ajuda para cuidar bem dos meus ratz....

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
aldaraokupa
Membro
Registado: quarta jun 16, 2010 8:19 pm

quarta jun 16, 2010 8:34 pm

ola!!sou nova por aki e recorro a este site para ver se alguem me da uma ajuda..
tenho duas ratazanas lindas!!o hiru de 10 meses e a anubis, de nove. o hiru é um grandalhao preguisoço de kor bfranha e preto e a anubis é albina, tem mau feitio :) e é kuriosa. komprei o hiru no natal para dar de prenda ao meu namorado e sempre foi um amor. mas apanhou uma alergia e tem problemas respiratorios ke o fazem espirrar muito e as vezes deita algo de sangue..o veterinario ja lhe deu injeçoes, ja trokei de areias(agora estou kom uma de milho, ke nao deita po e é muito higienika), mas inda konttiinua assim.mas ele é aktivo e tirando os espirros leva uma vida normal.

para lhe fazer kompanhia, troxemos ha um mes a anubis...ke teve de fikar na loja uns meses porke deu a luz antes de vir para kasa...koitadita..!

o kaso, é ke ela nao se deixa tokar kuase nem apanhar..ja me mordeu a mim e ao meu namorado.suponho ke deve ter alguma especie de trauma da loja de animais..mas kom o hiru dase lindamente!ha uns tempos descobrimos ke esta gravida..de novo!!e hoje decidimos separala dele para outra jaula, porke nao deve faltar muito para ke os bebes nasçam.o kaso é ke hoje, ao limpar a jaula e mudala para putra, komo ela nao se deixa pegar facilmente, o meu namorado atrapalhouse ao pegar nela e puxou-lhe o rabo!!sem kerer, klaro!!so ke ela acho ke fokou muito assustada e agora kuase nao sai do mesmo kanto da jaula...kome e isso, mas sinto ke esta triste.

keria pedir aki konselho, em primeiro de ke posso fazer para ke ela perka esse medo..pois gosto muito dela e entristeceme imenso..

em segundo, pedir konselho de komo devo aktuar kuando ela de a luz e de kuanto tempo precisam os filhotes de estar kom ela..

tambem gostava de saber se ha alguem ke tenha um kaso komo o do hiru, ke tenha um ratz ke sofra de doença respiratoria, para ver se me pode dar algumm konselho..

bem, ja me excedi um bokado na escrita...!!mas peço desclpa da seka, mas preciso mesmo da vossa ajuda!!

um obrigado kom antecedencia!!!
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta jun 16, 2010 9:05 pm

Não percebo muito de ratz (não tenho), mas se não me engano, se a Anubis engravidou pouco depois de ter a última ninhada essa gravidez de agora é de risco. Acrescentando um susto como o que apanhou... espero que tudo corra pelo melhor, mas foi realmente um incidente muito infeliz, dadas as circunstâncias. Seria infeliz em qualquer circunstância, mas assim é ainda pior :(.

Quando nascer a nova ninhada (que vai correr bem, porque eu quero! :P) não volte a juntar a Anubis e o Hiru. Fique com um macho e uma fêmea da ninhada e assim ambos ficam com companhia do mesmo sexo.

Isto é o pouco que eu sei, que pode não a ajudar muito neste momento, mas penso que ajuda a que saiba como cuidar melhor dos seus meninos.

Boa sorte ;)

Um pequeno aparte: Não escreva com "k" e abreviaturas, porque torna-se mais difícil a leitura e algumas pessoas são capazes de desistir de ler o seu post (já aconteceu e é normal que aconteça). :wink:
aldaraokupa
Membro

quarta jun 16, 2010 9:23 pm

É da força do hábito escrever com abreviaçoes..peço desculpa.. :) Obrigado pelo konselho...por acaso tinhamos estado a falar de se era possivel operar a Anubis para que nao tivesse filhotes..mas não gosto dessa ideia...=(
Pareçe-me bem melhor ficar com duas crias..se tudo correr bem..agora fiquei mais assustada..mas ela teve as crias ha tres meses...achas que é pouco tempo??

estou de veras preocupada...ouxala me consigam dar mais conselhos... muito obrigada a ti pelo interesse!!!=)
Raphahel
Membro
Registado: domingo mar 28, 2010 2:53 pm

quarta jun 16, 2010 9:24 pm

Bom temos aqui um caso complicado...em relação ao sangue que o hiru deita pelo nariz,verifique se é mesmo sangue. As ratazanas produzem um liquido vermelho no nariz, muito parecido com sangue. Podem produzi-lo se estiverem doentes como é o caso, ou se estiverem stressadas. Problemas respiratórios é comum nas ratazanas domésticas,são muito sensíveis nesse ponto.

Agora um caso mais complicado...a nova menina! Em primeiro lugar se comprou uma fêmea para juntar ao macho e não queria criação foi um erro...as fêmeas entram no cio de 5 em 5 dias,e 5 dias após darem À luz entram novamente no cio. Te-los separado só foi bom para não procriarem.
Já que ela é recente é normal que se sinta com medo e tente morder para se defender...aconselho a deixa-la vir cá fora por ela própria e deixa-la ambientar-se,se não for suficiente há sempre maneiras mais grosseiras de ela se habituar a vocês...mas não falar delas para já.
Experimente deixa-la numa divisão que não tenha sítios onde ela se possa esconder e deixe-a andar livremente e passear por cima de si. Se tiver de manusear-la e tem medo de ser mordida use luvas grossas.
Ratazanas novas precisam de se ambientar à nova casa e donos. Provavelmente essa pega pelo rabo foi a piro coisa que lhe fizeram. e ela agora pode ficar muito menos receptiva a vocês....vão com calma com ela.
Agora os meninos novos....vai ser um tarefa complicada,se ela não confiar em vocês. Eles precisam ser manuseados para se habituarem aos humanos,e com uma mãe desconfiada eles provavelmente vão aprender as mesmas maneiras,e ela sendo assim tão agressiva não de certo deixar chegar perto da ninhada...Pode ainda dar-se o caso de ela até acalmar depois do parto.
Em todo o caso,por aquilo que li,não me aprece que essa vá ser uma ninhada viável para dar ou vender e espero que não tenha de matar a ninhada :x
Se não conseguir mesmo que a fêmea se dê com vocês tente da-a para adopção,e não a junte com o macho para não ter mais ninhadas,a menos que um dos dois esteja esterilizado.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta jun 16, 2010 9:31 pm

aldaraokupa Escreveu:É da força do hábito escrever com abreviaçoes..peço desculpa.. :) Obrigado pelo konselho...por acaso tinhamos estado a falar de se era possivel operar a Anubis para que nao tivesse filhotes..mas não gosto dessa ideia...=(
Pareçe-me bem melhor ficar com duas crias..se tudo correr bem..agora fiquei mais assustada..mas ela teve as crias ha tres meses...achas que é pouco tempo??

estou de veras preocupada...ouxala me consigam dar mais conselhos... muito obrigada a ti pelo interesse!!!=)
Penso que a castração do macho é mais simples, mas mesmo assim é um risco muito grande, por ser um animal tão pequeno. Eu não correria esse risco.

Sinceramente não sei se três meses é pouco tempo ou não. Como nunca tencionei fazer criação com nenhum dos meus animais e nunca juntei 2 animais de sexo oposto, nunca me preocupei muito com essas coisas. Juntando a isso o facto de que nunca tive ratz (apesar de gostar da ideia de um dia ter duas)... Lamento pela pouca ajuda da minha parte :(. Mas hão-de chegar os experts na matéria.
aldaraokupa
Membro

quarta jun 16, 2010 9:34 pm

Pfff.....credo nem consigo pensar na possibilidade de matar os bebes!!!!!!
Espero poder conseguir que ela se torne algo menos desconfiada..ao menos para poder mexr nos bebes...pois gostava de ficar com dois da ninhada...fogo...nao sei mesmo que fazer...

suponho que hoje e amanha sera melhor deixar a Anubis descansar..sera aconselhavel depois tentar pegar nela, ao deixa-la vir ca fora???

o hiru, sim tambem ja tinha lido algo sobre esse liquido vermelho e fico mais descansada de nao ser sangue...

quero mesmo que corra tudo bem e que a ninhada nasça bem.. quqndo se pode tentar pegar neles e como??

obrigadoo!!!
aldaraokupa
Membro

quarta jun 16, 2010 9:40 pm

GSfanatic Escreveu:
aldaraokupa Escreveu:É da força do hábito escrever com abreviaçoes..peço desculpa.. :) Obrigado pelo konselho...por acaso tinhamos estado a falar de se era possivel operar a Anubis para que nao tivesse filhotes..mas não gosto dessa ideia...=(

Penso que a castração do macho é mais simples, mas mesmo assim é um risco muito grande, por ser um animal tão pequeno. Eu não correria esse risco.

Sinceramente não sei se três meses é pouco tempo ou não. Como nunca tencionei fazer criação com nenhum dos meus animais e nunca juntei 2 animais de sexo oposto, nunca me preocupei muito com essas coisas. Juntando a isso o facto de que nunca tive ratz (apesar de gostar da ideia de um dia ter duas)... Lamento pela pouca ajuda da minha parte :(. Mas hão-de chegar os experts na matéria.

sim bem, eu tambem nao deveria terme aventurado a juntalos assim..a ver se responde mais gente que tenha ratz..mas a tua ajuda é é bem vinda..ela agora mesmo ta a comer yogurte...=) espero que as coisas melhorem pois nao quero mesmo +erdela a ela nem aos filhos...
Raphahel
Membro

quarta jun 16, 2010 10:44 pm

Va com calma com ela :)
Deixa-a ambientar-se a si primeiro! Alguma ratz não gostam de ser agarradas e tentam escapar.
E como ela agora pode ter ficado assustada com a última tentativa deixe-a andar livremente e sente-se perto para ela puder explora-la a si também.
Boa sorte com essa marota e com os miúdos.
:)
aldaraokupa
Membro

quinta jun 17, 2010 10:50 am

Bom dia gente!!

A Anubis continua no canto dela...a comer e isso... as vezes faz uns sons como soluços..serao contracçoes??espero bem que nao sejam, para ja!!

vou fazer isso que disse, Raphaehl...ouxala de resultado!!

obrigadoo!!
Raphahel
Membro

quinta jun 17, 2010 5:40 pm

Quando ela tiver para dar à luz, ela vai começar a andar agitada de um lado para outro e ha-de começara fazer o ninho. Se os sons que ela está a fazer sao tipo ''eek eek eek'' pode ser um sinal de stress.

e mais uma vez boa sorte com essa ''garota''
aldaraokupa
Membro

quinta jun 17, 2010 6:34 pm

ela so faz esses sons as vezes...mas nao é bem assim..mas tambem é normal que esteja stressada pobrinha..

ela na jaula em que estava antes com o hiru, tinham uma casota de madeira e levavam tudo la para dentro..mas mais ele que ela.ela levava sobretudo comida...sera que estava a fazer o ninho para os ter??

chueguei agora a casa, e ela continua no cantinho a durmir...ta mais gorda dame a sensaçao...ando mesmo preocupada pa..

obrigado por toda esta ajuda e informaçao!!!!
Raphahel
Membro

quinta jun 17, 2010 8:43 pm

Mantenha vigilância apertada nela. A minha de vez em quando também faz uns sons parecidos,e também aprecem soluços,mas depois passa-lhe. Tente estimula-la,oferece-lhe uma guloseima (algo saudável que ela goste muito de comer) a minha adora bana e queijo então é louca,mas só lhe dou um bocadinho e nunca mais de uma vez por semana. Mas de-lhe você mesma para ele ver que você não lhe quer mal. Já li que as ratazanas são facilmente subornáveis XD
Ponha-lhe brinquedos na jaula, ou uma caixinha de cartão virada ao contrário suficientemente grande para ela e muito substrato fofinho que não largue fios,tipo papel de cozinha desfiado para ela ter material para o ninho. Quando ela der à luz vai logo aperceber-se que aconteceu porque os pequenitos começam logo a chiar!
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jun 17, 2010 8:48 pm

Não se deve deixar criar ratz de mãe ou pai desconfiado ou agressivo, os filhotes vão ser mais desconfiados que filhotes de um casal dócil e calmo. Desta vez já está...mas para criações futuras é um bom conselho
Raphahel
Membro

quinta jun 17, 2010 8:55 pm

Sim mas é preciso notar que a fêmea é recente naquela casa. Eu também falei nisso,mas acho que a alda devia primeiro ver se conseguia ganhara confiança da fêmea antes de matar a ninhada,seja como for se até eles abrirem os olhos ela conseguir que fêmea acalme e socialize não vejo problemas,porque nesse caso a fêmea não é de genes agressivos,mas apenas assustada com uma experiência má,e os filhotes irão aprender coma mãe a socializar com os humanos ao vê-la fazer o mesmo.
É a minha opinião,mas claro que se ela der à luz entretanto vai ser complicado socializar a fêmea porque ela vai andar ocupada com a ninhada!
Mas sim, se ela realmente não mostrar sinais de melhoria a ninhada deve mesmo ser abatida,já que todos eles vão imitar a mãe.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jun 17, 2010 8:58 pm

E atenção a uma informação errada, as ratz entram em cio imediatamente a seguir ao parto
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”