quinta out 22, 2009 5:14 pm
O meu conselho é este:
Nunca por nunquinha mesmo compre um globo de vidro com um peixe vermelho lá dentro.
A diferença entre água fria e água quente, no que diz respeito a montagem, resume-se a um aparelho que custa entre 20 a 30 euros: o termostato para aquecer a água.
Se optar por água fria e quiser fazer as coisas como deve ser, desembolsa uma nota num aquário bem grande, de metro para cima, e num filtro externo de bom débito que também é dispendioso e isto por duas razões: oss peixes de água fria são peixes de lago que crescem muito e exigem uma boa filtragem porque poluem bastante.
Ao optar por água quente consegue:
- ter à escolha espécies mais pequenas, coloridas e visualmente mais interessantes que as carpas, kinguios e telescópios
- Pode obtar por um aqua mais pequeno, embora eu desaconselhe desde já que compre algo com tamanho inferior a 60 litros. Na aquariofilia deve começar-se com o maior possível porque os aquários pequenos são muito mais difíceis de manter. Quanto menos água mais difícil é manter as condições ideais e cedo começam a aparecer os verdetes, as algas e o principiante desmotiva.
Investimento inicial:
É caro montar mas é barato manter. Para começar vai precisar de:
- Aquário com iluminação
- Filtro
- Termostato
que pode comprar em kit numa loja de aquários ou numa grande superfície.
Depois precisa de comprar areão, plantas e decorações tais como pedras (xisto, granito, tufo vulcânico, nada de pedras calcárias), troncos tratados...
E só depois de ter tudo montado e devidamente ciclado, os peixes.
entretanto aprender mais sobre aquariofilia, a química da água, o ciclo do azoto, as espécies adequadas.
Espero ter sido útil.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo