Duvida Acerca da Castração de Coelho Anão. Peço Ajuda !!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
palocas
Membro
Registado: quarta jan 21, 2009 12:58 pm
Localização: cães, gatos, cabras, cavalo, chinchilas,porquinhas da india

segunda abr 19, 2010 10:35 pm

Boa Noite

Tenho um coelho anão com cerca de 3 meses. Digo cerca porque não sei o passado dele, apenas sei que estava a ser maltratado e precisava de ter um lar digno. Está comigo há um mês.

Ele sempre foi muito querido e meiguinho mas este fim de semana notei uma mudança abrupta no comportamento dele. Está rebelde, morde tudo o que lhe aparece á frente (não pessoas, só objectos) e está sempre a arranhar as coisas. Ele nunca fez isto antes. Tenho lido imenso na net sobre comportamentos dos coelhos e sei que na "adolescencia" as hormonas começam a fazer das suas e em quase todos os sites aconselham a castração pois acalma-os.

Liguei para o vet hoje para falar acerca deste assunto e ele disse-me que não costuma castrar os machos quando vivem sozinhos pois não precisam de o fazer. Até faz sentido, bem sei. No entanto, a minha duvida é se a castração realmente é benefica em termos de acalmar as hormonas sem o prejudicar (não tenciono adoptar mais nenhum coelho nem tão pouco pretendo fazer criação com este) ou se isto realmente é uma "fase de adolescencia" e que irá passar quando ele se tornar adulto.

Realmente não quero submeter o animal a uma cirurgia totalmente desnecessária mas neste momento, não estou a conseguir entender o que ele me quer transmitir com esta mudança tão radical de comportamento, literalmente da noite para o dia.

Ele não mora numa gaiola. Tem um espaço razoável para se movimentar e correr de um lado para o outro e mora no meu quarto por isso tem bastante companhia e sempre que estou em casa ele anda solto (cerca de 6 horas por dia). Apesar de se mostrar rebelde continua a procurar festinhas na cabeça e gosta de se aninhar a mim, o que mostra que continua meiguinho embora agora só quando lhe apetece.

Será que faço bem em castrá-lo?? Procuro tambem saber experiencias de quem já castrou coelhos.

Obrigada.
Kaht
Membro Júnior
Registado: quarta ago 13, 2008 4:16 pm

sexta abr 30, 2010 2:38 pm

Não sei ao certo se é a melhor solução, também tenho um macho e era muito rebelde em pequeno, já tem dois anitos, acalmou imenso. Está meigo, não morde, agora só quer mimo. Por vezes é apenas fases, e falta de atenção. Apesar de eles não precisarem assim de tanta atenção, mas como todos os animais adoram ser mimados. E visto que ainda só tem três meses, dê-lhe tempo para se ambientar. E senão morde pessoas ainda melhor, agora roer objectos é super normal. Eles são muito curiosos, e tem que dar uma dentadinha em tudo. Logo arranje uma pedra mineral, ou algo que ele possa roer dentro dos parâmetros. Espero ter ajudado. :)
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta abr 30, 2010 9:59 pm

contacte o membro walder que ele tem 3 coelhos castrados. melhor que ele para tirar dúvidas acerca desse assunto não conheço.
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

segunda mai 10, 2010 10:32 am

Bom demorei a responder pois estive a mudar de casa e agora tenho muito que actualizar (e agora a disponbilidade esta muito reduzida).

Os machos realmente não têm uma "necessidade" para castrar tal como as fêmeas devem ser esterilizadas (devido a sua elevada taxa de cancro no sist.reprodutor e mamarioo), no entanto ao mesmo tempo acho estranha essa indicaçao do seu Vet pois estáo em larga maioria as informações que indicam que uma castração (não so nos colehos mas tambem em outros animais embora eu nao afirme que seja expansivel a todas as especies logicamente) aumenta o bem-estar e pode ter efeitos em termos de longevidade pois o acalmar acaba por trazer esse beneficio acrescido.

A questão de passar quando ele for adulto, sendo uma questão hormonal é impossivel que simplesmente passe, pode o coelho ao passar dos anos acalmar sim mas tambem pode nunca acalmar isso varia de coelho para coelho, o facto é que nunca irá passar na totalidade.

Eu só tive machos (por acaso do destino) até agora e todos foram castrados, quer estivessem sós ou com companheiros, a castração é um risco como todas as cirurgias por menos invasivas que sejam, no entanto é um risco minimo e calculado, tive 1 dupla de machos castrados e agora tenho outra e mais 1 que foi castrado ao 5º mês (este ao contrario dos outros que foram castrados com 6, fazia arcos de xixis quando corria contente pela casa, nem se podia entusiasmar entao teve que ser mais cedo, mas é o mais doce que tenho neste momento e quer estar sempre sempre colado a mim)...

Resumindo no seu caso e embora seja apenas uma opiniao pessoal (e nao especializada logico ) julgo que será benefico castrar o seu coelho pelas referidas questoes de saude, treino de wc e sociabilização e mais especifico no seu caso alguma agressividade.
Responder

Voltar para “Exóticos”