Ajudem! O meu gato recusa-se a comer comida granulada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Vancris
Registado: sábado mar 05, 2005 4:26 pm

terça ago 24, 2010 8:41 am

HELP!!!
O meu gato (é castrado e tem 5 anos), há um ano teve um problema nos dentes e por isso tive que lhe dar comida mole até o problema estar resolvido.
Há 2/ 3 semanas ele recusou-se comer. Tenho mais 2 gatas, mas vi que ele não comia e estava cada vez a ficar mais magro. Comecei a dar-lhe comida mole (da latas e afins), acredito que na altura estivesse com dores ou nos dentes ou nas gengivas.
Levei-o ao vet há uma semana e disse que ele estava ok.
Agora só quer comer da comida de lata (não sei se foi tudo manha) lá de quando em vez come da outra comida (raramente).
Problema 1: se eu lhe tirar a comida de lata (que tenho que lhe dar à parte para as meninas não a comerem) será que aos poucos volta à normal?
Problema 2: eu e o meu marido não sabemos o que é dormir como deve ser há mais de uma semana pois o gato mia imenso e só se cala quando lhe damos comida 8às 0:00, às 3:00 e às 5 ou 6:00), se lhe tirar a comida de lata não conseguimos dormir! (temos que dar em separado das gatas.
carolii
Membro Júnior
Registado: quarta jun 16, 2010 5:09 pm

terça ago 24, 2010 9:49 am

quando isso acontece comigo, eu utilizo uma técnica infalível 8), mas é preciso muita paciência. não é nada de mais: servimos a ração juntamente com um bom bocado de lata. ao passar dos dias vamos misturando cada vez menos lata na ração até servimos só o granulado. como disse, é preciso paciência, e certeficar-se de que o gatinho nem sequer nota a diferença de uma refeição para outra (até ao dia em que olha para o prato e pensa: ei, espera lá :? ... hum, não, deve ser impressão minha :roll: ) :P

a ideia de lhe tirar de rajada a comida de lata pode funcionar... dias depois.
se ele está tão "agarrado" à comida húmida, não me parece que mudar para ração da noite para o dia seja o ideal. ele ia recusar-se a comer e, se está a ficar magro, não seria de todo uma medida saudável. claro que teria que obtar pela ração mais cedo ou mais tarde, sob pressão, e acabaria por se habituar.

se o gatinho mia durante a noite, pode simplesmente fechá-lo na casa de banho com o tabuleiro e comida e meter tampões nas orelhas ou experimentar dar-lhe a tal dose de ração e lata antes de se ir deitar. nesse caso, se ele continuar a acordar para comer e vos acordar, não lhe dêm, de forma nenhuma, comida a essa hora, ou tornar-se-á um hábito para ele.

boa sorte :D
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça ago 24, 2010 11:40 am

pode pôr um fiozinho de azeite ou óleo de milho sobre a ração. ou então misturar com a outra comida
anjjazul
Vancris

terça ago 24, 2010 1:22 pm

Obrigada pelas dicas.
Vamos começar a misturar as comidas e à noite fechá-lo num quarto que não costumamos usar (o que é mais longe do nosso) com comida e a areia. As gatas ficam na casa como é normal.
Ele está com tantas manhas e mimado que já nos tira do sério.
Sei que a culpa é nossa. Mas temos que voltar a dormir como deve ser, senão quando começarmos a trabalhar vamos tipo zombies.
A ver no que dá (ainda pensei dar o gato à minha sogra, já que ela gosta tanto dele, mas depois arrependia-me :roll: )
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça ago 24, 2010 1:33 pm

eláááá´ ele mia a essas horas todas para comer?? E durante o dia não mia?

Quando adoptei o Jimmy ele tb estava só habituado a comer comida de lata, a Sra que mo deu entregou deu-me inclusive um saco com 10 latas de comida de gato e todas para adulto :twisted: O Jimmy tinha 3 meses e desejei-me para o fazer comer ração.

Fui misturando paté de bebé com a ração e gradualmente fui diminuindo a quantidade do patê. Custava, porque houve alturas que ele comia muito pouco e eu chegava a sentar-me no chão a enfiar-lhe as bolinhas da ração na boca até ele se dar por vencido e engoliar algumas de má vontade. Ainda hoje tenho que andar em cima dele para ter a certeza que ele come o suficiente,mas sempre ração seca, so lhe dou um miminho de lata uma vez por mês e é uma latinha a dividir pelo 2 (O Jimmy e a Suri).
Vancris

terça ago 24, 2010 1:59 pm

Este gatinho também mia durante o dia (quer atenção a toda a hora), mas duarnte o dia coloco-o de castigo, pelos vistos não dá em muito pois à noite não nos deixa dormir.

Tenho há para aí 5 anos, entretanto houve mudanças devido a questões profissionais, esteve uns tempos com a minha sogra assim como as outras 2, depois eu e o meu marido alugámos uma casa. E... continuamos a dar os mimos que a minha sogra dava, se calhar um pouco mais. É que na casa dela ele também miava.

O pior foi termos dado comida mole, mas realmente ele estava esquelético e para deixar completamente de comer depois de mais de 2 meses de mudança de casa deve ter sido por causa dos dentes. Agora é mesmo por manha.

Até as 2 gatas já se estão a passar com ele (chegámos a pensar que fosse por lhe doer alguma coisa, mas não).
Neste momento: QUERO DORMIR COMO DEVE SER!!!! :o
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

terça ago 24, 2010 4:35 pm

existem gatos mais vocais uns do que outros, tal como há gente mais e menos faladora.

o facto do animal miar insistentemente pode dever-se a outros factores.
perda gradual de audição ( tem 5 anos ), doença, barulhos no exterior.

miar por mimo desconheço.... até porque os gatos manifestam afecto e pedem afecto duma forma bem silenciosa ( o conhecido ronronar ), miar é chamada de atenção mas para uma necessidade basica: alimentação, higiene ou saude.

a dica de misturar ração seca e humida resulta de facto, também cheguei a fazer isso.

mas na verdade penso que deveria excluir algum problema de saude do gatito com uma observação atenta por parte do vet.
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

terça ago 24, 2010 9:06 pm

Está aí o resultado de muito trabalho de marketing (publicidades na TV e veterinários). Eu tive uma gata que ficou muito velhina (20 anos) e ela comia de tudo: o que eu cozinhava especialmente para ela, ração de lata, carne crua, sardinhas cruas, na juventude (até ter uns 6 anos de idade). À alimentação que já mencionei acrescentei a ração seca só depois desta idade. Ela só foi castrada quando tinha uns 10 anos. Mesmo com toda esta alimentação e o castramento tardio ela conseguiu chegar aos 20 anos! E ela não é a única! A gata da minha mãe vai fazer 18 em Outubro (castrada desde novinha), a gata de uma amiga (castrada desde novinha) morreu com 17 devido a um tumor na pata (quando foi operada já tinha metástases), as 2 gatas de uma amiga veterinária, uma agora com 17 e outra com 11 anos (ambas castradas novinhas) - todas elas comem ração de lata ou saquetas diariamente, e ração seca (à disposição o dia inteiro). A minha, uma semana antes de morrer, ainda comeu uma sardinha crua das grandes quase inteira.

Acredito fielmente que o meu gato teve a infecção urinária porque eu lhe cortei a ração de lata, pois eu o achava muito gordo. Cerca de mês depois ele teve a infecção urinária. Actualemente ele come novamente a ração seca e de lata, e só teve aquela infecção há 3 anos.

Eu acho que a ração seca é mais prática, mas não necessariamente mais saudável. Na arca de noé alemã (vivatier) as pessoas até são muito contra a ração seca) dão-a só às vezes, quando acham mais conveniente por motivo de viagem ou outro qualquer.

E diga-me: você gostaria de comer ração de astronauta todos os dias?

Lamento que a minha gata raras vezes come comida de lata, nunca come carne ou peixe crús. Quase só come ração seca, e com 7 anos de idade já tem tártaro nos dentes. Elá já veio com estes hábitos alimentares para a minha casa.

Dê, sem peso na consciência, comida de lata ou semelhantes para os seus gatos.
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

terça ago 24, 2010 11:35 pm

A minha gata também tem fases em que não quer a ração seca é como se ficasse farta de comer sempre o mesmo. Nessas alturas dou-lhe latas mas se não tiver cuidado ao fim de um dia começa a ter diarreia. Isso aconteceu algumas vezes no início por isso agora quando ela anda numa das fases em que não suporta a ração seca e me acorda ás 2h e ás 6h da manhã a pedir papa da boa dou-lhe arroz cozido com pedaços de frango ou com atum ou então massa também cozida com algum destes ingredientes ela fica super feliz da vida e eu finalmente consigo dormir, além disso, sempre é mais saudável que as latas ou as saquetas.
Quando ela começou a fazer isto também a levei ao vet mas também tava tudo bem era manha!
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta ago 25, 2010 10:45 am

a comida de lata é óptima para provocar diarreias com mais frequ~encia, para oxidar facilmente, para eles beberem pouca água e para gastar mais dinheiro.
um macho não tem infecções urinárias por causa da ração seca ou húmida. é próprio da anatomia do aparelho urinário.outra mais que outros
anjjazul
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quarta ago 25, 2010 11:46 am

enolamai Escreveu:miar por mimo desconheço.... até porque os gatos manifestam afecto e pedem afecto duma forma bem silenciosa ( o conhecido ronronar ), miar é chamada de atenção mas para uma necessidade basica: alimentação, higiene ou saude.[/b]por parte do vet.
Os gatos também miam para pedir mimo. Os meus avós têm uma gata com 13 anos (a Xaninha) e eu quando vou visita-los dou mimo à gata. Ela deita-se com a barriga para cima para eu a mimar à vontade. Quando eu termino a sessão de mimos ela levanta-se e vai atrás de mim a miar. Só se cala quando eu pego nela ao colo e dou-lhe mais mimos.
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quarta ago 25, 2010 11:55 am

Vancris,

O meu Gucci também houve uma altura em que começou a comer mal a ração seca. Então comecei a humedece-la com água e assim ele já a comia. Sei que não é o ideal, mas é melhor do que ficar sem comer.

Desculpe a indiscrição, mas que marca de ração é que costuma dar ao seu gato? Ele pode simplesmente não gostar dessa ração e outra já comer melhor. É uma questão de experimentar.

Boa sorte!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta ago 25, 2010 3:22 pm

anjjazul Escreveu:a comida de lata é óptima para provocar diarreias com mais frequ~encia, para oxidar facilmente, para eles beberem pouca água e para gastar mais dinheiro.
um macho não tem infecções urinárias por causa da ração seca ou
realmente fica mais cara, mas a comida húmida só faz mal neste país... e nem toda a boa comida é cara... pelos vistos, gatos alemães, americanos, etc são diferentes! o gato faz diarreia pq n está habituado a essa alimentação, se se habituar deixa de fazer (e enquanto n se habitua há excelentes probióticos para ajudar os intestinos). Os gatos são bichos do deserto e o seu organismo está preparado para extrair toda a água q precisam dos alimentos; as rações secas, que os obrigam a beber muita água, acabam por obrigar os rins a trabalhar muito mais do que era suposto e desidratam mais facilmente. Sobretudo neste tempo de calor, os meus gatos comem ração mais como complemento do que como refeição principal, e tenho sempre um saco de i/d para os mais sensíveis.

isso de miar durante a oite é um hábito que tem de ser mudado. Não o fechem nem castiguem, pq ele n sabe que é errado e provavelmente vai deitar a casa abaixo. Vão dormir mal algumas noites, mas uma refeição bem servida antes de deitar e a indiferença perante os miados resultam mesmo!

N se queixem muito de n comer isto ou aquilo, tenho um gato internado com lipidose hepática e prognóstico muito reservado, pôs hoje sonda nasogástrica... quem me dera que ele comesse alguma coisa! Mas o facto de o seu gato recusar ração pode ter a ver com os dentes, eles são caprichosos mas nem tanto. E nunca o deixe mais de 48 horas sem comer! Boa sorte. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
anjjazul
Membro Veterano

quarta ago 25, 2010 3:29 pm

Chamarrita Escreveu:
anjjazul Escreveu:a comida de lata é óptima para provocar diarreias com mais frequ~encia, para oxidar facilmente, para eles beberem pouca água e para gastar mais dinheiro.
um macho não tem infecções urinárias por causa da ração seca ou
realmente fica mais cara, mas a comida húmida só faz mal neste país... e nem toda a boa comida é cara... pelos vistos, gatos alemães, americanos, etc são diferentes! o gato faz diarreia pq n está habituado a essa alimentação, se se habituar deixa de fazer (e enquanto n se habitua há excelentes probióticos para ajudar os intestinos). Os gatos são bichos do deserto e o seu organismo está preparado para extrair toda a água q precisam dos alimentos; as rações secas, que os obrigam a beber muita água, acabam por obrigar os rins a trabalhar muito mais do que era suposto e desidratam mais facilmente. Sobretudo neste tempo de calor, os meus gatos comem ração mais como complemento do que como refeição principal, e tenho sempre um saco de i/d para os mais sensíveis.

se sabe mais que os vets, parabéns. e não foram sapateiros que me falaram assim
anjjazul
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quarta ago 25, 2010 4:17 pm

June76 Escreveu:
enolamai Escreveu:miar por mimo desconheço.... até porque os gatos manifestam afecto e pedem afecto duma forma bem silenciosa ( o conhecido ronronar ), miar é chamada de atenção mas para uma necessidade basica: alimentação, higiene ou saude.[/b]por parte do vet.
Os gatos também miam para pedir mimo. Os meus avós têm uma gata com 13 anos (a Xaninha) e eu quando vou visita-los dou mimo à gata. Ela deita-se com a barriga para cima para eu a mimar à vontade. Quando eu termino a sessão de mimos ela levanta-se e vai atrás de mim a miar. Só se cala quando eu pego nela ao colo e dou-lhe mais mimos.
são as excepções que confirmam as regras! :D
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
Responder

Voltar para “Gatos”