Ajuda para comportamento do meu fofinho laranja

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
catlover22
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 5:12 pm

sexta jan 08, 2010 2:28 pm

Há cerca de 15 meses adoptei um gatinho maravilhoso que encontrei perto do meu local de trabalho muito maltratado (desnutrido, desidratado, com o pelo num estado lastimável, com feridas, muito carente e com umas otites imensas devido aos ouvidos estarem completamente cheios de ácaros).
Este bichinho é dos gatos mais meigos com o qual alguma vez convivi. Na verdade, só graças à sua meiguice extrema e à minha insistência, assim como do meu filho, é que consegui convencer o meu marido a deixá-lo ficar connosco (de qualquer modo não iria ficar na rua porque a minha mãe iria ficar com ele). E foi assim, que após ter sido convenientemente tratado numa vet maravilhosa (não me canso de dizê-lo), ele recuperou completamente a sua bela forma e encontra-se esplendoroso, livre de otites e muito feliz com os seus novos donos. De facto, é mimado incessantemente por todos os membros da família (sim, mesmo pelo marido inicialmente resistente mas que agora o adora).
Entretanto, e apesar das minhas inúmeras tentativas, este bichinho amoroso é sociável e meigo com todas as pessoas adultas amigas e familiares que vão lá a casa, mas esconde-se dos jovens adolescentes que vão visitar o meu filho.
Eu já tentei pegar-lhe ao colo e levá-lo a conhecer os jovens, mas a verdade é que ele começa a espernear e fica num terror tal que faz dó só de ver e, na verdade, quanto mais eles tentam ir atrás dele para lhe fazer festas, mais ele fica aterrorizado.
Ultimamente optei por deixá-lo esconder-se e não o incomodar. Mas fico com pena dele porque quando as visitas demoram passa o dia inteiro escondido.
A vet diz que provavelmente é algum trauma do seu tempo de rua ou de donos anteriores (efectivamente ele teve donos, porque quando o encontrei era um gato adulto já castrado e que não estranhou nada o ambiente de casa). Ela sugeriu que com o tempo e habituação e quando verificar que aqueles jovens não lhe fazem mal esse medo irá passar.
Será que passa? De facto, durante este tempo todo ainda não observei melhoria nenhuma em relação a este medo.
Inicialmente, ele tinha vários medos: sacos, mochilas, barulhos de vária espécie, bonecos peluche... mas com a nossa ajuda e a imensa confiança que este ser maravilhoso depositou em nós, superou-os a todos.
No entanto, em relação a este medo não tenho tido nenhum sucesso.
O que é que eu poderei fazer para ajudá-lo a superar este trauma?
Venho pedir-vos ajuda porque já há imenso tempo que venho lendo o vosso forum e tenho visto que as vossas opiniões são sempre muito úteis. Deste modo, agradeço qualquer sugestão que me possam dar para tentar resolver ou minorar o problema.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jan 08, 2010 3:12 pm

Olá, Catlover22,

Em primeiro lugar, muitos parabéns pelo seu lindo menino.

Olhe, se ele se desse mal com os elementos residentes da casa, acho que deveria tentar outras soluções (consulta comportamental, por exemplo), mas sendo que é só com determinadas visitas, eu aconselharia a deixar o gatinho em paz. Deixe-o esconder-se, não o force; ou, quando há as tais visitas, coloque-o antes de elas chegarem numa divisão sossegada, com a água, a comida e o WC.

Eu tenho dois ou três gatos que faziam a mesma coisa. Mal entrava alguém "de fora" cá em casa, escondiam-se imediatamente dentro do roupeiro, debaixo de um móvel, num recanto do sótão... Com o tempo (mas mesmo bastante tempo), começaram a perceber que ninguém vinha para lhes fazer mal.

Um exemplo: aqui há um ou dois anos, a reunião de condomínio foi feita em minha casa. Como uma das condóminas tem medo de gatos, tive pretexto para os fechar a todos na cozinha (não me dava jeito nenhum que soubessem quantos gatos tinha ao certo). Mas ao ir buscar qualquer coisa à cozinha, alguns escapuliram-se e, como essa senhora já tinha saído, outro vizinho disse, "Deixe lá sair os gatinhos para nós vermos, são tão lindos..." Não tendo como me sair daquela airosamente, abri a porta e deixei sair os que quisessem, convencida de que alguns não o fariam ou se refugiariam imediatamente no sótão.
Então não é que aquelas almas todas, sem excepção, se foram exibir para a sala, e um ou dois dos mais esquivos até deixaram que lhes fizessem festas?

Pode ser que, com o tempo e sem apresentações forçadas, o seu gatinho também venha a "dar a volta"... Ou não... Mas não me parece que valha a pensa fazer alguma coisa, e forçá-lo é que certamente não é solução.

Felicidades.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta jan 08, 2010 4:17 pm

Tassebem Escreveu:Olá, Catlover22,

Um exemplo: aqui há um ou dois anos, a reunião de condomínio foi feita em minha casa. Como uma das condóminas tem medo de gatos, tive pretexto para os fechar a todos na cozinha (não me dava jeito nenhum que soubessem quantos gatos tinha ao certo). Mas ao ir buscar qualquer coisa à cozinha, alguns escapuliram-se e, como essa senhora já tinha saído, outro vizinho disse, "Deixe lá sair os gatinhos para nós vermos, são tão lindos..." Não tendo como me sair daquela airosamente, abri a porta e deixei sair os que quisessem, convencida de que alguns não o fariam ou se refugiariam imediatamente no sótão.
Então não é que aquelas almas todas, sem excepção, se foram exibir para a sala, e um ou dois dos mais esquivos até deixaram que lhes fizessem festas?
:lol: :lol: :lol: os gatos são tramados.
quando fui para os açores, o homem que me alugou a casa fez um estardalhaço por causa da carlota. no 1º dia, não sabia que ele tinha galinhas no quintal. abri a porta à carlota e passado um bocado, ouvi um grande barulho. já ela tinha uma galinha na boca e outra andava a correr desvairada. fi-la largar a galinha e acabaram-se as idas ao quintal.
gatos eram uns 10. o homem nem podia sonhar. estavam no sótão. uma vez, o homem entrou em casa. eu sempre a tentar corre-lo para a porta e ele a insistir que queria entrar. entretanto,a alice decidiu miar. foi um filme. fiquei só uns dias. livra. tinha um enfarte :lol:

os meus gatos tb. não gostam de estranhos. eu não me chateio nada com isso. sei que assim, dificilmente correrão para a porta da rua
anjjazul
catlover22
Membro
Registado: segunda jan 04, 2010 5:12 pm

sexta jan 08, 2010 5:34 pm

Pois, de facto vou seguir a vossa sugestão e deixá-lo ficar sossegado. Normalmente, ele foge para o meu quarto e enfia-se dentro da nossa cama :D .
Na primeira vez que fez isso, corremos a casa toda e não o encontrávamos. Entretanto, estava eu no meu quarto a chamá-lo quando reparei num montículo que se movia debaixo do edredon. Foi assim que descobri o esconderijo dele :D .
Ultimamente, tenho optado por colocar na casa de banho do meu quarto a casa de banho dele, a comida e água e fecho a porta. Assim fica com o espaço do meu quarto, com uma janela (fechada) para ver a rua e com o espaço da casa de banho. Como é só por umas horas não fica mal..
Pode ser que com o tempo ele se habitue.
Só é estranho porque com as pessoas adultas ele faz questão das ir receber à porta e dar logo turrinhas e miados sonoros para receber festas.
Enfim deve ser trauma mesmo.
Mas, desculpem este aparte... este fofinho laranja foi das melhores coisas que apareceram na minha vida.
É que eu já sonhava ter um gato há imenso tempo e o meu marido opunha-se sempre. O meu único consolo era ficar com gatos de amigos nas férias. Como era por pouco tempo, ele não se importava.
Agora adora o Ruca quase tanto como eu.
Vou ver se consigo convencê-lo a adoptar mais um 8)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jan 08, 2010 6:17 pm

catlover22 Escreveu:Pois, de facto vou seguir a vossa sugestão e deixá-lo ficar sossegado. Normalmente, ele foge para o meu quarto e enfia-se dentro da nossa cama :D .
Na primeira vez que fez isso, corremos a casa toda e não o encontrávamos. Entretanto, estava eu no meu quarto a chamá-lo quando reparei num montículo que se movia debaixo do edredon. Foi assim que descobri o esconderijo dele :D .
Ultimamente, tenho optado por colocar na casa de banho do meu quarto a casa de banho dele, a comida e água e fecho a porta. Assim fica com o espaço do meu quarto, com uma janela (fechada) para ver a rua e com o espaço da casa de banho. Como é só por umas horas não fica mal..

Não fica nada mal, não senhor... :wink:

Pode ser que com o tempo ele se habitue.
Só é estranho porque com as pessoas adultas ele faz questão das ir receber à porta e dar logo turrinhas e miados sonoros para receber festas.
Enfim deve ser trauma mesmo.

Talvez seja porque os adolescentes são, naturalmente, mais ruidosos. Ao entrarem, como disse, é largar mochilas no chão, etc. E os gatos detestam barulhos inesperados e grandes movimentações. Ainda hoje, com os meus, se faço algum barulho mais forte, deixo cair alguma coisa ou assim, é vê-los a disparar em todas as direcções. :lol:

Mas, desculpem este aparte... este fofinho laranja foi das melhores coisas que apareceram na minha vida.
É que eu já sonhava ter um gato há imenso tempo e o meu marido opunha-se sempre. O meu único consolo era ficar com gatos de amigos nas férias. Como era por pouco tempo, ele não se importava.
Agora adora o Ruca quase tanto como eu.
Vou ver se consigo convencê-lo a adoptar mais um 8)

Isso é que seria óptimo para o Ruca (em princípio) e para o felizardo que fosse adoptado...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

sexta jan 08, 2010 6:33 pm

Boa tarde Catlover22 :D

Em primeiro lugar, muitos parabéns pela adopção do seu gatinho.

Também sou da opinião que não deve forçar o gatinho, deixe-o refugiar-se quando quiser. Eu quando sei que vou ter visitas em casa, principalmente crianças, também os fecho com os seus pertences num quarto sossegados, assim tenho a certeza que minimizo o stress dos gatos e evito algum acidente que possa acontecer.
Tassebem Escreveu:...Um exemplo: aqui há um ou dois anos, a reunião de condomínio foi feita em minha casa. Como uma das condóminas tem medo de gatos, tive pretexto para os fechar a todos na cozinha (não me dava jeito nenhum que soubessem quantos gatos tinha ao certo). Mas ao ir buscar qualquer coisa à cozinha, alguns escapuliram-se e, como essa senhora já tinha saído, outro vizinho disse, "Deixe lá sair os gatinhos para nós vermos, são tão lindos..." Não tendo como me sair daquela airosamente, abri a porta e deixei sair os que quisessem, convencida de que alguns não o fariam ou se refugiariam imediatamente no sótão.
Então não é que aquelas almas todas, sem excepção, se foram exibir para a sala, e um ou dois dos mais esquivos até deixaram que lhes fizessem festas?...
Tassebem, o que eu já me ri ao imaginar esta cena! :lol: Os gatinhos estão-nos sempre a surpreender!

Catlover22, desejo-lhe muitas felicidades e boa sorte para convencer o marido :wink: .

Editei porque depois de submeter vi que tinha uma grande gralha no texto :oops:
Responder

Voltar para “Gatos”