Gatos “ Municipais “
Dar melhores condições de vida à comunidade de cerca de 50 gatos que escolheu o parque Marechal Carmona para habitar, assim como facilitar a sua convivência com os humanos, é o objectivo da colaboração estabelecida entre a Câmara e a Associação Catus Portugal .
Errantes e assilvestrados, como refere o documento que formaliza o acordo entre a Câmara e a Catus Portugal, os gatos do parque Marechal Carmona vão passar por um projecto-piloto de semi-domesticação. Não que lhes queira ensinar truques; antes, quer-se garantir que não constituam perigo para os humanos e que a comunidade não cresça desmesuradamente. Assim, o acordo prevê a captura temporária dos animais, para implantação de micro-chips de identificação, realização de testes de diagnóstico para despiste de doenças, desinfestação e desparasitação, além da esterilização e eutanásia aos portadores de doenças contagiosas ou incuráveis. Depois desta operação, que irá custar á Câmara 4.000 euros, a Catus deverá zelar pelos bichanos. Para tal, é da sua responsabilidade “ garantir a alimentação diária dos 50 gatos, mantendo limpos os locais onde é depositada a comida “. Note-se que cabe à edilidade construir sete abrigos para os gatos e apoiar a Associação com 3.000 euros mensais, para a alimentação diária, mais 1.500 euros anuais para despesas médicas.
No campo da sensibilização, a Câmara e a Catus serão parceiras em, pelo menos, duas campanhas de adopção por ano, bem como na divulgação deste projecto-piloto junto das escolas do Concelho.
Enquanto Parque Marechal carmona espera ter, em breve, gatos mais saúdáveis, António Capucho equaciona possibilidade de alargar este acordo a outros espaços Municipais, uma vez conhecidos os resultados desta iniciativa piloto.
( noticia retirada do Jornal da Região, de 27 de Agosto de 2003 )
Cascais tem garantias para 50 gatos...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 19895
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
- Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>