sexta nov 06, 2009 1:09 am
Daniela, se faz um grande drama com esses xixis, que o seu cão faz para dar à casa o cheiro dele e com isso dizer a todos, donos incluídos, que ali, aquele sítio é dele, o bicho nunca mais deixará de os fazer.
Esse comportamento revela um conflito consigo, quando ele entra em casa fica ansioso e marca para manifestar essa tensão. Se passar a agir com calma, sem gritos nem ralhos, ele começará a acalmar e aos poucos deixará de o fazer. Agora vai levar tempo, mas com paciência e muito trabalho de esfregona em silêncio, chegará lá.
Sugiro-lhe duas coisas: primeiro, acabe com os ralhos, se lhos der (e calculo que dará), e limite-se a limpar com a indiferença aparente que lhe for possível. Se o apanhar a alçar a pata, pegue nele imediatamente e leve-o para o quintal, dizendo apenas "Não", em voz calma e firme. Ao largá-lo no quintal, diga-lhe "Aí", também no mesmo tom de voz. Depois reentre em casa e feche-lhe a porta. E repita isto tantas vezes quantas as que forem necessárias até ele perceber que os xixis se fazem fora de casa e que o que pode marcar sem problemas são os troncos das árvores na rua.
Em segundo lugar, e esta é só para si, defenda os sítios que ele marca e estenda a roupa de modo a que não fique ao alcance do jacto de urina. Conheço pessoas que tiveram o mesmo problema que envolveram os pés das cadeiras com plástico, sacrificaram a decoração tapando os sofás a toda a volta também com plástico, arranjaram barreiras que encostaram às paredes, etc. Puxe pela imaginação.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.

</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

</p>