sábado mar 06, 2010 11:02 am
Olá,
Tem alguma coisa a ver com as raças, porque a genética tem um papel nesses assuntos, mas tem principalmente a ver com a socialização do cachorro.
Na minha opinião, pode ter o cachorro ontes ou depois de ter uma criança, mas seja como for que faça tem de socializar o seu cachorro, isto entre a 8 e as 14 semanas de vida, no máximo, com crianças, bebés, etc, etc. Toda a gente deveria fazê-lo, a questão é que nem todos têm essa possibilidade, não têm nenhuns amigos com bebés, nem crianças, que queiram contribuir na socialização do seu cachorro, ou seja, deixar que o cão contacte com o bebé ou criança, pode ter pouco tempo para sair de casa com o cachorro e ir para um sitio com crianças.
Depois mesmo que vá para esses sitios, pode correr mal, ou seja, pode nalgum momento haver um episódio que traumatize o cão e faça com que ele passe a não gostar de crianças, tem de se certificar que faz uma associação positiva com crianças, colocando as crianças a brincarem com o cão usando o seu brinquedo preferido, ou dando-lhe recompensas de comida enquanto o chamam, ou o mandam sentar. Pode preparar a chegada da criança, com bonecos e sons de bebés a chorar, coisa que não é 100% fiável mas que ajuda. Depois quando a cirança começa a mexer-se tem tendência a invadir o espaço do cão sem perceber que ele não está a gostar (a rosnar, mostrar os dentes, etc) pelo que todos os contactos entre crianças com menos de 5 anos e cães devem ser supervisadas, nunca deverá deixá-los sozinhos, para bem ds dois.
Se já tem a criança e adquire o cão então a sua preocupação é o cão fazer do seu filho/a um brinquedo, despertando-lhe o instinto de presa, quando anda ou corre pela casa, pelo que deverá só juntá-los quando está a ver, adquira um portão de bebés e uma crate, para poder confinar o cão nos momentos que não pode estar a ver o que se passa. O cão não pode perseguir a toda a hora a criança, nem puxar a roupa da criança na brincadeira, deve usar os seus próprios brinquedos para isso. Também tem de se certificar que não guarda os objectos valiosos da criança (rosnar junto do prato de comida, junto do seu brinquedo preferido, etc), se o fizer tem de ensiná-lo a relaxar junto da criança.
Resumindo, pode fazer das duas maneiras, desde que tenha presente as coisas que tem de fazer para que tudo corra bem.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>