Planeamento de um terrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

cfrag
Membro Júnior
Registado: sexta mai 28, 2010 9:07 pm

segunda jun 07, 2010 1:57 pm

Bem pessoal, depois de toda a info que fui recolhendo ao longo das últimas semanas, achei que deveria começar a fase de pré produção e partilhar aqui convosco tudo o que for fazendo por 2 motivos:

1º vejo que há várias pessoas que se encontram a construir ou a modificar os seus terrários também, e acho que poderia ser 1 tópico bastante útil para troca de informações e para tirar dúvidas

2º Porque assim se tiver a fazer alguma coisa mal, dão-me nas orelhas a tempo de corrigir a asneira :P

Para começar ponho um screenshot do planeado pro terrário:
Imagem (clicar para mais detalhe)

Gostaria de pedir opiniões principalmente acerca do acrílico da frente. É de correr e a ideia é ser 1 peça única para ter menos perdas de calor. Que acham acerca disso? Alguém tem um terrário desse modo?

Ainda não tenho o interior planeado. Acho que isso só vou mesmo fazer quando tiver a tratar da construção.

Tenho também nesta folha de cálculo do google os materiais que já arranjei e os que tenho planeado arranjar, assim como os preços e quantidades. O sítio de onde vieram está "invisível" para respeitar os termos deste fórum. Se quiserem saber, perguntem que envio PM.

Comentem e digam sinceramente o que acham, tanto a nivel de materiais como de disposição das coisas (a ideia é fazer com MDF, e por isso, como vou ter de isolar também o fundo, terei de mudar o modelo, pondo 1 tábua mais alta em baixo, à semelhança da de cima)

edit: esqueci-me de linkar a folha de cálculo :oops:
Raiquiis
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 6:15 pm

segunda jun 07, 2010 2:01 pm

Acerca do acrílico à frente, o meu terrário também é assim, só que são 2 peças em vez de 1. Com 1 para abrires o terrário tens que ter muito espaço à direita dele. Então aconselho-te a usares 2.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda jun 07, 2010 2:08 pm

A perda de calor é insignificante, não vale a pena ter só um acrílico. Também não acho o acrílico uma boa opção, eu optava por vidro de 5 ou 6 mm.

O terrário é para que animal?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Raiquiis
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 6:15 pm

segunda jun 07, 2010 2:11 pm

TheOne Escreveu:A perda de calor é insignificante, não vale a pena ter só um acrílico. Também não acho o acrílico uma boa opção, eu optava por vidro de 5 ou 6 mm.

Vidro não funciona bem porque é pesado e desliza mal.
cfrag
Membro Júnior

segunda jun 07, 2010 2:21 pm

O terrário é para um dragão barbudo. A ideia do acrílico é pelo que o Raiquiis disse, por ser mais pesado e deslizar pior. Mas realmente não tinha pensado no pormenor do espaço lateral para abrir o terrário. O maior problema que vejo no acrílico é o riscar muito mais facilmente, mas acredito que o vidro seja termicamente
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda jun 07, 2010 2:30 pm

Raiquiis Escreveu:
TheOne Escreveu:A perda de calor é insignificante, não vale a pena ter só um acrílico. Também não acho o acrílico uma boa opção, eu optava por vidro de 5 ou 6 mm.

Não sei que vidro usas, mas os meus deslizam bem nas calhas de plastico, o acrilico alem de riscar gasta com o uso do deslize nas calhas, ou seja não é um investimento para sempre. A unhas do DB e a limpeza do acrilico riscam e fica feio e com o tempo o acrilico fica amarelo e feio.
TheOne
Membro Veterano

segunda jun 07, 2010 3:06 pm

Bondage2010 Escreveu:
Raiquiis Escreveu:

Não sei que vidro usas, mas os meus deslizam bem nas calhas de plastico, o acrilico alem de riscar gasta com o uso do deslize nas calhas, ou seja não é um investimento para sempre. A unhas do DB e a limpeza do acrilico riscam e fica feio e com o tempo o acrilico fica amarelo e feio.
Idem aspas... :roll:
Tenho N terrários, todos com portas de vidro, um deles tem 1,20m x 0,60m (C x A), e tem uma porta de vidro que abre e fecha lindamente... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
cfrag
Membro Júnior

segunda jun 07, 2010 3:28 pm

Pois TheOne... As dimensões vão ser mm essas, 120x60cm! Então vou ver se me informo onde posso arranjar as calhas para fazer portas de vidro de correr. Obrigado
TheOne
Membro Veterano

segunda jun 07, 2010 3:35 pm

cfrag Escreveu:Pois TheOne... As dimensões vão ser mm essas, 120x60cm! Então vou ver se me informo onde posso arranjar as calhas para fazer portas de vidro de correr. Obrigado
O vidro tem é de ser bem boleado. :wink:

msfb96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 06, 2010 3:55 pm

segunda jun 07, 2010 5:06 pm

TheOne Escreveu:
cfrag Escreveu:Pois TheOne... As dimensões vão ser mm essas, 120x60cm! Então vou ver se me informo onde posso arranjar as calhas para fazer portas de vidro de correr. Obrigado
O vidro tem é de ser bem boleado. :wink:
O que e que isso significa?
nunastro
Membro
Registado: segunda abr 05, 2010 9:14 am

segunda jun 07, 2010 5:09 pm

Boas,

Tambem estou a acabar agora o meu, ainda que o DB so venha em Agosto.

Também usei MDF para o meu;
-fica pesado, MUITO pesado, não é para andar a mudar de um lado para o outro.
-Vi que vais usar placas de 16mm; nao caias na tentação de usar menos que isso pelos preços. E mesmo com 16mm, vais ter que andar a vazer pontaria para pôr os parafusos; 1mm para o lado, e a madeira abriu :evil:

Quanto a vidro/acrílico, também aqui no forum me aconselharam vidro. O terrário que estou a construir tem 120x60cm, com duas portas de vidro de correr, ambas com 5mm de espessura. Na minha modesta opinião, achei que era um pouco de mais para calhas de plástico. Usei de aluminio, e depois puz duas ripas plásticas mais finas na calhar inferior. Desliza que é um mimo, e ficou com um aspecto bem mais sólido.

Pelo esboço pareceu-me que só vais incluir duas áreas de ventilação laterais? Parece-me pouco. Eu punha mais uma na parte da frente (em baixo do vidro, por exemplo). Nunca é demais.

Agora, um conselho, pois é o "mal" com que me estou a deparar neste momento; Estudo bem, MUITO bem, o local para passagem de cabos, luzes, sondas, termómetros, etc..., para mais tarde não teres de andar a fazer arranjos aqui-e-ali. Acredita que não vais queres ver tudo isso do exterior. Conta já com isso.

Espero ter ajudado.
cfrag
Membro Júnior

segunda jun 07, 2010 5:47 pm

Pois, tive c a placa de MDF na mão (a grande) e aquilo é realmente pesado... Quanto aos parafusos também já tinha pensado nisso. Se falho um parafuso tou lixado! Tou a ver se faço c parafusos porque na eventualidade de ter de mudar de casa (daqui a uns 2 anos é bastante provável que tenha de o fazer) posso sempre desaparafusar para levar às partes. Dá uma trabalheira enorme tar a desmontar, mas ao menos é possível.

Na imagem não está bem claro, mas tenho modelada a fluorescente. Ainda não sei bem é o restante: tou a contar passar tanto as sondas dos termómetros como os cabos para a lâmpada de cerâmica todos por um orifício aberto no canto esquerdo do tecto.

Em relação aos respiradores, tá anotado :wink:
Pensei que 2 fossem suficientes, mas não custa muito por mais 2 à frente
duda56
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 1:56 pm

segunda jun 07, 2010 6:07 pm

boleado deve ser limado sabem como e cada regiao tem uma maneira de dizer algumas palavras diferente :lol: 8)
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda jun 07, 2010 6:14 pm

Boleado é com arestas polidas. Basta onde comprarem o vidro pedir com arestas polidas.
chinchy
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 4:10 pm

segunda jun 07, 2010 7:34 pm

o meu "aquario" tb tem portas de vidro, fui eu q o fiz, e descobri q qq cailha serve. pode e acontecer teres que a limpar, q quando vai pa la areia, desliza bem, mas faz um barrulhao!

outro concelho e que n "apertes" as portas ao max, ou seja, deixa alguma folga entre as duas calhas (dois ou tres milimetros) e se achares precisso, massa consistente na calha de cima.

pode e acontecer teres que limpara a porta ocasionalmente nos dias de maior calor
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”