Olá!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Tigreza
Registado: quinta jul 24, 2003 8:31 pm
Localização: 2 cadelas, 1 pastora alemã e outra cruzada de P.A. e de coelheira

sábado jul 26, 2003 11:09 am

Olá! Eu tenho uma pastora alemã com 2 meses, feitos no dia 15, e ela tem as orelhas muito esticadas. ela dá-se com toda a gente, pk só quer brincadeira, uma vez que é pequena. mas revela-se uma boa cadela de guarda, embora tão pequena, Ladra a qualquer pessoa que entre em casa de noite, ms eu entrei ontem e ladrou-me a mim tb. mesmo depois de eu falar para ela continuou a ladrar. Será isso indicador de que quando for maior, ñ vai ser obediente. E que vai guardar a casa tão bem que até as pessoas de lá ladra? Correremos o risco de ela, quando andar solta atacar-nos?

Ajudem-me se puderem.
Brigada, Tigreza. ;) ;) ;)
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado jul 26, 2003 3:15 pm

A sua cachorra está numa fase de aprendizagem.O facto de lhe ter ladrado pode não significar nada todavia é na fase de aprendizagem que eles são ensinados das regras futuras.Isto é do que lhes é permitido fazer e do que não.Têm de ser treinados.
O Pastor Alemão é um cão muito inteligente ( aliás é o seu maior defeito :)) por isso aprende com muita facilidade. Quando acontecer novamente isso diga-lhe não com firmeza, ela tem que aprender que esse comportamento não é tolerado.Habitua-a a deixar que lhe mexa na comida enquanto come, a tirar-lhe os brinquedos enquanto brinca, etc.Se ela não for entendendo isso pode vir a ter problemas futuros.Para os cães os humanos da família fazem parte da matilha só que têm que aprender que hierarquicamente estão acima deles isto é eles têm que lhes obedecer.Não se esqueça que um Pastor ensinado e obediente é um prazer mas o inverso pode tornar-se um suplício.

Saudações
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo jul 27, 2003 10:10 am

Olá Tigresa,

Tal como o boerboelfan referiu esta raça é muito inteligente e rápidamente capta as fraquezas dos restantes " membros da matilha". Por isso é tão importante, logo de pequeninos, não permitir comportamentos indesejáveis no futuro. Mas não se esqueça de a recompensar quando ela faz uma coisa bem!
Uma das coisas que pode e deve fazer, é passeá-la ao colo. Vai ver que ela não se importa e ajuda-a a perceber que a Tigresa é bem mais forte do que ela. Tem é que aproveitar agora, porque daqui a um mês ou dois já não poderá com ela. ;)
Maria João
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo jul 27, 2003 11:23 am

mjoaomarques Escreveu: Uma das coisas que pode e deve fazer, é passeá-la ao colo. Vai ver que ela não se importa e ajuda-a a perceber que a Tigresa é bem mais forte do que ela. Tem é que aproveitar agora, porque daqui a um mês ou dois já não poderá com ela. ;)
Desculpe lá , Maria João , mas não concordo consigo.O cão tem um raciocínio muito linear o que é hoje é amanhã e o que não é hoje também não é amanhã.Assim o cão não vai perceber porque pode andar hoje ao colo e amanhã não.O dono não tem que mostrar ao cão que é mais forte do que ele.Não se trata de concursos de halterofilismo.O respeito e reconhecimento da hierarquia do dono não é através da força ( embora que em casos de necessidade temos que lhes chegar " a roupa ao pêlo") mas da postura e da firmeza.
Isso é como aquele caso , salvo as devidas comparações, de uma pessoa que tinha um Dob que desde pequenino dormia no sofá.Em determinado dia o dono entendeu que ele não podia ficar ali e ordenou-lhe que saísse.Como ele não obedeceu foi lá e puxou-o.Resultado o cão virou-se ao dono.O cão não percebeu porque é que sempre pode estar no sofá e agora não podia e limitou-se a defender o seu território.
Os cães não são pessoas nem têm o nosso raciocínio ( embora por vezes o Pastor pareça :) ).Nem são bebés que tenhamos que andar com eles ao colo.Cão é cão e pessoa é pessoa.

Saudações
mjoaomarques
Membro Veterano

domingo jul 27, 2003 4:28 pm

boerboelfan Escreveu: ...
Nem são bebés que tenhamos que andar com eles ao colo.Cão é cão e pessoa é pessoa.

Saudações
Claro que um cão não é um bebé. Nem eu sou pessoa que tenda a humanizar os animais, sejam eles quais forem. E não sei de onde ficou com a idéia que ganho o respeito dos meus cães usando a força. Pelo contrário. Mas se calhar não me soube expressar correctamente. Ora bem, pelo que percebi, a Tigreza é novata em cães de personalidade forte. Logo, deverá aproveitar todos os truques que inibam a natural tendência que estes cães têm para se tornarem líderes. Vamos supôr que a Tigreza tem tempo para quatro passeios diários com o cão e que diáriamente, numa das vezes ela o leva ao colo, mas em saídas diferentes. Sendo assim, o cão não vai associar que andará ao colo a determinada hora do dia e também ficará com a sensação real de que o dono tem capacidade para o proteger logo, que será o líder. Claro que esta situação é temporária pois o cão cresce rápidamente. Claro que o cão não ficará frustado, pois maiorzinho, o que quer é brincar e explorar e não se manter ao colo dos donos. Claro que para a Tigreza (e restante família) se manterem líderes têm que continuar com uma educação coerente, determinarem à partida o que é permitido e não, castigando a desobediência sim, mas também recompensando a obediência. Não se podem esquecer que um cão destes precisa do treino básico de obediência. Que cada novo exercício só deverá ser ensinado quando o anterior está perfeitamente assimilado. Que mais vale três ou quatro sessões de 10 minutos do que massacrar o cachorro com uma ou duas sessões maiores. E que estes treinos devem ser um prazer, uma brincadeira, para cão e donos e não "uma seca". Queria apenas finalizar que se é necessário que o cão respeite os donos o inverso também é verdadeiro, o que não foi o caso do tal doberman. E aí sim,
boerboelfan Escreveu: um Pastor ensinado e obediente é um Prazer
Maria João
-MiX-
Registado: domingo ago 03, 2003 2:27 pm
Localização: Pure Street Dog (Rafeiro com muito sangue de Pastor Alemão)

domingo ago 03, 2003 3:03 pm

"Uma das coisas que pode e deve fazer, é passeá-la ao colo. Vai ver que ela não se importa e ajuda-a a perceber que a Tigresa é bem mais forte do que ela. "

Uns dias a trás o meu cão, sentiu o cheiro de uma cadela e desobedeceu ao ponto de ter de ir atrás dele. Pouco depois, e obedecendo ao chamamento veio ter comigo, o castigo que lhe apliquei foi leva-lo contra vontade (digo contra a vontade porque sentia que ele estava contrariado e "envergonhado" e nao por estar a lutar contra) às cavalitas de volta a casa. O meu Pure Street Dog com muito sangue de Pastor Alemão tem aproximadamente 2,5 anos.
Tigreza
Registado: quinta jul 24, 2003 8:31 pm
Localização: 2 cadelas, 1 pastora alemã e outra cruzada de P.A. e de coelheira

terça ago 05, 2003 5:35 pm

Obrigada por toda a ajuda prestada. neste momento a Xena (a pastora) já me obedece (pouco, mas axo que ainda é pequenina para compreender tudo o que desejo que ela faça), pelo menos, quando a mando calar, ela cala-se! :) e espero conseguir treina-la para fazer as coisas basicas, como sentar, deitar, etc, sozinha, uma vez que ñ a puderei colocar numa escola, por falta de tempo, ñ por problemas de dinheiro, graças a Deus. Mas em breve as aulas começarão e ñ terei tempo de conjugar o estudo, com os cuidados a ter com ela em casa e ainda ir com ela é escola.
akeles que tão prontamente me tentaram ajudar, na questão anterior, peço que me digam se têm conseguido, com sucesso, treinar os cães em casa, ou se todos andaram numa escola!!!!!?????
E como disse a Maria João, sou novata nisto, ker dizer, já tive outros cães, aliás tenho de momento outra cadela, para além da Xena, e ñ conheci até hoje um cão que me amedronta-se ou que ñ gostasse de mim. Mas eu quero que a Xena me obedeça e ñ que se limite a tomar conta da casa, cm bem entender. quero tar segura que a puderei ter solta ao pe de mim, com pessoas estranhas que se eu disser para estar quieta, ela estará quieta, ou se lhe der a ordem contraria, ela prontamente me defenderá. axam que estou correcta?

espero que sim,

Beijos, esperando resposta:

Tigreza ;) ;) ;)
mjoaomarques
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 10:59 pm

Tigreza Escreveu: ...
akeles que tão prontamente me tentaram ajudar, na questão anterior, peço que me digam se têm conseguido, com sucesso, treinar os cães em casa, ou se todos andaram numa escola!!!!!?????
...
Tigreza ;) ;) ;)
O pastor alemão é das raças mais fáceis de ensinar pois o seu maior gosto é agradar o dono. Qualquer pessoa, mesmo uma criança, que não seja impaciente e tenha bom senso consegue ensinar um cachorro desta raça. Eu defendo que o ensino deve começar logo que o cachorro chega a casa. Logo aos dois meses, treino a ordem de chamada usando o comando (X, aqui!), em voz alegre, no momento em que lhe dou as refeições. Em dois dias, em casa, o cachorro vem sempre que o chamo pelo nome. Também é desde o primeiro dia que o cachorro deve aprender qual o seu lugar na “nova matilha”, o que lhe é e o que não é permitido fazer.
Existem livros de bolso que elucidam bem o ensino de obediência básica. Aconselho-a também a consultar o link do forista CMNogueira. Descreve os exercícios passo a passo e tem vídeos a demonstrar os ensinamentos.
www.amigodorottweiler.com
Maria João
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

terça ago 19, 2003 2:29 pm

Olá

O facto de ela lhe ladrar com firmeza, não faz dela, desde já, uma grande guarda, visto ainda está na 1ª etapa de aprendizagem. Como alguém aqui referiu, ela quer se "saber" impôr e você como dona, não pode permitir atitudes dessas.

Isto faz-me lembrar o dia em que o meu fila, também cachorrinho de 2,5 meses, rosnou e ladrou ao meu filho mais velho, quando este ia a entrar em casa. Não podia deixar passar aquela atitude em claro. Dizendo-lhe para estar quieto e calado, abri o portão e coloquei-o no colo dele.

Actualmente, está com 8 meses, perto dos 9 e no que toca a "guarda", não podia ser do melhor. Claro que, já não ladra aos de casa, nem pouco mais ou menos. Mas teve que aprender que ele é o "segundo".
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça ago 19, 2003 6:43 pm

...
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”