Esterelizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SappyCookie
Membro
Registado: quarta nov 25, 2009 2:47 am

quarta abr 21, 2010 2:03 am

Olá!

A minha vet aconselhou esterelizar a Shiva ainda antes do seu primeiro cio. Supostamente isso aumetará a sua esperança média de vida, o seu tamanho e o seu apetite :lol:

Nunca tinha pensado nesta possibilidade, mas estou bastante virada para optar por ela. Gostaria de saber as opiniões de quem passou pelo mesmo ou de quem sabe de assunto.

Obrigada :)
Última edição por SappyCookie em sábado jan 29, 2011 8:50 am, editado 4 vezes no total.
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta abr 21, 2010 2:23 am

Este assunto chama-se esterelizar...
é super normal, e muito aconselhado para evitar doenças, a "chatisse" de ter cães machos á porta, o andar de esfregona na mão and last but not least: cachorros... :wink:

Antes do primeiro cio, não sou a favor, devia deixar vir o primeiro, ajuda a cadela a crescer fisica e hormonalmente...
tambem vou esterelizar a minha daqui a 3 meses, estará na altura com 20 meses, e depois do 2º cio.
ha veterinarios que aconselham antes, outros depois, eu prefiro a teoria do deixa amadurecer...

Aguarde tera mais respostas mas tudo nesta "onda" creio...
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

quarta abr 21, 2010 9:28 am

A minha cocker foi esterilizada há cerca de 2 meses, antes de fazer o primeiro cio. Como nunca foi nossa intenção que ela tivesse filhotes, optámos por esterilizá-la tendo em conta todas as vantagens que esse procedimento acarreta: não haverá cios e consequentemente menstruções, e a mais importante de todas é a prevenção quase total do aparecimento de tumores/quistos hormono-dependentes, o que é extremamente importante uma vez que os cockers são uma das raças que mais tendência têm para desenvolver tumores mamários e quistos ováricos, sendo esta uma das principais causas de morte nas fêmeas.

Contudo, a eficácia desta prevenção está precisamente relacionada com a altura (idade do animal) em que é feita, isto é, se for antes do primeiro cio (antes do animal atingir a maturidade sexual) a eficácia é elevada, havendo depois uma diminuição substancial dessa mesma eficácia em função da idade do animal.
cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

quarta abr 21, 2010 12:02 pm

As cadelas ovariohisterectomizadas antes do primeiro cio apresentam tanta probabilidade de desenvolverem tumores de mama como os machos. O risco de desenvolver tumores malignos aumenta exponencialmente com a passagem dos cios, sendo que a esterilização tardia não reduz o risco do seu aparecimento. Pelo contrário, a percentagem de tumores benignos parece reduzida em cadelas esterilizadas em idades mais avançadas.
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

quarta abr 21, 2010 2:54 pm

Existem várias opiniões sobre o momento exacto das esterilizações em cadelas, eu concordo que não havendo perigo eminente de gravidez indesejada se espere para depois do 1º cio, ou 2º, para garantir um bom desenvolvimento da cadela.
Mas isto é só uma opinião, pois ás vezes parece-me que alguns defensores da esterilização são demasiado radicais e acabam por passar por cima do desenvolvimento natural.
Eu defendo a esterilização sim, mas ainda com algumas reservas quanto à idade mais propícia: antes do primeiro cio, será mesmo certo?
SappyCookie
Membro

quarta abr 21, 2010 3:41 pm

pois, o que a vet me disse, para além do que já foi dito, é que a cadela estranharia também mais a esterelizaçao se fosse feita depois do primeiro cio...... :\
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

quarta abr 21, 2010 6:06 pm

SappyCookie Escreveu:pois, o que a vet me disse, para além do que já foi dito, é que a cadela estranharia também mais a esterelizaçao se fosse feita depois do primeiro cio...... :\
eu acho que os cães não têm esse tipo de memoria, mas... sinceramente não sei.

o que sei é que a esterilização é sempre um descanso para os donos, e em termos de saude uma mais valia para o animal.

o facto de ser antes do primeiro cio ou não realmente acho que deveria ser depois, após atingir a maturidade sexual.
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

quarta abr 21, 2010 11:43 pm

Boa noite,

Por experiencia sei que nas gatas uma esterelização feita demasiado cedo pode potenciar problemas renais e urinarios.

Nas cadelas já ouvi de varias pessoas (não veterinarios) que acontece o mesmo.

Pelo que sei não se trata de ter ou não o primeiro cio que é prejudicial ao sistema renal mas sim de os orgãos estarem completamente desenvolvidos (sem as hormonas o desenvolvimento é afectado)

Discuta estes aspectos com o seu veterinario e ou peça uma outra opinião, eles são quem melhor a pode informar.

Cumps
Joana
SappyCookie
Membro

quinta abr 22, 2010 1:03 am

ok. muito obrigada. ela deve estar quase a ter o seu primeiro cio, portanto também já nao devemos ir a tempo de fazer antes. irei discutir sim este assunto com a vet. :)
Responder

Voltar para “Cães”