispendioso... agua fria ou quente?
se alguem me poder esclarecer em relacao a estes animais, agradeco muito!!
fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

quinta out 22, 2009 3:49 pm

aquario de agua fria não é aconcelhado, é que necessitam de um aquario muito grande, um filtro com muita putencia, os de agua quente são bem melhores, opte por um aquario grande para que não haja riscos, e com uma tampa qua não seja de facil abertura
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 22, 2009 5:14 pm

O meu conselho é este:

Nunca por nunquinha mesmo compre um globo de vidro com um peixe vermelho lá dentro.

A diferença entre água fria e água quente, no que diz respeito a montagem, resume-se a um aparelho que custa entre 20 a 30 euros: o termostato para aquecer a água.

Se optar por água fria e quiser fazer as coisas como deve ser, desembolsa uma nota num aquário bem grande, de metro para cima, e num filtro externo de bom débito que também é dispendioso e isto por duas razões: oss peixes de água fria são peixes de lago que crescem muito e exigem uma boa filtragem porque poluem bastante.

Ao optar por água quente consegue:
- ter à escolha espécies mais pequenas, coloridas e visualmente mais interessantes que as carpas, kinguios e telescópios
- Pode obtar por um aqua mais pequeno, embora eu desaconselhe desde já que compre algo com tamanho inferior a 60 litros. Na aquariofilia deve começar-se com o maior possível porque os aquários pequenos são muito mais difíceis de manter. Quanto menos água mais difícil é manter as condições ideais e cedo começam a aparecer os verdetes, as algas e o principiante desmotiva.

Investimento inicial:
É caro montar mas é barato manter. Para começar vai precisar de:
- Aquário com iluminação
- Filtro
- Termostato
que pode comprar em kit numa loja de aquários ou numa grande superfície.
Depois precisa de comprar areão, plantas e decorações tais como pedras (xisto, granito, tufo vulcânico, nada de pedras calcárias), troncos tratados...
E só depois de ter tudo montado e devidamente ciclado, os peixes.

entretanto aprender mais sobre aquariofilia, a química da água, o ciclo do azoto, as espécies adequadas.

Espero ter sido útil.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

phrade
Membro
Registado: segunda nov 29, 2004 8:43 pm

quinta out 22, 2009 5:30 pm

O dinodane já disse tudo, uma vez que é iniciante e para facilitar deve tentar saber qual o Ph da agua com que irá encher o aquário e posteriormente fazer as TPA (Troca Parcial de Agua) e comprar peixes que necessitem dessas características,

exemplo:

se tem um PH de 7.0 não vai comprar peixes que necessitem de um PH de 8.0.
Responder

Voltar para “Peixes”