Desmame - Noticias do Riscas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
xavicas
Membro Júnior
Registado: quarta dez 16, 2009 5:53 pm

terça mai 11, 2010 10:07 am

Olá

vou adoptar uma gatinho que me vai ser oferecido por uma amiga. Os gatinhos nasceram lá embora a gata nao seja dela ela alimenta-a e gosta muito dela.
Agora estão com 4 semanas e a minha amiga está com um problema como tem uma cadela Pastor Alemão e os pequeninos ja começam a sair do local e passear ela têm medo que a cadela lhes faça mal. Por isso quer que os novos donos os vão buscar no proximo fim de semana. Os gatinhos terão 5 semanas.
A miha questão é se o desmame não será muito cedo e as consequências que isso poderá ter?

Agradeço que me ajudem.
Obrigada
Última edição por xavicas em terça jul 20, 2010 4:08 pm, editado 1 vez no total.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça mai 11, 2010 11:07 am

Embora com essa idade possam começar a comer e serem autosuficientes a nivel de alimentação, é uma péssima ideia retirar gatinhos tão cedo à mãe gata.
Os bebés devem ficar no mínimo até aos 2 meses com a mãe, preferencialmente até aos 3, para serem ensinados pela mãe e pelos manos. Também intercalarem comida com mama é melhor, até porque o leite materno lhes confere mais imunidade.
Quando vão para casas onde já há outros gatos, a coisa pode não correr mal, se o maior brincar com ele e o educar, se for para ser gato único corre sérios riscos a nível do comportamento, por exemplo, normalmente são gatos muito mais brutos a brincar, porque não foram educados.

Tente convencer a sua colega a arranjar uma forma de proteger os bichaninhos, mantendo-os mais umas semanas com a mãe.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça mai 11, 2010 11:12 am

Acho que a Bingley disse tudo, e eu acrescento apenas: Não têm maneira de mover a gata e a ninhada para que a cadela não seja ameaça?
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
xavicas
Membro Júnior

terça mai 11, 2010 4:39 pm

Já falei com ela e vai tentar que fiquem lá pelo menos 2 semanas também já tentou muda-los de local mas a gata tornou a levar para o mesmo sitio.
xavicas
Membro Júnior

segunda mai 17, 2010 3:28 pm

No proximo sabado vou mesmo ter que ir buscar o meu gatinho vai estar com 6 semanas.
estou cheia de duvidas nao sei o que lhe dar para comer uma vez que é muito pequenino. No fim de semana fui lá e levei-lhe leite para gato para se ir habituando no entanto durante o tempo que lá estive apenas um dos irmãos bebeu.
Tomei realmente consciencia do perigo que correm a cadela anda super nervosa por sentir lá os gatos quase que me derrubou quando ao sair sentiu o cheiro deles.

Agradeço que me ajudem estou preocupada.

obrigada,
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 17, 2010 3:44 pm

Olá, Xavicas. :)

Não sendo mesmo possível que o gatinho fique mais tempo com a mãe, paciência, irá ter de sair mais cedo.
Se me permite o reparo, acho que não devia ter levado leite, mas sim ração seca de qualidade e própria para bebés. A própria mãe tende a não os deixar mamar mais quando os dentes dos filhotes começam a nascer. Se quiser, quando o levar para casa também pode ir dando, num pires, um leite de boa qualidade, a par da ração.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mai 17, 2010 5:30 pm

Não é assim tãaaoo malfazejo retirar os gatos com 5 semanas, não tanto como no caso dos cachorros, é completamente diferente, até porque o período de sociabilização de uma e outra espécie são diferentes.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda mai 17, 2010 6:27 pm

Dinodane, eu falo por experiência própria e sei bem que é mais dificil a sua sociabilização com os humanos. Se houver mais gatos em casa é diferente, mas sendo gato único pode desenvolver uma série de maus hábitos.
Pessoalmente, gostava que me tivessem alertado quando fui buscar o meu 1º gato, que veio com 5/6 semanas e ainda por cima era filho único!
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

segunda mai 17, 2010 8:55 pm

A minha mais nova veio cá para casa com 1 mes e 3 dias... Nao é que a quizesse ter logo, mas quem a tinha ja tinha dado todos da ninhada pois, segundo ela, ja comiam :evil: e como era a unica que restava e tendo ela ja sofrido 1 ataque da parte de 1 cao decidimos trazê-la logo, e os primeiros dias, por ela ser tao pequena foram de grande aventura!!!

Se tem mesmo de ser traga-a para casa com as 6 semanas... Se nao ha mesmo outra alternativa! Tenha atençao se ela come e se ela faz as necessidades bem. Nós fomos logo com a bebe à veterinaria logo no dia em que ela para aqui veio mesmo para prevenir qualquer coisa por ela ser tao pequenina ainda! Nao ha ninguem melhor que os veterinarios para ajudar em todas as situaçoes.

Felizmente correu tudo bem para a pequena e ela cá anda, ja com 1 ano e bem maior (leia-se gorda) que a mana dela que sofre terrores nas "maos" da pequena :lol:
xavicas
Membro Júnior

terça jul 20, 2010 4:07 pm

Olá,
Já passaram 2 meses desde que o Riscas chegou a nossa casa. A adaptação foi muito boa e o nosso menino está cada vez a ficar mais crescido. Tem as vacinas em dias e está a ser desparaziado todos os meses até completar meio ano, nessa altura também irá ser castrado.
Gosta muito de brincar com tudo que lhe desperte o interesse, corre pela casa e gosta de morder as pernas :evil:
Já agora gostava de por uma questão a noite e de manhã sempre que pode ele tenta mamar nos braços de quem o pega ao colo. mama e amassa como se ainda estivesse com a mãe.
Será por ter saido da mão muito cedo?

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=53377
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

terça jul 20, 2010 11:33 pm

Tenho uma gata, a Tiucha, que faz isso. :? E já tem 5 anos :lol: Não me perguntem porquê... mas que faz, faz... 8) Mama no braço e dá uns amassos...

Se alguém conseguir explicar o porquê deste comportamento, gostaria de saber.

De resto é um amor de gata. É a mais meiguinha das três que tenho cá em casa. :lol:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 21, 2010 6:55 pm

há quem diga que é de serem separados cedo, mas a rita viveu com a mãe até aos 10 anos e tb. faz isso :)
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”