mandarins
peço desculpa, mas uma vez q tou limitado a nivel durante o dia de fazer buscas na net, e a noite ter de ajudar na criaçao doutra cria, a minha filha, este fim de semana quando ja nao tinha esperança, nasceu um filhote de mandarim, ate quase q assisti a ele sair da casca, agora a femea continua a ser muito "nervosa", quando sente alguem a arpoximar-se salta logo do ninho, quanto ao macho, esse sim, nao sei por nada do ninho e tapa logo o filhote, e do q me é dado a ver, vai lhe dando comer. eles fizeram ninho naqueles tipo cestinha, ontem no entanto, por descuido, provalvelmente da femea, o filhote estava quase a entrada, e tenho mesmo medo q ele cai, mas tambem nao cria estar a intreferir com a natureza, mas será q eles o "PUXAM OARA DENTRO?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
- Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári
Amigo, se não formos a dar uma mão a esta natureza ela está tramada.
Se fosse possivel poderia colocar uma foto, não quero fazer nenhuma consideração antecipada, mas por isso se deve de usar caixa fechada, para os pequenotes não terem ainda mais possibilidade de ir parar ao chão e morrer gelados.
Como a femea é nervosa, não deveria de mexer muito, mas como os manderins custumam atolar o ninho com materiais, seria bom tirar um pouco os do meio pra que estivesse mais fundo e não tivesse tanta possibilidade de cair ao chão.
É este o meu conselho.
Boa sorte
Se fosse possivel poderia colocar uma foto, não quero fazer nenhuma consideração antecipada, mas por isso se deve de usar caixa fechada, para os pequenotes não terem ainda mais possibilidade de ir parar ao chão e morrer gelados.
Como a femea é nervosa, não deveria de mexer muito, mas como os manderins custumam atolar o ninho com materiais, seria bom tirar um pouco os do meio pra que estivesse mais fundo e não tivesse tanta possibilidade de cair ao chão.
É este o meu conselho.

Boa sorte
mais uma vez obrigado pela pronta resposta, de facto ja me arrependi em ter o ninho de cesta, ate o ia retirar este fim de semana qunado notei o filhote. ontem ainda fiz uma tentativa para por um ninho caixa fechada, mas parece-me q o macho ficou com uma aititude desconfiada, mesmo em relacao ao filhote, depois quando voltei a colocar a cesta, ele voltou ao normal, cobrindo logo o filhote. eu ja nao tenho material na gaiola, mas logo vou tentar rapidamente tirar o ninho, e tirar um bocado do material. apesar de ter choco, ele anda a tirar penas a femea, e depois forra o ninho???
espero é q este filhote va avante, é sempre uma desilusao quando nao vao. q motivos é q encontra para o facto de os outros estarem todos galados, com embrioes e nao ter indo avante? sinceramnte depois desta situacao e de o filhote ir ou nao avante, vou meter uma caixa de ninho, caixa mesmo!!!!
os meus bengalins tem uma caixa, ja la tem 3 ovos, tenho 2 goulds machos e uma gould femea, com ninho e material, mas se calhar ja estao fora da epoca
os meus bengalins tem uma caixa, ja la tem 3 ovos, tenho 2 goulds machos e uma gould femea, com ninho e material, mas se calhar ja estao fora da epoca
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
- Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári
Por agora não sou criador de exoticos, á excepção de manderins e bengalins. Mas penso que ainda não está fora do tempo...
Não lhe sei dizer ao certo qual o motivo, podem ser muitos. Mas o frio que se faz sentir, se eles estiverem um pouco mais de tempo do que é suposto, xau filhotes e mm dentro do ovo não resistem. Tenho o mesmo problema com os meus 4 ovos cheios, 1 tirado. Já não volto a tocar nos ovos, quando a fêmea lá estiver.
Não lhe sei dizer ao certo qual o motivo, podem ser muitos. Mas o frio que se faz sentir, se eles estiverem um pouco mais de tempo do que é suposto, xau filhotes e mm dentro do ovo não resistem. Tenho o mesmo problema com os meus 4 ovos cheios, 1 tirado. Já não volto a tocar nos ovos, quando a fêmea lá estiver.
eu pessoalmente com a ansia de querer dar boas condicoes, por vezes posso prejudicar eles, mas nunca mais mexo nun ninho, sem passar o tempo necessario do choco, a excepcao é aquele caso dos mandarins, onde poderei tirar o ninho e fazer o que me disse. de resto, nos bengalins, tem um ninho novo com 3 ovos, nao lhes toquei nem vou tocar, stao juntos com os goulds, mas nao se chateiam, consigo ver os ovos da porta de fora, mas nao os vou tirar para ver se estao galados ou nao. logo se ve. tem um ninho novo, q acho serem mais resguardados, sao umas caixas castanhas com uma abertura. depois nos mandarins mais tarde vou optar por uma caixa igual, acho q eles nao sao esquisitos, fazem ninho em quase todo o lado
Mostre-nos lá uma foto do sitio onde tem as aves, talvez assim se possa ajudar melhor.jmdcl Escreveu:eu pessoalmente com a ansia de querer dar boas condicoes, por vezes posso prejudicar eles, mas nunca mais mexo nun ninho, sem passar o tempo necessario do choco, a excepcao é aquele caso dos mandarins, onde poderei tirar o ninho e fazer o que me disse. de resto, nos bengalins, tem um ninho novo com 3 ovos, nao lhes toquei nem vou tocar, stao juntos com os goulds, mas nao se chateiam, consigo ver os ovos da porta de fora, mas nao os vou tirar para ver se estao galados ou nao. logo se ve. tem um ninho novo, q acho serem mais resguardados, sao umas caixas castanhas com uma abertura. depois nos mandarins mais tarde vou optar por uma caixa igual, acho q eles nao sao esquisitos, fazem ninho em quase todo o lado