"Medricas"

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
Biotza
Membro
Registado: segunda set 08, 2003 11:22 am
Localização: Goxoa (Labrador Retriever), Keter (cao rafeiro lindo) y Biotza (Gato)

segunda set 08, 2003 4:28 pm

Olá a todos!

O Goxoa é um lindo Labrador amarelo e já tem 3 anos. Trouxe-o de um criador aos 4 meses. Nao sabemos porquê mas o Goxoa sempre foi muito medroso (quando nao conhece as pessoas ladra muito (de medo) e põe a cauda entre as pernas. Na rua é complicadíssimo levá-lo porque vai com muito medo e talvez por isso e por ter um terreno muito grande para fazer exercício (cerca de 2.000m2) acabamos por nao sair muito com ele porque sentiamos que era muito feliz aí. Diariamente passeamos com ele fora de casa - mas nao nos cruzamos com muita gente - e no Inverno vai à praia mas nunca lida com muitas pessoas. Em casa é um Labrador típico (acho eu ;) ) muito imaduro, brincalhao, adorável, "bruto", etc... e com a família e pessoas conhecidas porta-se lindamente e mesmo com visitas "novas" já se habitua mais ou menos rápido. Mas continua a ser muito medroso. Dentro do "território dele" é muito "macho" e faz a ronda a todo o jardim para "guardar" (pensa ele) mas vê-se que tem muito medo quando nao conhece o terreno ou as pessoas. Será que o trataram mal em pequenino ou que apanhou algum susto?

Nao sei se é común desta raça ou se é o meu que está "traumatizado".

De qualquer maneira é um cao muito saudável, forte e muito feliz com a sua família e os seus amigos gatos - tem uma amizade maravilhosa com eles. :D
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

terça set 09, 2003 1:18 pm

Olá
Bem, essa situação pode ser derivada de muitas coisas, como por exemplo uma má sociabilização, mimos a mais, entre outras coisas. Você disse que em casa é um labrador normal, imaturo, bruto, etc, mas creio que aos três anos já não devia ser tão bruto e imaturo quanto refere. Penso que a única coisa a fazer é tentar (embora já seja talvez demasiado tarde) uma sociabilização, ou seja, passeie mais vezes com ele, sujeite-o a situações o mais variadas possível, e tente educá-lo. Traumas enquanto cachorro? Duvido. Desculpe dizer-lhe, mas a culpa é normalmente dos donos, talvez por inexperiência. Se for possível, leve o seu cão a uma escola de treino, pode ser que ajude.
Fiquem bem
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quarta set 10, 2003 9:54 am

Biotza Escreveu: Olá a todos!

O Goxoa é um lindo Labrador amarelo e já tem 3 anos. Trouxe-o de um criador aos 4 meses. Nao sabemos porquê mas o Goxoa sempre foi muito medroso (quando nao conhece as pessoas ladra muito (de medo) e põe a cauda entre as pernas. Na rua é complicadíssimo levá-lo porque vai com muito medo e talvez por isso e por ter um terreno muito grande para fazer exercício (cerca de 2.000m2) acabamos por nao sair muito com ele porque sentiamos que era muito feliz aí. Diariamente passeamos com ele fora de casa - mas nao nos cruzamos com muita gente - e no Inverno vai à praia mas nunca lida com muitas pessoas. Em casa é um Labrador típico (acho eu ;) ) muito imaduro, brincalhao, adorável, "bruto", etc... e com a família e pessoas conhecidas porta-se lindamente e mesmo com visitas "novas" já se habitua mais ou menos rápido. Mas continua a ser muito medroso. Dentro do "território dele" é muito "macho" e faz a ronda a todo o jardim para "guardar" (pensa ele) mas vê-se que tem muito medo quando nao conhece o terreno ou as pessoas. Será que o trataram mal em pequenino ou que apanhou algum susto?

Nao sei se é común desta raça ou se é o meu que está "traumatizado".

De qualquer maneira é um cao muito saudável, forte e muito feliz com a sua família e os seus amigos gatos - tem uma amizade maravilhosa com eles. D
Olá:

Como podes ver tenho 3 labs e estou em contacto com mtos outros.
De facto não tenho observado este tipo de comportamento nos labs e, tanto qto sei, não se pode considerar como "típico da raça".

O "ser medricas" pode ter várias origens, sendo uma delas aquela q o Arcanus referiu, i.e. má sociabilização ou traumas, etc.
Pode tb ser característica própria do indivíduo.

Sem querer "diagnosticar e receitar", mas apemas como sugestão, penso que poderia ajudar tentar promover mais convívio entre ele e outras pessoas e outros cães e dar-lhe muito mimo para lhe incutir segurança.

Se não ajudar...mal tb não faz ;)

Bjs e boa sorte :p
CB2002
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 12:31 pm

quarta set 10, 2003 11:12 am

Boa tarde,

Pois com o meu labrador, o problema era o contrario. Ele era muito destemido, e muito curioso, ate ao dia em que levou uma dentadinha de uma Pastor Alema.

Claro esta, que depois deste pequeno incidente, ficou um pouco amedrontado e sempre que via um cao encolhia-se.

Mas sinceramente, nao podia deixar de o levar as ja habituais caminhadas, e com o tempo foi recuperando a confianca.

Concordo com o que foi dito anteriormente, e em especial com a afirmacao da Maga, promova o convivio do seu cao com pessoas e caes e nunca deixe de o levar a rua.

Ele precisa de aprender agora, aquilo que ja devia ter sido feito quando era cachorro...socializar-se. ;)

Boa Sorte.

Cumprimentos

Claudia
Biotza
Membro
Registado: segunda set 08, 2003 11:22 am
Localização: Goxoa (Labrador Retriever), Keter (cao rafeiro lindo) y Biotza (Gato)

quarta set 10, 2003 11:27 am

[quote=Arcanus]
Olá
Bem, essa situação pode ser derivada de muitas coisas, como por exemplo uma má sociabilização, mimos a mais, entre outras coisas. Você disse que em casa é um labrador normal, imaturo, bruto, etc, mas creio que aos três anos já não devia ser tão bruto e imaturo quanto refere. Penso que a única coisa a fazer é tentar (embora já seja talvez demasiado tarde) uma sociabilização, ou seja, passeie mais vezes com ele, sujeite-o a situações o mais variadas possível, e tente educá-lo. Traumas enquanto cachorro? Duvido. Desculpe dizer-lhe, mas a culpa é normalmente dos donos, talvez por inexperiência. Se for possível, leve o seu cão a uma escola de treino, pode ser que ajude.
Fiquem bem
[/quote]

Olá,

Obrigada pelo seu conselho e pela franqueza. Efectivamente, penso que a inexperiência nao ajudou, mas comento-lhe o seguinte: ofereci o cao aos meus pais e com 4 meses entrava em pânico quando via pessoas (fazia chichi pelas patas abaixo quando alguém aparecia). Eles procuraram levá-lo à rua (primeiro à praia com menos gente e depois passear com ele - mais concretamente em Cascais) e ele "sofria" imenso. Pouco a pouco tentamos que se habituasse ao carro (e isso foi muito rápido - vai sempre contente e com a cauda a abanar) e depois passear na rua normalmente como qualquer outro cao. E nao "desistimos" mas confesso que provavelmente nessa altura devia ter sido quando deviam tê-lo levado a uma escola de caes (aconselhei os meus pais mas como acharam que no jardim ele fazia todo o exercício possível e andava contente e sobretudo estava muito saudável - o vet diz que é um cao muito saudável e forte!).

Actualmente como comentei anteriormente, sai todos os dias... mas vê o mesmo tipo de pessoas excepto quando vai à praia...

Sinceramente nao sei muito bem se tivessemos insistido com as saídas se se teria habituado... mas o vet disse que nao deveria ser um problema conviver com poucas pessoas e que provavelmente tinha apanhado algum susto em bébé.

Com outros caes porta-se bem e gosta!! Tem contacto com vários caes dos vizinhos (excepto quando estao do lado de fora do jardim - que lhes ladra muito).

Obrigada mais uma vez.

Obrigada pelos :( :(
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quarta set 10, 2003 11:56 am

De nada biotza, sempre às ordens ;)
Mas agora digo-lhe eu: aqui há algum tempo (cerca de 3 anos) começámos a pensar que precisávamos de um cão de guarda, para guardar a nossa vivenda. Vimos muitas raças, pesquisámos muito, e acabámos por decidir que o rottweiler adaptava-se bem a nós. Pesquisámos mais um pouco, falámos com alguns criadores, e acabámos por comprar uma fêmea rottweiler. Ela tinha exactamente 4 meses. Aqui em Azeitão há feira aos primeiros domingos de cada mês, e nós resolvemos ir passear com ela. Só tenho a dizer que andou ao colo cerca de duas horas, enquanto passeávamos. Ela simplesmente não se mexia no chão, ficava cheia de medo. Da segunda vez, andou meio arrastada, da terceira vez já andava sozinha, embora um pouco a medo, até que hoje em dia, com um ano e meio, a Ronnie é uma cadela que de medrosa não tem nada, é super-destemida, adora brincar com os outros cães, passeia, adora ir à feira, mas não foi por acaso que isto aconteceu. Foi depois de cerca de 4 meses de intensiva sociabilização, educação, e muita perseverança. Hoje é uma cadela educada, meiga, controlada, inteligente, enfim, é um espectáculo de cadela. Quando ela tinha cerca de 9 meses, adquirimos uma labradora, a Lara. Esta já tinha 7 meses, e como tal foi também necessário sociabilizá-la, e talvez tivesse sido mais difícil se não tivesse a companhia da Ronnie (a Lara não ia à rua se a Ronnie não fosse também). Mais tarde, adquirimos mais uma rott, a Naíma, e esta foi ainda mais complicada, pois teve parvovirose, e esteve internada, e teve que estar algum tempo em casa, para se reabilitar, e como tal não podia ir à rua. Mas, com muita perseverança e força, lá conseguimos, e ela é hoje uma cadela espectacular também.
Peço imensa desculpa pelo testamento, entusiasmei-me um pouco... :oops:
Fiquem bem
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”