"Capturar" gata com gatinhos bebés - HELP!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

terça mai 18, 2010 3:31 pm

Boa tarde,

Um colega meu acabou de me ligar para ir ver uma situação perto da piscina do hotel...qual não é o meu espanto, quando lá chego e no meio das ervas vejo uma gatinha tigrada com (pelo menos) 3 gatuxos minis com ela....um tigrado, um branco e um amarelo... A gata fez-me logo olhinhos quando fui para me aproximar...

Ora uma vez que aqui a direcção não quer cá gatos e outro tipo de animais, pensei em levá-los para casa... :roll: :|

O problema é que já lá tenho a Carolna e os seus 5 babies no quarto vago...a única hipótese seria ficar no anexo do quintal. Este está completamente vazio e tem iluminação natural....a minha lotação está esgotadíssima, mas ainda assim queria ajudar esta piquena!

Logo à noite queria ver se cá vinha tentar apanhá-la, o meu problema é que não tenho qualquer experiência com capturas e gostaria que me dessem umas dicas...tendo em conta que nem sei o temperamento da mãe... :roll:

.....o marido diz que é ironia do destino....tenho babies em casa com menos de um mês e já cá estão estes que nem os olhinhos abriram ainda.... :|

Help please!!! :arrow: :!:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça mai 18, 2010 4:00 pm

Kittens, em primeiro lugar, os meus parabéns pelo seu coração e pelo do seu marido. Sabe que, nestas coisas, o mal é começar... :)

Acho que sim, que a gatinha e os bebés ficam incomparavelmente melhor no seu anexo do que onde estão.

Use sempre a arma da comidinha. Ofereça-a à mamã e veja se ela é mansinha e se se deixa pegar ao colo. Se assim for, é metê-la depois na transportadora, fechá-la, pegar nos bebés e reunir todos já no local onde vão ficar.

Se a mamã não se deixar agarrar, tente pôr comida no fundo da transportadora e atraí-la para lá. Pegue numa lata de atum, por exemplo, coloque um pouco no fundo da transportadora e, com o óleo, faça um rasto de onde ela está até à entrada da transportadora (pode ir deixando umas migalhinhas de atum também, mas só para lhe criar apetite, não de modo a ela saciar a fome antes de entrar na transportadora).

Se isto não resultar, pode tentar com uma armadilha. Haverá certamente alguém que lhe empreste uma.

Muito boa sorte, e ficamos à espera de notícias.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
KittensLover
Membro Veterano

terça mai 18, 2010 4:23 pm

:D Obrigada Tassebem!!!! Pelos vistos, quando se começa, torna-se um vício :P

Puxa, fiquei mesmo triste...é que sei que aqui não terão futuro nenhum, com clientes a querer mexer, outros a reclamar....num ápice "criam asas" :|

Vou tentar fazer como disse (comidinha), no entanto será difícil, uma vez que está mesmo metida no meio de plantas que para além de rijas, são altas... não sei se consigo fazer o rasto....ou se tenho de tentar dar com a mão e pegá-la ao colo...talvez deva vir de manga comprida, afim de evitar qualquer arranhão mais profundo e doloroso que ma faça largar...

Bem...isto relamente... :roll: ainda tenho que ter a preocupação de a apanhar silenciosamente, por causa de eventuais reclamações de clientes...a directora também não convinha saber da "aventura"....

Vou falar com uma grande amiga (também destas andanças) afim de dividirmos esforços para que os possa levar. :)

Agradeço a pronta resposta :D Assim que puder dou notícias... :wink:
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça mai 18, 2010 5:11 pm

KittensLover Escreveu::D Obrigada Tassebem!!!! Pelos vistos, quando se começa, torna-se um vício :P

Puxa, fiquei mesmo triste...é que sei que aqui não terão futuro nenhum, com clientes a querer mexer, outros a reclamar....num ápice "criam asas" :|

Vou tentar fazer como disse (comidinha), no entanto será difícil, uma vez que está mesmo metida no meio de plantas que para além de rijas, são altas... não sei se consigo fazer o rasto....ou se tenho de tentar dar com a mão e pegá-la ao colo...talvez deva vir de manga comprida, afim de evitar qualquer arranhão mais profundo e doloroso que ma faça largar...

Bem...isto relamente... :roll: ainda tenho que ter a preocupação de a apanhar silenciosamente, por causa de eventuais reclamações de clientes...a directora também não convinha saber da "aventura"....

Vou falar com uma grande amiga (também destas andanças) afim de dividirmos esforços para que os possa levar. :)

Agradeço a pronta resposta :D Assim que puder dou notícias... :wink:
Não diria que seja um vício, mas parece que as situações vêm ter connosco, umas atrás das outras.

Isso das mangas compridas é boa ideia, e até um blusão de ganga ou coisa assim, que sempre é mais grossa. Se tiver luvas de jardinagem ou parecidas, também é bom levar. O importante é, de facto, não largar depois de agarrar, porque ela depois ganha medo e torna-se bastante mais difícil.
De resto, já sabe e o bom senso é o melhor mestre: o mínimo de barulho, gestos vagarosos, falar em tom baixo, calmo e carinhoso.

Até logo. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

terça mai 18, 2010 5:57 pm

Ah, faltou só dizer uma coisa que uma amiga me disse quando eu andava a tentar apanhar o Lenny e deu sorte:

Boa cacada!

(É que ela estava num teclado sem acentos e cê de cedilha... :lol: :lol: )
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

terça mai 18, 2010 6:16 pm

Tassebem Escreveu:Ah, faltou só dizer uma coisa que uma amiga me disse quando eu andava a tentar apanhar o Lenny e deu sorte:

Boa cacada!

:lol: :lol: :lol: :lol: Boa sorte,espero k consiga tirar daí essa menina e seus filhotes, as dicas da tassebem são as melhores, é isso mesmo...
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
KittensLover
Membro Veterano

terça mai 18, 2010 6:44 pm

Tassebem Escreveu:Ah, faltou só dizer uma coisa que uma amiga me disse quando eu andava a tentar apanhar o Lenny e deu sorte:

Boa cacada!

E viva a LeonildeCarvalho!!! :D :D Tal como a si, tenho uma grande consideração por ela! :wink: Muito obrigada!!!

Martasal, obrigada pelo apoio!!! :D
Tassebem
Membro Veterano

terça mai 18, 2010 6:52 pm

Não sabia que conhecia a grande Leonilde, caso contrário tê-la-ia citado. Obrigada, mas ao pé dela sou mesmo uma aprendiz.
A propósito, onde anda a Leonilde, que faz cá tanta falta? :roll:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça mai 18, 2010 9:28 pm

Novidades?
Faz como disse há pouco, primeiro a mãe, depois os gatinhos mas certificando que estão todos claro. Eu com a Carolina como ela estava muito calma no canteiro com os babys à vista de todos e deixava mexer nela e neles à vontade, fiei-me em facilidades e meti-os primeiro na caixa. Depois ela sentiu-se incomodada e afastou-se aflita e para a apanhar ainda demorou uma boa meia hora em que pus a transportadora com eles encostada ao fundo da armadilha (tapada). Ela lá entrou pensando que chegava aos filhos e neste caso o isco foram mesmo os piquenos e não comida lol

Portanto recomendo mãe primeiro, filhos depois :wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Tassebem
Membro Veterano

quarta mai 19, 2010 12:06 am

Das duas, uma: ou a «cacada» se revelou complicada ou a Kittens está ainda embevecida a contemplar os bebés. Vamos esperar que seja esta segunda hipótese e aguardar serenamente por notícias amanhã. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
KittensLover
Membro Veterano

quarta mai 19, 2010 8:31 am

Bom dia!!!

Antes de mais, peço desculpa por não ter dito mais nada ontem, mas isto realmente não está nada fácil... :| Ontem, a minha amiga descobriu mais 4 gatinhos com uns 2 mesitos, num campo lá ao pé das nossas casas... São mesmo assilvestrados, não estão acostumados à presença humana, pelo que será complicado conseguir apanha-los... :?

De qualquer forma, a "cacada" da gatinha foi adiada para hoje, pois para a conseguir tirar daqui tenho que falar com a direcotra e explicar-lhe o que vou fazer, porque senão terei problemas na certa... :| :( A gatinha permanece no mesmo local, já lhe dei uma comidinha e água (para que se mantenha por lá, sem ser necessário procurar comida) e hoje as 18H levo-a para casa....

Espero sinceramente que não seja muito difícil, pois tenho receio que se algo correr mal, ela fuja e leve os gatinhos com ela para outro lado.... :roll:

Agradeço imenso a preocupação e os conselhos!!! :) Tenho fé que será hoje! :)

De qualquer forma, vou "monotorizando" a gatuxa...só espero que o dia passe bem rápido!!! A seguir a esta caçada, tentaremos os outros 4.... :roll:

PS - Tassebem, eu conheço a Leonilde dos sábios conselhos e dicas que ela tem dado. É uma mais-valia para esta comunidade....também já tinha achado falta dela... :wink:
Tassebem
Membro Veterano

quarta mai 19, 2010 8:40 am

Olá, Kittens!

Já aqui tinha vindo ver se havia notícias. Pois então será hoje. O que interessa é preparar tudo da melhor maneira para dar certo e não haver problemas. Isso de ir ganhando a confiança da mamã com paparoca é muito boa táctica, para além de a encorajar a permanecer no local.

Pois é, por estes meses surgem as ninhadas por todo o lado. É um problema, e não se dá conta de tudo. :(

Ontem também me dei conta de três bebés num quintal das minhas traseiras. A ver se vou falar com a dona do quintal, que já ficou com três o ano passado (são meus afilhados :) ), para saber se eles se deixam apanhar e tirar fotografias, para os pôr aqui para adopção. Já andam a correr e na brincadeira uns com os outros.

Tenho de ver se arranjo tempo, etc., para começar a esterilizar aquela malta daquele lado, não tarda são dezenas... :( E volta e meia cai-me um nos braços.
KittensLover
Membro Veterano

quinta mai 20, 2010 3:16 pm

Boa tarde,

Isto está difícil...sempre que posso ir apanha-la, ela nunca está...depois espero espero e ela tira-os do local e leva-os para outro lado....está muito difícil... :( :( :(

Já por 2 vezes que tenho oportunidade de trazer os gatinhos, mas sendo tão pequeninos não tenho como os alimentar devidamente.... :( Precisam mamar com regularidade e eu só teria hipótese de lhes dar biberão de manhã, ao almoço e ao jantar.... os gatinhos acabaram de abrir os olhos...devem ter uns 10 dias... :| :|

Que faço?! :(
KittensLover
Membro Veterano

quinta mai 20, 2010 3:18 pm

Tassebem, já conseguiu resolver a questão dos 3 gatinhos do quintal? :)
Tassebem
Membro Veterano

quinta mai 20, 2010 3:31 pm

Olá, Kittens,

Em relação à gatinha, provavelmente o melhor é esperar a ocasião certa. Vá sempre pondo comida e água, para ela não se afastar com os bebés. E vigie também se ela não se vai embora e os deixa para trás. Às vezes, elas enjeitam os gatinhos.
A outra solução é a armadilha própria... :roll:

Quanto aos gatinhos do quintal, ainda não tive tempo de tratar disso. Mas acho que, dali, eles para já não saem. A ver se amanhã ligo à minha vizinha.
Responder

Voltar para “Gatos”