Boa tarde.
Eu também tenho uma caturra, a Lalá, com cerca de 4 anos e a Malhadinha, piriquita, com cerca de 8 anos, e toda a minha vida tive piriquitos, alguns canários e alguns bicos de lacre.
Os meus piriquitos costumam ter uma esperança média de vida entre os 28 e os 30 anos, e com a dificuldade que existe em ter algum tipo de ajuda especifica para aves, começei desde muito cedo a pesquisar sobre como melhor tratar destes pequenos amigos.
Com as aves é necessário evitar as correntes de ar, pois podem dar origem a problemas respiratórios muito graves; sol de “chapa”, sem possibilidade de sombra; frio; humidade.
Outro factor que também pode contribuir para problemas respiratórios, são os àcaros.
Carências vitaminicas também conduzem a debilidade.
Como eu trato das minhas péstinhas, é assim:
Em situação de rotina:
• 1 vez por semana lavo as gaiolas, comedouro e bebedouro, secando bem com papel de cozinha absorvente, coloco areia no fundo, e pulverizo em seguida TODA a gaiola (e ave também, de 2 em 2 semanas) com ZOOSPRAY, da AVIZOON, (liquido que vem em frasco com pulverizador, inodoro e sem gás, que evita os àcaros e piolhos, o frasco de 200ml que dá para muitos meses, costuma ser 4,50€).
• Têm sempre na gaiola 1 bloco de cálcio e outro de iodo, próprio para este tipo de aves, consoante o seu organismo necessite, elas “servem-se”.
• De 2 em 2 meses, têm uma barrita de sementes e mel, ou frutos.
• Todos os dias têm 1 pedaço de espiga de milho painço.
• A mistura que lhes dou não tem muitas sementes gordas, pois o excesso destas provoca graves problemas de figado.
Caso a ave seja gulosa por sementes gordas, para prevenir e controlar, este tipo de problema, 1 vez por semana coloco umas gotas de COLINA Ca-P, da AVIZOON, misturadas com a água do bebedouro.
NUNCA lhes dou alface, pois é diurética para as aves, no entanto dou muito espinafre, alguma couve, maçã, feijão verde, melão, etc.
Conforme vai decorrendo o ano e as estações mudam, a nivel vitaminico faço uma preparação pra a muda, para o inverno, etc.
Em caso de situação anormal:
• Coloco a gaiola num local mais calmo e recolhido, entre 26 a 30 graus centigrados e coloco imediatamente na água ou AMINOVIT L, da AVIZOON, (é um bioestimulante completo), ou VITA B COMPLEXO, da AVIZOON, (vitaminas do complexo B) ou ANIMA STRATH (fortificante 100% natural para todos os animais, à base de levedura vegetal).
Os produtos da AVIZOON, e a que sou tão fiel pois vejo excelentes resultados há mais de 20 anos, costumam estar disponiveis em todas as lojas de animais, especialmente naquelas onde os columbófilos se vão abastecer, e o preço varia entre os 2€ e os 3,50€, nas gotas. O ANIMASTRATH, além de estar presente nestas lojas, também pode ser aquirido em farmácia. O frasco pequeno (100 ml) que comprei o ano passado, em farmácia foi cerca de 7,50€, mas tem um prazo de validade grande e dá para muito tempo.
Se por um lado, era bom separar a ave que está saudável, por outro lado isso pode provocar uma situação de muito stress nas aves e piorar a situação.
Aconselho a imediatamente:
• Colocar na água o AMINOVIT L durante 5 dias e depois continuar 1 mês com o ANIMA STRATH, ou começar já directo com o ANIMA.
• Quando se coloca algo na água para as aves, NUNCA se lhes deve dar hortaliça ou fruta porque estas contêm água, e desta forma elas vão menos ao bebedouro.
• Caso a ave seja mansinha e não entre em stress, com conta gotas, dar directo no bico.
• Limpar a gaiola, como mencionei acima e dar uma pulverizadela de ZOOSPRAY.
• E não esquecer que estas aves são muito atentas e reagem muito bem a carinho e atenção.
Acerca das diluições dos produtos, é seguir as instruções e uma regra de 3 simples. É fácil, mas qualquer dúvida que eu possa ajudar, é só dizer.
http://www.bio-strath.ch/index.php?id=235 - ANIMA STRATH
http://www.crefar.pt/subprodutos.php?smn=6&sfm=28 - representante em Portugal do ANIMA STRATH
http://www.avizoon.pt/ - é o site da AVIZOON, que está de momento a ser actualizado, mas que tem o contacto da empresa e quando se tem dúvidas, são muito simpáticos e tentam sempre dar uma ajuda.
Todos estimamos as melhoras da doentinha, a Lalá e a Malhadilha incluídas.