Bom dia,
Tenho um gato com 8 meses e meio e estamos a pensar na sua castração. Tive um gato que teve de ser abatido no início deste ano, pois desenvolveu a PIF. Fizemos análises aos outros gatos que temos e estes também têm o virus que pode despoletar a PIF. Na altura, o que os veterinários me disseram é que, apesar de ainda não haver consenso sobre o que faz este virus degenerar de forma fatal, pensa-se que a anastesia geral pode ser um dos seus motores de arranque. O meu gato começou a ter os 1ºs sintomas cerca de um mês após a sua castração. Assim sendo, desejava ter esclarecimentos, se possível, se existem outras formas de castração que não impliquem anestesia geral, já que tenho medo que o meu gatinho de 8 meses, portador do virus, venha a desenvolver esses sintomas e morrer.
Grata pela atenção.
Castração
Moderador: mcerqueira
Bom dia
Na verdade os seus gatos deram positivo ao teste do PIF, o que significa que são portadores do coronavirus, e que em situações de stress podem desenvolver a doença, por mutação desse coronavirus.
No entanto penso que deve falar de novo com o vet, porque um gato que seja portador do coronavirus, pode negativar e eliminar o virus e antes de qualquer cirurgia deve fazer novas análises para confirmar a quantidade de coronavirus presentes.
São vários os factores que podem ajudar a desenvolver essa doença e pelo que tenho lido uma das causas são precisamente as cirurgias, tais como a esterilização... mas também qualquer mudança nos hábitos dos gatinhos pode provocar e despoletar a doença!
Penso que é um "pau de dois bicos" e só falando e esclarecendo muito bem com o vet se pode tomar uma decisão.
Aguarde que mais alguém venha dar opinião!
Abraço
Helena
Na verdade os seus gatos deram positivo ao teste do PIF, o que significa que são portadores do coronavirus, e que em situações de stress podem desenvolver a doença, por mutação desse coronavirus.
No entanto penso que deve falar de novo com o vet, porque um gato que seja portador do coronavirus, pode negativar e eliminar o virus e antes de qualquer cirurgia deve fazer novas análises para confirmar a quantidade de coronavirus presentes.
São vários os factores que podem ajudar a desenvolver essa doença e pelo que tenho lido uma das causas são precisamente as cirurgias, tais como a esterilização... mas também qualquer mudança nos hábitos dos gatinhos pode provocar e despoletar a doença!

Penso que é um "pau de dois bicos" e só falando e esclarecendo muito bem com o vet se pode tomar uma decisão.
Aguarde que mais alguém venha dar opinião!

Abraço
Helena
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda fev 23, 2009 9:29 pm
Obrigada cara amiga Helena. é mesmo por ser um assunto delicado que o sujeitei ao forum.
Um abraço,
Susana
Um abraço,
Susana