Há muito que conheço e frequento este forum e após também ter pesquisado, não encontrei nada sobre hábitos e métodos de limpeza das "casas" dos nossos animais. (Se já existir, desde já peço desculpa pela duplicação de tópico.)
Como tal, propunha que neste tópico, passássemos a nossa experiência para que, todos nós possamos aprender e até melhorar as nossas formas de limpeza de terrários.
Que acham da ideia?
Tipo de produtos que usam quer nas limpezas diárias ou gerais?
Periodicidade dessas mesmas limpezas?
Truques utilizados para facilitar algum tipo de limpeza.
Dicas para os menos conhecedores na matéria.
Etc...
Vou passar um pouco da minha experiência:
Começo por dizer que até hoje nunca tive nenhum problema (felizmente) relacionado com este assunto, mas como toda a gente, também eu estou sujeito e como tal, prefiro evitar, aumentando o meu conhecimento.
Tenho terrários de Geckos, Dragão barbudo, Corn, Regius e Morelia Viridis.
Diariamente, ou de dois em dois dias no máximo, faço a limpeza a todos os bebedouros e verifico se existem fezes. As fezes são retiradas assim que visualizadas e a zona é limpa com esponja previamente lavada em fairy (detergente) de forma a que não faça espuma. depois de limpa é passado um pano para secagem e retirar qualquer vestígio possível desse mesmo detergente. Faço o mesmo para todos os bebedouros.
De 2 em dois meses faço a limpeza completa, substituindo os substratos de todos (não uso papel), retirando e lavando todos os elementos contidos em cada terrário e lavando muito bem com o método anteriormente explicado. Após secagem borrifo tudo com Wipe Out 2 e espero 5 minutos limpo muito bem e volto a colocar tudo novamente.
Que acham? Estou a fazer muito mal?
Dificuldades encontradas: gostaria de saber algum produto que possa usar sem ser o detergente fairy pois tenho medo que, mesmo limpando muito bem, possa fazer mal.
Como vocês fazem?
Um abraço, e obrigado... sorry o testamento