Dar comida de latinhas todos os dias: sim ou não?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am
A minha gata come principalmente ração Purina One para gatos esterilizados, mas ela adora as latinhas de Gourmet de frango do campo, sendo que costumava dar-lhe meia latinha todos os dias, mas parei há cerca de uma semana pois não tenho a certeza se lhe fará mal. Pedia então o esclarecimento desta situação aos entendidos na matéria: poderei dar meia latinha todos os dias à minha gata ou isso pode fazer-lhe mal e é melhor ela comer só ração?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
A ração seca é um alimento completo, a sua gatinha não necessita de mais nada. No entanto, se ela gosta muito da latinha, pode dar de vez em quando, como uma guloseima, mas não é necessário ser todos os dias.
Eu descobi as vantagens das latinhas para dar comprimidos ao meu gato. Como ele adora essa comida mas raramente a come, quando lhe dou, ele devora aquilo de uma só vez, e, quando tive de lhe dar antibiótico duas vezes por dia durante 7 dias, foi dessa forma que ele tomava os comprimidos e nem dava por nada
Eu descobi as vantagens das latinhas para dar comprimidos ao meu gato. Como ele adora essa comida mas raramente a come, quando lhe dou, ele devora aquilo de uma só vez, e, quando tive de lhe dar antibiótico duas vezes por dia durante 7 dias, foi dessa forma que ele tomava os comprimidos e nem dava por nada

Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
- Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa
Eu só dou latinhas em duas situações: quando por acaso acabou a ração e já fechou a loja ou como mimo (1 a 2 vezes por mês) e mesmo assim reparto a latinha por duas gatas.
Eles adoram é certo. Eu também gosto tanto de cheetoos daqueles cor de laranja que até mancham os dedos de tanto os chupar mas sei que fazem mal
^Boa sorte com a menina:)
Eles adoram é certo. Eu também gosto tanto de cheetoos daqueles cor de laranja que até mancham os dedos de tanto os chupar mas sei que fazem mal

^Boa sorte com a menina:)
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
a comida de lata para além de se oxidar depressa, impede que os gatos bebam mais água. duas boas razões para não se dar habitualmente. e quando o hábito se instala 

anjjazul
-
- Membro Veterano
Porque é que a comida de lata impede os gatos de beber mais água? 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Pelo facto de ser húmida, os gatos não sentem necessidade de beber mais agua e, principalmente quando são castrados , o facto de não beberem muita agua pode dar origem a problemas de saúde (doenças do trato urinário).PedrocasPT Escreveu:Porque é que a comida de lata impede os gatos de beber mais água?
De qq forma a ração seca é a que os veterinarios indicam, não só pelo que referi acima, mas também pq ajudam a manter a dentição saudavel (menos tártaro e gengivas saudáveis).
Latinhas só de vez em quando, como guloseima, até pq possuem mais gordura

Sónia
-
- Membro Veterano
Obrigado pelos esclarecimentos. 

Pois então estou a fazer tudo errado!!! A minha Pinfinhas come ração mas adora as latinhas da Gour.... souflé (só gosta destas) é louca e eu dou-lhe uma todos os dias ( são caras 0.59€ ), já tentei esquecer-me de lhe dar, mas ela faz questão de me relembrar com grandes miados... Se está errado e se lhe pode fazer mal, como posso corrigir esta situação? Sem que ela sinta grande falta das latinhas (acho que está viciada...)
-
- Membro Veterano
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
pois o problema é esse. depois de se habituarem, grande problema. vá reduzindo a dose até ela se esquecerPinfinhas Escreveu:Pois então estou a fazer tudo errado!!! A minha Pinfinhas come ração mas adora as latinhas da Gour.... souflé (só gosta destas) é louca e eu dou-lhe uma todos os dias ( são caras 0.59€ ), já tentei esquecer-me de lhe dar, mas ela faz questão de me relembrar com grandes miados... Se está errado e se lhe pode fazer mal, como posso corrigir esta situação? Sem que ela sinta grande falta das latinhas (acho que está viciada...)
anjjazul
-
- Membro Veterano
pois éPinfinhas Escreveu:Será já a partir de hoje, de manhã dei-lhe metade e agora a restante metade vai ter que ser repartida entre hoje e amanhã de manhã, certo? Vai ser assim mesmo.

anjjazul
Relativamente à agua, o que tenho lido não aponta nesse sentido, mas antes no sentido de dar alimentação humida a animais com problemas urinários, que obriga a que consumam agua. Muitos gatos não bebem, apesar de alimentados com ração seca, ao serem alimentados com humica já estão a ingerir liquidos.catrules Escreveu:Pelo facto de ser húmida, os gatos não sentem necessidade de beber mais agua e, principalmente quando são castrados , o facto de não beberem muita agua pode dar origem a problemas de saúde (doenças do trato urinário).PedrocasPT Escreveu:Porque é que a comida de lata impede os gatos de beber mais água?
De qq forma a ração seca é a que os veterinarios indicam, não só pelo que referi acima, mas também pq ajudam a manter a dentição saudavel (menos tártaro e gengivas saudáveis).
Latinhas só de vez em quando, como guloseima, até pq possuem mais gordura
O problema é que as grande maioria das latas (boas marcas incluidas) contêm muitos cereais, carnes de fraca qualidade, açucares, conservantes em excesso, pelo que não são de modo algum uma opção saudável.
Como tal, as recomendações actuais no nosso país vão no sentido de dar alimentação seca de forma exclusiva, guardando as latas para "dias de festa".
Para quem dá regularmente, há que reduzir e, acima de tudo, não ceder aos miados. E os nossos meninos sabem ser insistentes!
-
- Membro Veterano
A minha Yuffie adora latinhas de frango do campo, não tem tanta gordura, mas já não lhe dou há algumas semanas.
Gostava de saber se faz mal dar-lhe um bocadinho de frango cozido só na água, um pouco de peito desfiado de vez em quando.
Gostava de saber se faz mal dar-lhe um bocadinho de frango cozido só na água, um pouco de peito desfiado de vez em quando.