O meu gatinho ficou bruto e super activo depois de castrado

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sophiedi
Membro
Registado: segunda jan 18, 2010 11:23 am

segunda jan 18, 2010 11:42 am

Olá a todos!
Já sigo este forum desde Agosto do ano passado, desde que adotei o meu jacó, um rafeiro purissimo preto e branco.
O moçoilo sempre foi muito activo e abrutalhado, motivo pelo qual decidimos adoptar mais uma menina, para lhe fazer companhia e brincar com ele, o que veio de encontro à nossas expectativas, apesar de sempre activo e bruto, ele tornou-se um bocadinho mais meigo connosco.
Na sexta feira passada foi o dia de castrar o menino, a intervenção correu muito bem, depois de lhe passar a bebedeira da anestesia, tava de volta à sua alegria e agitação já comuns. Não levou pontos, e mesmo quem sabe da cirurgia, ninguém diz que há 2 dias atrás akele menino foi operado.
O que me leva a colocar este tópico é o seguinte: ele está ainda mais activo e abrutalhado do que era já costume... não dá um minuto de paz à nossa menina, a Nina, sempre a correr e a virar tudo do avesso, as asneiras ainda são mais do que era já habitual...
O que pergunto é: acham isto normal? Alguém já passou por isto? Não era suposto os machos ficarem mais calmos com a castração, ao invés de acontecer precisamente o contrário??
Desde já obrigada a quem me possa dar algum esclarecimento!
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

segunda jan 18, 2010 2:22 pm

Olá:-)
Não sou exactamente perita em comportamento felino, mas já castrei (salvo seja) dois e posso dizer-lhe que as mudanças que está à espera não acontecem em dois dias... se é que acontecerão. A única mudança que aconteceu no macho que castrei foi ter deixado de marcar território, porque continua o mesmo "tresloucado" de sempre. A fêmea, enfim, continua também igual a ela própria, embora agora exija mimos e festas no intervalo das correrias, das "asneiras" e das sestas. Por isto,sempre pensei que a castração/ esterelização não lhes tirou nada do carácter e o temperamento, mas isto sou só eu a falar. Há sempre casos e casos, por isso a única coisa que lhe posso recomendar são grandes doses de paciência. :-)
Sophiedi
Membro

segunda jan 18, 2010 2:41 pm

Obrigada pela resposta!
Eu sei que as mudanças comportamentais, a haver, não se darão em tão pouco tempo... o que acho estranho é ele ter ficado mais agitado do que aquilo que já era... com essa é que nunca contei :) Imaginava o meu peludinho a ficar combalido durante uns dias, murchinho, e tal... n o imaginava era a pôr tudo abaixo e a dar cabo da paciencia da Nina ao fim de 12 horas da cirurgia, e assim continuar!
Bem, esperemos que com o tempo, ao menos os niveis de energia voltem ao que eram antes de ficar sem tintins, já não era pedir muito :)
Mais uma vez, obrigada!
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

segunda jan 18, 2010 4:12 pm

Pois, eu já tinha publicado a resposta quando percebi, realmente, que o problema era energia em excesso :-) Agora fiquei com um grande ponto de interrogação sobre a cabeça. Em todo o caso, de uma coisa tenho a certeza: é preciso paciência e esperar que o rapaz se acalme :-) Pena que não haja uma maneira infalível de explicar à Nina que aquilo deve ser só uma fase... Aposto que a ela, também, não lhe faltam pontos de interrogação, tadinha :-)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jan 20, 2010 7:05 pm

Sophiedi Escreveu:Olá a todos!
Já sigo este forum desde Agosto do ano passado, desde que adotei o meu jacó, um rafeiro purissimo preto e branco.
O moçoilo sempre foi muito activo e abrutalhado, motivo pelo qual decidimos adoptar mais uma menina, para lhe fazer companhia e brincar com ele, o que veio de encontro à nossas expectativas, apesar de sempre activo e bruto, ele tornou-se um bocadinho mais meigo connosco.
Na sexta feira passada foi o dia de castrar o menino, a intervenção correu muito bem, depois de lhe passar a bebedeira da anestesia, tava de volta à sua alegria e agitação já comuns. Não levou pontos, e mesmo quem sabe da cirurgia, ninguém diz que há 2 dias atrás akele menino foi operado.
O que me leva a colocar este tópico é o seguinte: ele está ainda mais activo e abrutalhado do que era já costume... não dá um minuto de paz à nossa menina, a Nina, sempre a correr e a virar tudo do avesso, as asneiras ainda são mais do que era já habitual...
O que pergunto é: acham isto normal? Alguém já passou por isto? Não era suposto os machos ficarem mais calmos com a castração, ao invés de acontecer precisamente o contrário??
Desde já obrigada a quem me possa dar algum esclarecimento!
Acho, enquanto o sistema hormonal continuar activo que, ira continuar por algum tempo :wink: Depois, acalmara.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta jan 20, 2010 8:28 pm

e, além das hormonas ainda circularem durante cerca de um mês, a anestesia tem efeitos muito estranhos. Se uns ficam calminhos e até prostrados durante alguns dias, até a anestesia ser eliminada do organismo, outros há que ficam ainda mais histéricos que o habitual! :lol: dê uma semanita, que ele "normaliza" (muito, muito entre aspas). A castração, até hoje, ainda não alterou o carácter de nenhum dos meus 11 gatos, e o comportamento pouco foi afectado; salvo a Rosalice, q era tímida e arisca e ficou um doce, mas isso ela já era antes, tinha era medo e durante o P.O. foi super mimadinha. O irmão dela era antipático e anti-social com pessoas e ainda é, está na mesma. E o meu Joca, que andava doidinho antes de ser castrado, apaixonadíssimo e a tentar coisas com uma gatinha de 3 meses e pouco, ainda tem arroubos de paixão quando toma catnip... :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Sophiedi
Membro

quinta jan 21, 2010 9:57 am

Rezo então para que Deus vos oiça... (ou o jacó, se calhar é mais produtivo...)

É que o bicho anda insuportável, só faz disparates o tempo todo, corre a casa toda atrás da pobre da Nina c um barulho que parece q tenho cavalos em vez de gatos dentro de casa...
Das duas uma... ou a vet meteu qlqr coisa que faz rir na anestesia ;)... ou o gajo anda-se a vingar por ter andado qse 2 dias sem comer+terem-lhe tirado os tintins...

Paciencia... mta paciencia é o que preciso ;)
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

quinta jan 21, 2010 7:54 pm

Sophiedi Escreveu:...ou o gajo anda-se a vingar por ter andado qse 2 dias sem comer+terem-lhe tirado os tintins...

Pois, não há-de ser fácil. (E a parte dos dois dias sem comer ainda é o menos...)
Acho que até o compreendo... Eu também tive pena de ter que fazer o Óscar cá de casa passar por isso.

Depois da operação ele também ficou mais agressivo, mas tem andado a melhorar a olhos vistos. Eu segurei-o enquanto lhe deram a injecção da anestesia, e ele não gostou nada, pelo que acho que durante uns tempos também se lembrava disso.

Mas isto tudo para dizer que me parece ter melhorado depois de inicialmente ter ficado pior. Provavelmente o mesmo irá suceder com o seu. É preciso é ter paciência e dar-lhe algum tempo.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 21, 2010 8:11 pm

Ainda é cedo...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

sábado jan 23, 2010 8:56 pm

Isso de ficar activo depois de ser castrado, depende do gato.
O meu Iori ficou bastante mais brincalhão do que antes.

Para terem uma ideia, ele foi castrado na altura em que tinha já iniciado o cio. Andava há 2 semanas cabisbaixo e tinha deixado de comer normalmente.
No próprio dia da operação, ele começou a brincar mal chegou a casa, para meu espanto.
Enquanto isso, o irmão vomitou e andou meio desnorteado... Só passado uns 2 dias é que o Tarik voltou ao normal.

Como o Iori precisava de engordar, não alterei a ração para gatos castrados. Mas ele é tão brincalhão que nunca ultrapassou os 3kg. O irmão também nunca foi além dos 6kg porque o Iori simplesmente não o deixa em paz. :lol:
Ainda hoje, dei-lhe uma bola com guizo para o recompensar do banho (que ele não gostou nada), e já está há umas 2-3 horas a brincar com ela. Haja energia!
Kellinha
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:17 pm

sábado jan 23, 2010 11:24 pm

A minha gata Milu foi esterilizada na passada terça, passaram-se 4 dias e continua activa e resmungona :P o vet disse que não precisava de lhe colocar o colar porque o corte era tão pequeno, não tinha pontos externos e em 6 meses que fazia a cirugia daquela forma nenhuma gata tinha tirado o penso pelo menos nos primeiros 3 dias e depois desse tempo, se ela não tirasse, eu teria de tirar. Ela tirou o penso poucas horas depois de acordar :o
Mas o importante é que as cirugias corram bem e que o efeito da anastesia passe sem problemas para termos os nossos meninos de volta :) Acho que alguns dias ainda é muito cedo para se notarem grandes diferenças.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sábado jan 23, 2010 11:28 pm

:?
Os gatos não têm cio... só as gatas! :wink:
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

segunda jan 25, 2010 8:26 am

Bem... se não é cio, não sei então qual é o nome.

Ele andava com a urina com um cheiro fortissimo e onde quer que passasse, deixava cair aquelas "pinguitas" de urina, parecia que estava a marcar mas não o fazia de propósito.
A nivel de comportamento deixou de brincar e de comer normalmente.

Segundo a vet., isso era indicativo de já estava a entrar em época de cio...
Sophiedi
Membro

segunda jan 25, 2010 2:09 pm

Obrigada a todos pelas respostas!
O Jacó já está mais sossegado, já está mais dentro dos padrões de energia que tinha antes de ficar sem tintins ;)
Agora foi a Nina que entrou no cio, em boa hora levei o Jacó à castração! :o
E agora anda a Nina, que era tão sossegadinha, só a fazer disparates, a rebolar no chão e constatemente a gemer (pq ela não mia, nunca percebemos mt bem porquê, pq não é surda...), e agora anda o Jacó cheio de medo dela e a olhar para ela pelo canto do olho :)
Ou seja, de monotonia, lá em casa não morremos! :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 25, 2010 3:45 pm

Mihoshi Escreveu:Bem... se não é cio, não sei então qual é o nome.
...

Segundo a vet., isso era indicativo de já estava a entrar em época de cio...
Não, segundo a vet isso era indicativo de estar a entrar na maturidade sexual.
Os machos estão prontos a acasalar sempre, o ano todo, desde o momento da maturidade sexual. As fêmeas só aceitam o macho no periodo de estro, ou cio. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Gatos”