Ave encontrada: pf ajudem na alimentação!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
AnitaCorreia
Registado: terça jul 20, 2010 12:23 pm

terça jul 20, 2010 12:36 pm

Olá!
bem na verdade acabei de me inscrever...

Tenho 1 problema: ao regressar a casa encontrei 1 ave e não sei a especie... estava com sede e cansada... até aí não houve problema mas...

Não sei como a alimentar...

Eu penso que será insectivora.
Isto porque o seu aspecto assemelha-se ao de uma pequena ave de rapina: tem 1 bico um pouco curvo (pequeno e pouco inclinado) e nas patas tem guarras curvas, grossas e negras.

Será que podem ajudar?

Se quiserem posso tentar tirar uma foto e postar...
é que nestes casos, por norma, quanto mais depressa maior a hipotese de sobreviver... e já não é uma ave pequenina, já tem penas... talves se safe com alguma ajuda

Obrigada!
edit: acabei de descubrir que é um andorinhão preto... ta muito sonolento e continuo sem saber de que forma o devo alimentar ou se devo entregá-lo nalgum local...
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça jul 20, 2010 1:18 pm

Cara Ana,
Encontrará aqui neste mesmo forum das aves mais tópicos sobre o mesmo tema, onde entre muita coisa poderá encontrar informação útil.
Os andorinhões têm alguma dificuldade em levantar voo do solo, por isso, se de facto se tratar de uma ave adulta, e se não estiver com nenhum problema de saúde, eventualmente tudo o que precisará poderá ser uma pequena ajuda nesse âmbito. Ou seja, que a coloque num ponto alto de onde ela possa voar sem necessidade de impulso a partir do solo.
Se por outro lado se tratar de uma jovem ou doente, o caso muda de figura e aí a ajuda profissional será, a partida indispensável, porque o andorinhão é uma ave exclusivamente insectívora e que requer muitos cuidados. O melhor mesmo será contactar o SEPNA e pedir informações sobre onde entregar a ave mais perto de si.

Cumprimentos e boa sorte para a ave
AnitaCorreia

terça jul 20, 2010 7:53 pm

Ok, muito obrigada pela ajuda!

Acabei por contactar o RIAS ( Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens), trabalha em parceria com a SEPNA.
Trata-se de um juvenil, não deve faltar muito para voar. Mas fiquei preocupada por não saber como a alimentar pelo menos até ser entregue.

Agora é esperar a resposta e ver ondo e como entregar a ave.

Espero que aguente até lá :? :(

li aqui que dar-lhe gema de ovo cozido com bolacha ou então carne crua picada ajuda... Será que lhe posso dar entreteanto?
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça jul 20, 2010 8:57 pm

Pode dar, falta saber se ele come, mas se não lhe colocar à disposição, não come de certeza...
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça jul 20, 2010 9:06 pm

Joaoejoca Escreveu:Pode dar, falta saber se ele come, mas se não lhe colocar à disposição, não come de certeza...
O Andorinhão alimenta-se em voo, ou no caso de uma cria, a partir da boca dos pais. Quando o JoãoJoca escreve que lhe deve ser colocada a comida à disposição, entenda-se que deve tentar dar-lhe esse alimento com uma pinça ou algo no genero. Mas o ideal é entregar a ave às entidades próprias o mais rapidamente possível. Pelo que escreveu de estar a aguardar resposta faz-me crer que terá optado por um contacto por mail, entendi bem? Se não tiver sido o que fez, um telefonema será neste caso a melhor forma de contacto.
AnitaCorreia

quarta jul 21, 2010 12:41 pm

Novamente, obrigada pela ajuda!

Sim, contactei por email mas já obtive resposta.

Quanto à alimentação provisória, ele até se tem portado bem!
Eu sei que são os pais que o alimentam, por isso tentei imitar dentro do possivel:
coloco o dedo perto do bico e ele acaba por o abocanhar. Como tenho os dedos finos consigo introduzir pequenas bolas de ovo de lado. O único problema foi a primeira vez pois tive que lhe abrir o bico.

Acabei por me afeiçoar ao pequeno, vou ter saudades :cry:

De qualquer modo ele vai para o parque biologico de Gaia hoje pelas 17/18h.

Apesar de gostar de o ter por cá, e de ele parecer já reconhecer as pessoas cá de casa, vai ser melhor alimentado lá e terá mais hipóteses de voltar para a Natureza (pelo menos assim espero!)

Obrigada novamente!
Responder

Voltar para “Aves”