Diamante Gigante e Diamante Normal

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

domingo dez 27, 2009 5:40 pm

PauloC segundo o que li nas tabelas de pássaros que podem participar em exposições, existe dois tipos de periquitos, o periquito ancestral e o periquito tipo inglês!
Mas nos mandarins não vi tal distinção entre os mandarins de tamanho comum e mandarins de tamanho gigante!
Logo posso concluir que até os meus mandarins de tamanho normal podem participar em exposições!

Mas já ouvi de tudo quanto a isto! Houve um criador de mandarins que disse que só podia lá levar mandarins de tipo gigante! E ouvi outros criadores, que diziam que não havia problema com os de tamanho normal!

Pelo que li os mandarins gigantes, ao contrario do que acontece com os periquitos ingleses! Mesmo acasalando só entre si, por vezes tem crias de tamanho normal! Já o periquito inglês, acasalando entre si só tem periquitos ingleses! (periquitos de grande porte)

O que sabes sobre isto?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo dez 27, 2009 7:13 pm

Pessoalmente, estranharia de Mandarins normais não pudessem participar em exposição, uma vez que são a versão, digamos, 'normal' da especie !!
Quanto aos acasalamentos com gigantes, nada sei, porque não sei qual o caminho que levou a esse 'apuramento'.
Talvez alguém mais entendido nessa especie, que eu não sou, o possa elucidar.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda dez 28, 2009 1:08 pm

Silviel Escreveu:
Pelo que li os mandarins gigantes, ao contrario do que acontece com os periquitos ingleses! Mesmo acasalando só entre si, por vezes tem crias de tamanho normal! Já o periquito inglês, acasalando entre si só tem periquitos ingleses! (periquitos de grande porte)

Os Periquitos não são ingleses, o standard é que foi definido pelos ingleses... daí que, habitualmente, lhes chamemos Periquitos Ingleses.

Os Periquitos Ingleses, podem aproximar-se mais ou menos do standard definido e é isso que os torna bons ou maus exemplares.

Quando se acasalam duas aves, as possibilidades de sairem crias de qualidade, dependerá sobretudo da qualidade dos progenitores e de toda a sua carga genética.

Quando se acasalam 2 periquitos Ingleses de má qualidade, obtêm-se, regra geral, periquitos de má qualidade, alguns deles, tão ou mais fracos, em termos de porte, que o periquito ancestral.

O mesmo acontece com o Mandarim Gigante, já que, tanto este ultimo, como o Periquito de Standard Inglês, são aves fruto de uma selecção a partir do seu ancestral.

No caso dos Mandarins, ambos podem concorrer em exposições.

A forma como são avaliados, desconheço, já que não tenho experiência com exóticos.

No que aos Periquitos diz respeito, além das expos dedicadas ao Periquito de standard inglês, actualmente, existe também uma classe para periquitos de cor, onde se pode concorrer com os ancestrais.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Responder

Voltar para “Aves”