não consigo aproximar-me do meu gatinho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
xangalanga
Registado: segunda nov 30, 2009 10:49 am

segunda nov 30, 2009 11:24 am

Olá a todos!

Esta é a minha primeira vez no forum.
Participo porque adoptei um gatinho de rua, pretinho, lindo e fofo, mas não tenho conseguido manter uma relação muito próxima com ele! Sempre que me aproximo dele, ele bufa, e este fim de semana até as garras pôs de fora, em casa anda sempre à procura de um buraco para se esconder, e só brinca se sentir que não estamos por perto.
Tenho medo que ele se aleije nessas suas tentativas de nos fugir, e tenho medo que ele nunca nos queira como donos, ou seja que não queira colinho, festinhas, miminhos...
Já levei ao veterinário, e ele disse-me que é normal e que uns gatos dão mais trabalho que outros, e ensinou-me a segurar-lhe pelo cachaço. Eu cresci com animais, tenho um gato o Pity, que também foi resgatado da rua e é um fofo, e a Paty que é uma cadela pincher, o amor da minha vida, estas duas fofuras ficaram em casa dos meus pais, agora moro noutra casa e pensei em adoptar mais um amigo, mas não está a correr nada bem!
Alguém sabe de algum truque, ou qual atitude devo tomar para que o meu bichinho queira o nosso carinho?

Obrigada

Andreia
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

segunda nov 30, 2009 12:38 pm

Olá!
Antes de mais quero felicita la por ter resgatado um gatinho de rua e preto :D !
Quanto ao seu problema, há quanto tempo tem o gatinho em casa?
Os gatinhos mesmo aqueles que nascem em casa e são dados, demoraram um tempo para se habituar a um novo ambiente, novas pessoas mas os gatinhos adaptam se bem.
Um gatinho que nasceu e viveu sempre na rua (não sei se é o caso do seu gatinho) vai demorar mais tempo mas com paciência e calma eles habituam se.
Sugeria que tentasse brincar com ele, com uma fitinha ou com aquelas canas de pesca para os gatinhos brincarem, com o tempo ele aprende a confiar em si. Disse que ele não brinca na vossa presença mas podia esconder se por exemplo atrás da porta, atirava uma fitinha e puxava a fitinha para ele brincar.
Com tempo ele vai confiar em si!

Aqui há uns meses apanhei um gatinho que andava por aqui, e foi dificil ele habituar se á casa e ele não brincava muito; agora parece que sempre viveu connosco e brinca muito.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda nov 30, 2009 2:08 pm

xangalanga:

Leia este artigo, Pode ser que ajude :wink:

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/receber ... vo_lar/317

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
xangalanga

segunda nov 30, 2009 4:18 pm

Obrigado, pelos conselhos!

Vou ser paciente, afinal ele ainda é pequenino e está lá em casa só à uma semana. Mas como estou habituada a doces, estava preocupada que este meu menino novo não fosse melhorar!
Agora estou mais sossegada, e vou dar-lhe tempo para que ele se habitue a nós e a casa!
Quando tiver mais novidades do progresso do meu bichinho, eu publico!

Beijinhos a todos!
Andreia
katrina23
Membro
Registado: terça nov 03, 2009 12:58 am

quarta dez 02, 2009 4:27 pm

Olá Xagalanga

Tbém lhe quero dar os parabéns por ter adoptado um gatinho preto.
à 4 anos fiz o mesmo :wink:

Quanto ao resto....é ter paciencia, ele há de ceder!!! :D

Na minha opinião...á q o deixar andar á vontadinha dele, não o melgar...Deixar ele sentir que é o dono do pedaço !!!! :wink:
xangalanga

quarta dez 09, 2009 3:13 pm

Olá a todos...

Escrevo para dar conta da evolução do meu "Bibu" preto fofo e fera!
Já passaram quase 15 dias, e já se nota algumas melhorias...já brinca, o que não acontecia, mas muito raramente se aproxima. Ontem consegui que viesse até às minhas pernas enquanto brincava com uma bolinha presa com um fio, fiquei muito feliz!

Ao contrário da semana passada, que não lhe consegui por a mão, estive 7 dias sem lhe fazer uma festa no pêlo! Agora tenho obrigado a esse contacto porque acho importante que ele se habitue ao meu cheiro e ao toque da minha mão! Então apanho-o com a ajuda de um pano fofo, e fico com ele ao colo a fazer-lhe festas durante algum tempo, e ele ontem já dormiu uma soneca de esticar as patinhas, no meu colo!

Mas continuo a não me poder aproximar muito, mal entro no espaço dele, ele esconde-se num buraco! Ou dentro da garrafeira, ou dentro da casinha dele, e se me chego ele bufa e às vezes até ronca!

Tenho algum receio que ele nunca se habitue a mim, que seja daqueles gatos tímidos, que não toleram os humanos!

Bem, vou continuar a fazer de tudo para conseguir domesticar o meu pretinho...tenho lido muitas coisas na net e até em livros, mas se tiverem mais alguma dica para me dar eu agradecia muito..muito...

Hoje vou publicar uma foto do meu fofuxo para verem!

Miaus...pa todos!

Andreia
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

quarta dez 09, 2009 3:50 pm

Aguce lhe a curiosidade ... e brinque brinque! Depois faça o jogo do "não te ligo nenhuma" e ignore o, sempre claro com atenção e topando os seus movimentos!! Ele vai-se habituar a si vai ver, apenas tem medo e por isso reage de forma agressiva... Uma ideia: agora no inverno ponha sempre o aquecedor ao pé d si ... os gatos adoram e assim fica ao seu lado habituando-se à sua presença.
Boa sorte!!!
Responder

Voltar para “Gatos”