Ajuda, canária pica canário!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
SisterGirl
Registado: domingo mar 01, 2009 1:13 pm

domingo abr 04, 2010 10:01 am

Bom dia, tenho pela primeira vez canários e estou a ter um problema...A fêmea apareceu aqui na minha quinta e deixou-se apanhar portanto fiquei com ela (é branca e amarela). E como os meus pais gostaram tanto dela tive a ideia de lhe dar um macho para criarem! Ontem fui comprar um que me disseram ser um bom exemplar (riscas brancas e pretas), mas passado um bocado de os ter juntado já estavam a picar-se, hoje já tive que os separar pois a fêmea estava a magoar o macho. Não sei se fui eu que errei ao juntá-los logo, se é alguma raça incompatível ou se ele é mais novo que ela....Ajudem-me pois sou muito inexperiente com estes animais!
Obrigada
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

domingo abr 04, 2010 1:45 pm

Não me leve a mal, mas essa canária é mesmo uma canária? :lol:
Ponha fotos para ter a certeza. ;)

E na minha opinião não os devia ter juntado logo. Podiam ficar na mesma gaiola, mas separados por uma semana ou duas.
;)
sara_marreco
Membro Júnior
Registado: sexta fev 24, 2006 10:45 pm

quinta abr 08, 2010 5:24 pm

Mantém os canários separados durante algum tempo, para que se habituem um ao outro. Neste momento tenho um casal e farto-me de rir com eles, ao princípio o macho tentou picar a fêmea, agora tentam a todo o custo atravessar as grades da divisória para estarem perto um do outro...mas como tenho a fêmea há pouco tempo ainda me estou a acautelar que não há olhos vazados e penas arrancadas!
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

segunda abr 12, 2010 2:51 pm

SisterGirl Escreveu:....ela (é branca e amarela)....
.... (riscas brancas e pretas).....
Obrigada
isso nem parece que sejam da mesma raça....

caso não sejam, podem-se não reconhecer como macho e fêmea...

umas fotos ajudavam...
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">F&oacute;rum - Can&aacute;rio</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p>&nbsp;</p>
magdamarta
Registado: segunda abr 19, 2010 11:11 am

terça abr 27, 2010 4:08 pm

Quando se quer fazer um par novo não se deve junta-los logo. Deve pô-los numa gaiola de viveiro com a divisória entre eles, ou em gaiolas independentes colocadas lado a lado.
Pelo menos 3-4 semanas, mesmo assim quando juntar tem de ter atenção, já tive uma canária que não aceitava canário nenhum... tinha muito mau feitio...

Tenha atenção ao seguinte, não sei onde comprou a macho, mas nas lojas querem vender o que têm... e são sempre excelentes exemplares! Tente sempre recorrer a criadores, não é por isso que saí mais caro. Eles podem ensinar o que fazer, etc.

Pelo que disse parece-me que até pode ter uma canária de Mosaico Amarelo, que deveria juntar com outro da mesma qualidade.
Bem sei que se de inicio temos tendência para fazer criação sem ligar muito ás misturas, mas deve preservar as raças e não fazer misturas... Quem lhe vendeu o canário macho ou não percebe muito disso ou só quiz fazer negócio.
Nasicus
Membro Veterano
Registado: quarta abr 21, 2010 8:01 pm

terça abr 27, 2010 4:29 pm

raioxpantera Escreveu:
Obrigada
isso nem parece que sejam da mesma raça.... como assim?

umas fotos ajudavam...
existem canarios de varias cores, feitios, não quer dizer que sejam todos amarelos e sem riscas, assim que me lembre os lizard´s têm bastantes riscas entre oiutras
<p><strong>Algumas pessoas n&atilde;o nasceram para ter repteis!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
magdamarta
Registado: segunda abr 19, 2010 11:11 am

terça abr 27, 2010 4:46 pm

Não sei se o entendi bem, mas de facto, dentro da espécie "Canários" digamos assim, existem várias raças diferentes. E mesmo dentro da mesma raça existem variações que podem ser importantes para quem faz criação.

Para quem nunca teve canários é dificil preocupar-se com promenores que um criador vê logo. Mas para ter sucesso na postura e criação e obter crias de boa qualidade não chega ter um macho e uma fêmea.

È o mesmo que cruzar cães de raças diferentes. Vão sempre existir os rafeiros e alguns são lindos. Mas se tem um Golden convém cruzar com outro Golden...

Estes dois canários até podem ser bons exemplares de raças diferentes, que cruzados vão dar crias descaracterizadas, e normalmente mais fracas. Agora já estão comprados... Ou pede conselho a quem percebe e logo vê se compra novos pares, ou então...boa sorte com o que vai sair daí...
Nasicus
Membro Veterano
Registado: quarta abr 21, 2010 8:01 pm

terça abr 27, 2010 5:04 pm

eu percebi e muito bem, mas ninguem aqui esta a falar em raças, mas em picadas, eu so falei das raças porque pensei que estaria se a referir a isso, mas ok
<p><strong>Algumas pessoas n&atilde;o nasceram para ter repteis!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

quinta abr 29, 2010 11:32 am

Nasicus Escreveu:
raioxpantera Escreveu:
Obrigada
isso nem parece que sejam da mesma raça.... como assim?

umas fotos ajudavam...
existem canarios de varias cores, feitios, não quer dizer que sejam todos amarelos e sem riscas, assim que me lembre os lizard´s têm bastantes riscas entre oiutras
o resto do meu post explica o porquê daquilo que destacou ....
Última edição por raioxpantera em quinta abr 29, 2010 12:32 pm, editado 1 vez no total.
<p> </p>
<p style="background-color: rgb(255, 255, 255);"><strong>Moderador do </strong><a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank">F&oacute;rum - Can&aacute;rio</a></p>
<a href="../../forum/viewforum.php?f=141" target="_blank"></a>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Aves”