Tartaruga com comportamentos estranhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

terça fev 23, 2010 9:51 pm

Boas!

Tenho uma tartaruga de faces rosadas, ou orelhas, como costumam chamar, há cerca de 16 anos. Sempre esteve saudável, cresceu bem até ao tamanho máximo para uma fêmea e vive a sua vidinha no seu aquaterrário sem probelmas.

O que se passa é que ultimamente, tem estado um pouco mais agitada e tem um comportamento que nunca observei desde que a "herdei" do meu irmão (ela era originalmente dele, mas depois comecei eu a tratar dela) : está constantemente a tentar coçar ou raspar a cauda com as patas de trás (tb não tem outras que cheguem lá). Seja na parte seca como na água. Parece até que está aflita. Nunca observei isso nela e não faço a mínima do que será. Tirando isso, ela está aparentemente bem.

Sei que já poderá existir algo neste fórum sobre isto mas não consegui encontrar nada semelhante com o caso.

Agradeço desde já a quem me puder ajudar com este problema.
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

terça fev 23, 2010 10:03 pm

nunca li nada soubre isso e melhor fazeres um check-up num vet especializado em exoticos ou repteis
pode ser que alguem te diga mais que eu
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

terça fev 23, 2010 10:21 pm

alvesmiguel Escreveu:nunca li nada soubre isso e melhor fazeres um check-up num vet especializado em exoticos ou repteis
pode ser que alguem te diga mais que eu
Mas primeiro ele que confirme se o vet aceita receber um animal ilegal;)
Ha alguns que se recusam...portanto...confirme.
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

terça fev 23, 2010 10:53 pm

continua a ser ilegal mesmo ja adquirida antes da proibiçao dessa especie?(nao falo no caso da user, mas num caso generico)
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

terça fev 23, 2010 10:54 pm

Pois, as partes más deste problema é que só conhecia um veterinário aqui em leiria que desapareceu do nada e há uns anos para trás a minha tartaruga tornou-se ilegal.
No tempo em que ela veio era banal e havia aos pontapés. Tenho de encontrar um veterinário depressa antes que piore.
Obrigado pela ajuda de qualquer das formas. :D
miguelabm
Membro Veterano

terça fev 23, 2010 11:13 pm

alvesmiguel Escreveu:continua a ser ilegal mesmo ja adquirida antes da proibiçao dessa especie?(nao falo no caso da user, mas num caso generico)
Se tiveres algo que prove que foi antes da lei sair...
Eu tenho duas ha +- 21 anos...e obvio que uma factura de uma compra destas ja nao existe provavelmente ha 20anos...ahahahaha
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

terça fev 23, 2010 11:52 pm

Pois, a minha também penso que foi comprada antes de serem ilegais porque toda a gente tinha e todas as lojas vendiam. o mal é que as pessoas esqueciam-se que elas cresciam e viravam bichos bem grandes e com uma tendência para comer muito, aliás, MUITOOOOOOO. Largavam-nas em rios e lagos e lá iam elas espalhar o pânico. Ou seja, proibição. E depois quem arde somos nós que ficamos de mãos atadas quando precisamos de algum serviço imprescindível para a esfomeada.
De qualquer das formas, o meu recibo de compra? Deve de ser petróleo ou carvão por esta altura. Ou um fóssil para futuras gerações. xD
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quarta fev 24, 2010 12:21 am

Não tenho bem a certeza, mas acho que a Faces Rosadas é de manutenção proibida mesmo que a tenhas adquirido antes da lei em vigor sair...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
miguelabm
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 12:35 am

AlunoBioGeo Escreveu:Não tenho bem a certeza, mas acho que a Faces Rosadas é de manutenção proibida mesmo que a tenhas adquirido antes da lei em vigor sair...
E entao aluno?? que queres que faça...entrega as no icnb?! :roll:
Ha certas alturas em que a logica deveria sobrepor se a certas coisas;)
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

quarta fev 24, 2010 1:56 am

Olá, leve-a a um veterinário de exóticos logo que puder.Depois dê noticias,gostariamos de saber que melhorou.
SE GOSTAM&nbsp; DOS ANIMAIS,N&Atilde;O SEJAM AGRESTES COM AS PESSOAS....
Mortinho
Membro Veterano
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

quarta fev 24, 2010 11:01 am

se é uma femea adulta, e estamos a entrar na primavera, pra mim será querer desovar,

ela tem parte seca? muito ou pouco? se muito nao era má ideia colocar uma caixa com areia, so para a bixa desovar em paz (se for mesmo o caso) claro se tiver sozinha depois disso pode mandar os ovos fora
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quarta fev 24, 2010 2:55 pm

holy crap!! desovar? nunca na minha vida me aconteceu isso. lembrou-se agora depois de velha? que tartaruga maluca. eu tenho parte seca mas não é "escavável". ponho uma caixa cheia de areão? isto agora é só surpresas.

quanto ao ir ao veterinário, por mim já tinha ido. o mal é que não sei de nenhum. se alguém souber de algum em leiria, diga, por favor.
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quarta fev 24, 2010 3:05 pm

parece dificil de acreditar, mas acabei de saber qual o problema dela, e penso que se resolveu. pedras no intestino. parece que a minha menina como passa muita fome, ou não, decidiu depois destes anos experimentar pedras. e correu mal. fui agora ver, e na parte seca onde ela estava deitada, havia pedras vindas do nada misturadas com fezes e um pouco de sangue. espero que se tenha resolvido. isto é outra coisa que durante anos nunca me aconteceu. alguns conselhos? já sei que o areão é para tirar do aquario. subsitui há uns meses a areia mais pequena por areão e a brincadeira já me saiu cara. vou trocar por areia que ela possa defecar sem problemas ou vou retirar tudo. ao menos não se repete.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta fev 24, 2010 3:10 pm

StealthSnake Escreveu:parece dificil de acreditar, mas acabei de saber qual o problema dela, e penso que se resolveu. pedras no intestino. parece que a minha menina como passa muita fome, ou não, decidiu depois destes anos experimentar pedras. e correu mal. fui agora ver, e na parte seca onde ela estava deitada, havia pedras vindas do nada misturadas com fezes e um pouco de sangue. espero que se tenha resolvido. isto é outra coisa que durante anos nunca me aconteceu. alguns conselhos? já sei que o areão é para tirar do aquario. subsitui há uns meses a areia mais pequena por areão e a brincadeira já me saiu cara. vou trocar por areia que ela possa defecar sem problemas ou vou retirar tudo. ao menos não se repete.
O ideal serão seixos do ria se pretende ter pedras no fundo, mas o ideal ideal é mesmo não ter nada.

ainda bem que correu tudo pelo melhor. Verifique é que são continua a perder sangue nas fezes.
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

quarta fev 24, 2010 3:18 pm

obrigado. ela já não perde sangue. tá é a pôr em dia o que devia de ter posto cá para fora nos ultimos dias. pobre tartaruga. eu vou tirar tudo. não fazem lá falta nenhuma. desde que ela não esteja assim de novo. e por burrice minha. :oops:

de qualquer das formas, obrigado a todos pela ajuda. foi colocar o tópico e todos ajudaram. assim vale a pena. :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”