coelhinha agessiva - urgente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Amelie
Membro Júnior
Registado: domingo abr 21, 2002 7:22 pm

domingo abr 21, 2002 7:33 pm

tenho uma coelhinha anã com cerca de seis meses, sempre foi muito meiga e logo desde o principio ganhou confiança comigo. Mas desde há um mês para cá, sem explicação nenhuma, tornou-se agressiva, morde com força, arranha e "ataca" quando mexemos na gaiola, ela até chega a "rosnar" para as pessoas....Parece exagero mas é mesmo verdade, estou preocupada, já fui a dois veterinarios e nenhum me conseguiu explicar, um deles disse que conhece casos em que este comportamento se agravou..
Precisava de conhecer casos semelhantes e saber o porquê e se houve melhoria...
Agradecia tanto, queria a minha coelhinha de volta! :(
Muito obrigada!
kittiek
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2002 3:40 pm

domingo abr 21, 2002 8:03 pm

os coelhos são animais muito ciumentos e sensíveis a mudanças na vida do dono. Às vezes qd temos menos tempo para estar com eles, eles apercebem-se e reagem dessa forma..... Acredite que o fazem por revolta.. Dou-lhe um exemplo.... tenho um coelhinho de 3 meses q nasceu em minha casa e começou muito cedo a querer "saltar" para cima da mãe.... obviamente tive q o separar....então um coelhinho q até aí era mto meigo começou a morder ao ponto de até me fazer sangrar as mãos nos sítios onde mordia! Agora que tem passeado mais pela casa já está mais calmo. Pege-lhe mais vezes ao dia..... mostre-lhe q é + forte q ela e q o facto de morder n a afecta nada (ainda q tenho de lhe pegar com luvas! :D)....verá como ela depressa vai deixando esse vício e se vaii sentir mais mimada pela dona.... além disso nunca se esqueça q n deve tentar agarrá-la passando as mãos à frente do focinho da coelha pq se pode sentir ameaçada e morder. Se os sintomas forem piorando talvez n seja má ideia pensar em deixá-la ter crias.... A minha coelha tb era bastante agressiva qd estava com o cio e depois de ter uma ninhada ficou bastante calma e passa a vida a dar beijinhos cada vez q lhe pegam ao colo :))))
Espero ter ajudado!
kittiek
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2002 3:40 pm

domingo abr 21, 2002 8:04 pm

os coelhos são animais muito ciumentos e sensíveis a mudanças na vida do dono. Às vezes qd temos menos tempo para estar com eles, eles apercebem-se e reagem dessa forma..... Acredite que o fazem por revolta.. Dou-lhe um exemplo.... tenho um coelhinho de 3 meses q nasceu em minha casa e começou muito cedo a querer "saltar" para cima da mãe.... obviamente tive q o separar....então um coelhinho q até aí era mto meigo começou a morder ao ponto de até me fazer sangrar as mãos nos sítios onde mordia! Agora que tem passeado mais pela casa já está mais calmo. Pege-lhe mais vezes ao dia..... mostre-lhe q é + forte q ela e q o facto de morder n a afecta nada (ainda q tenho de lhe pegar com luvas! :D)....verá como ela depressa vai deixando esse vício e se vaii sentir mais mimada pela dona.... além disso nunca se esqueça q n deve tentar agarrá-la passando as mãos à frente do focinho da coelha pq se pode sentir ameaçada e morder. Se os sintomas forem piorando talvez n seja má ideia pensar em deixá-la ter crias.... A minha coelha tb era bastante agressiva qd estava com o cio e depois de ter uma ninhada ficou bastante calma e passa a vida a dar beijinhos cada vez q lhe pegam ao colo :))))
Espero ter ajudado!
arquea
Membro
Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm

domingo abr 21, 2002 10:01 pm

Concordo plenamente com a Kittiek, e o melhor seria mesmo arranjar um namorado para a sua coelhinha. Não se preocupe que isto é bastante frequente, por isso é que a maior parte dos veterinários aconselham aos pais de crianças pequenas a comprarem um macho, que são menos sensíveis à alteração do humor por causa do cio, e não uma femea, porque estas se tornam mais rabugentas quando não têm companhia.
O meu coelho por vezes, quando estava com sono e rabugento, também me mordia quando metia a mão na gaiola dele, e eu passei a mexer nos bigodes dele quando isto acontecia(sem o magoar claro), até ele deixar de morder, uma vez que ele detesta que lhe toquem nos bigodes. E resultou... Também já usei a técnica do "vencido pelo cansaço": quanto mais ele me grunhia quando estava chateado com alguma coisa, mais festinhas e beijinhos eu lhe dava até ele ficar sossegadinho. Depende de coelho para coelho, mas uns minutos a mais de miminhos costumam resultar.
Espero ter ajudado.
mmcoelho
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 10:21 pm

terça ago 20, 2002 5:43 pm

Uma das coisas que eu aprendi nas fóruns estrangeiros é que não se deve cobrir uma coelha para ver se ela acalma. O que tu deves fazer é esterilizá-la num vet de confiança. Se morares na zona de Lisoba posso indicar-te um.

A tua coelha está a passar pela fase de adolescência, sendo que as suas hormonas estão em época alta, digamos assim. O que se passa é que ela tem o seu território e não acha piada ao facto de o invadirem sem a sua autorização. Isso aconteceu ao meu Zacarias, que mordia os calcanhares da minha mãe quando ela entrava no meu quarto ou qd eu ía atrás dele.

Acho que tens de arranjar uns vet mais competentes...sei que é difícil em Portugal. Posso tentar ajudar-te e perguntar ao meu...de que zona és?

O que te disse agora, aprendi nos fóruns estrangeiros, quando passei por essa situação. Não castrei o Zacarias porque na altura não conhecia nenhum vet com experiência (agora já há). Agora ele já tem 7 anos, sendo tarde para castrá-lo.

Cheguei a andar à procura e houve um que disse, num tom horrível, que tinha conseguido esterelizar uma coelha, mas que ela tinha acordado no meio da operação...portanto não garantia que não sofressem. Que horror!

Se souberes inglês, informa-te sobre isso no site www.rabbit.org

espero que ajude!

Maria
taeko
Membro Júnior
Registado: sábado mai 08, 2004 5:35 am

domingo mar 20, 2005 2:50 pm

;) ola tudo bom? eu tenho uma coelhinha Lion Rabbit a Miffy, embora aparente ser muito calma e tranquila, tambem tem um genio muito forte, é muito brava, sobretudo quando se encontra em sua casinha, mas depois q passei a deixa-la solta, com muito mais espaço, se acalmou e hj gosta d carinhos, adora andar correndo entre os pes, mas de vez em quando ainda rosna e fica muito brava quando obrigamos a fazer algo de que não goste...tente dar mais espaço a ela, talves possa ajudar a melhorar um pouco.....desejo-te boa sorte!!!! :)
beijos: Taeko
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

domingo mar 20, 2005 3:39 pm

Olá...
Eu tenho 2 coelhas; a Bunny Shadow k vai fazer 3 meses dia 25, e a Nina, k tem 2 anos e foi adoptada a 2 semanas pk a ex-dona já ñ a podia ter.
A Bunny, no ínicio era uma meiguice, dava beijinhos e deixava-me pegar.lhe sem problema, mas houve um fim de semana k ñ dormi em casa de sábado pa domingo e kd voltei ela tava uma peste, super agressiva... Rosnava, arranhava... acho k se sentiu abandonada. Com o passar dos dias e mt mimo, lá tem recuperado, mas kd mexo na gaiola dela, k é o seu território, ainda é um pco bruta...
Jà a Nina, kd a fui buscar era uma peste, rosnava, arranhava e mordia... As minhas mãos andavam uma lástima de tanta arranhadela e o meu marido ainda apanhou umas boas ferradelas... Mas ao fim de poucos dias, começou a melhorar... Já me deixava dar-lhe festinhas... Agora, ela é mt meiga e adora k eu lhe dê festinhas, mas se passar as mãos em frente a carinha dela ou mexer na gaiola dela ela é mt agressiva... Já kd a solto, é uma meiguice!...
As Coelhas são assim mesmo, mt temperamentais...
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda mar 21, 2005 1:24 pm

OS COELHOS SÂO ANIMAIS SOLITÀRIOS POR NATUREZA!
Não precisam de companheiros, se lhe juntar um coelho fica muito mais agressiva porque ainda vais defender mais o território!! As coelhas por vezes pensam que estão prenhes, começam a aninhar, a tirar pelo a defender a casota, pode estar a acontecer com a sua. Pode também ñ se dever a esse facto, porque as coelhas são muito territoriais e agressivas, a minha por exemplo, quando está com o cio, fica mesmo muito má, e tão defensora do território que nem da casota sai para passear, que tanto gosta...
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

segunda mar 21, 2005 6:33 pm

[quote=leoa_nova_]
OS COELHOS SÂO ANIMAIS SOLITÀRIOS POR NATUREZA!

[/quote]

É verdade, os Coelhos gostam de estar sós pois são mt ciosos do seu espaço. Eu tenho 2 Coelhas, mas em gaiolas separadas...
Responder

Voltar para “Exóticos”