O hamster é muito fácil de cuidar! Siga essas dicas:
Gaiola:
Vai ser a moradia do seu hamster. Precisa ter algum espaço para ele se movimentar á vontade, local para comida, água e banheiro. Você pode achar várias opções de gaiolas no pet-shop! Existem três tipos delas:
1ª- De metal. É uma gaiola com grades. É boa e fácil de limpar, além de ser bem ventilada. O problema é que não é muito divertida para o hamster (você terá que comprar brinquedos pra complementar), ao contrario da de plástico, que costuma vir com vários túneis, e ele irá roer as grades.
2ª- De plástico. É bem divertida, cheia de túneis e brinquedos espalhados. Também é fácil de limpar, mas pode dar mais trabalho por que você terá que desmontar os túneis e montá-los de novo. É boa por que na hora de re montar você pode mudar a posição dos túneis formando novos caminhos, o que fará a diversão dos hamsters!
3ª- De vidro. É um grande aquário. Bem pratica na hora de limpar! O problema é que não é muito divertida: Você não poderá pendurar balanços e argolas no teto e não tem como prender a rodinha na parede. Além disso, muitas pessoas tiveram problemas com fungos nas paredes da gaiola.
A gaiola deve ter o chão forrado por serragem, vendida em pet-shop. Na hora de lavar a gaiola tire a serragem!
Alimentação:
Seu amiguinho precisa de uma boa alimentação! Em qualquer pet-shop você encontra excelentes opções de rações balanceadas e próprias para hamsters! Dando a comida vendida nas lojas seu pet não vai precisar comer mais nada, pois elas já são completas e oferecem todos os nutrientes que ele precisa! Claro que você pode complementar a alimentação dele com suplementos vitamínicos (vendidos em pet-shop) ou mesmo fazendo uma mistura caseira! Se quiser preparar você mesmo os complementos do seu hamster faça diferentes misturas usando os seguintes alimentos:
Maçã, morango, pêra, uva, caqui, banana, caju, pêssego, frutas secas não-cítricas,repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória e almeirão, cenoura, nabo, abóbora, pepino, semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ovo cozido (há controvérsias sobre o uso de ovo, por conter hormônios), ervilha, milho cozido, flocos de milho sem açúcar, noz, amendoim, castanhas e passas.
Não use comidas que não estão na lista!
Não use de forma alguma esses alimentos:
Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), tomate, carne crua, abacate, figo, ameixa, flores, cebola, cebolinha, alho, ração de coelho (contém hormônios), salgadinho e frituras em geral.
Exercício e brinquedos:
Os hamsters tem forte tendência para engordar! Para fazer ele se exercitar use os seguintes brinquedos:
1 – Argola: Você pode comprar muitas e pendurá-las no teto da gaiola. Para isso use um fio bem comprido de modo que ele consiga alcançá-las, morde-las e até se pendurar nelas! Também pode amarrá-las nas paredes da gaiola ou mesmo deixá-las no chão (da gaiola).
2 – Bola: Deixe no chão no chão da gaiola e veja seu hamster se divertir a empurrando e mordiscando.
3 - Gangorra: Sua mascote vai se divertir fazendo a gangorra subir e descer! Coloque no chão da gaiola. Ela pode ter a base pesada para seu hamster não acabar a virando.
4 – Balanço: Pode ser amarrado no teto da gaiola com um fio comprido de modo que o hamster consiga alcançá-lo e subir nele. Atenção: A cadeirinha (onde se senta nos balanços) deve estar baixa de modo que o hamster não se machuque se cair!
5- Esfera de acrílico: Uma bola transparente com uma portinha. Coloque seu hamster dentro e ele irá passear pela casa a toda velocidade!
Cuidados:
Seu hamster precisa de muitos cuidados! Um é a limpeza da gaiola. Para limpa-la tire o hamster (você pode colocá-lo em outro recipiente ou em uma esfera de acrílico). Daí limpe. Se for de plástico, desmonte os tubos e passe uma bucha com sabão neutro neles e na gaiola, enxágüe e seque. Você não vai conseguir secar tudo, como os tubos, que são difíceis de secar. Se isso acontecer deixe secar ao sol. Se for de metal tire a bandeja (tem uma embaixo, para que as fezes passem pelas grades e caiam nela) e jogue fora as fezes. Depois esfregue com uma bucha áspera com sabão neutro. Também limpe assim o engradado. Se for de vidro retire fungos, se tiver, e passe um pano úmido nas paredes. Esfregue com bucha com sabão neutro o chão do aquário.
Outro cuidado é a higiene do próprio hamster. Siga essas dicas para limpa-lo:
1º - Nunca, de forma alguma, o molhe! Eles são pequenos e sensíveis ao frio. Quando se molham podem pegar um resfriado e até morrer!
2º - Para a limpeza use pó higiênico, vendido em qualquer pet shop. Coloque o pó em um recipiente onde o hamster consiga entrar e coloque o recipiente dentro da gaiola. Se ele não se limpar sozinho o pegue e passe o pó delicadamente por todo o pelo.
O problema é que esses pós podem dar alergia nos bichinhos. Se isso acontecer troque a marca do pó. Se ele continuar mal de banho assim, passo a passo:
1º - Pegue seu hamster e o escove delicadamente com uma escova de cerdas macias para remover todas as lascas de serragem.
2º- Passe um pano macio e úmido por todo o pelo.
3º- Seque cuidadosamente com um pano macio e seco até o hamster ficar bem seco.
Manuseio:
Para pegar seu amiguinho tenha todo o cuidado! Não o pegue até ele se acostumar com você e com o novo ambiente. Comece dando carinho nas costas, nunca na cabeça! Se ele aceitar bem o pegue. Uma de suas mãos (vai depender se você é destro ou canhoto) deve apoiar o corpo da hamster e a outra deve fazer uma forma de concha sobre ele, sem fazer muita pressão e deixando a cabeça de fora. Todo o cuidado é pouco! No começo não o suspenda muito alto ou ele pode se assustar, pular, cair e se machucar.
É só. Se precisar de mais dicas e conselhos sobre hamsters mande um email para
[email protected].