De nada biotza, sempre às ordens
Mas agora digo-lhe eu: aqui há algum tempo (cerca de 3 anos) começámos a pensar que precisávamos de um cão de guarda, para guardar a nossa vivenda. Vimos muitas raças, pesquisámos muito, e acabámos por decidir que o rottweiler adaptava-se bem a nós. Pesquisámos mais um pouco, falámos com alguns criadores, e acabámos por comprar uma fêmea rottweiler. Ela tinha exactamente 4 meses. Aqui em Azeitão há feira aos primeiros domingos de cada mês, e nós resolvemos ir passear com ela. Só tenho a dizer que andou ao colo cerca de duas horas, enquanto passeávamos. Ela simplesmente não se mexia no chão, ficava cheia de medo. Da segunda vez, andou meio arrastada, da terceira vez já andava sozinha, embora um pouco a medo, até que hoje em dia, com um ano e meio, a Ronnie é uma cadela que de medrosa não tem nada, é super-destemida, adora brincar com os outros cães, passeia, adora ir à feira, mas não foi por acaso que isto aconteceu. Foi depois de cerca de 4 meses de intensiva sociabilização, educação, e muita perseverança. Hoje é uma cadela educada, meiga, controlada, inteligente, enfim, é um espectáculo de cadela. Quando ela tinha cerca de 9 meses, adquirimos uma labradora, a Lara. Esta já tinha 7 meses, e como tal foi também necessário sociabilizá-la, e talvez tivesse sido mais difícil se não tivesse a companhia da Ronnie (a Lara não ia à rua se a Ronnie não fosse também). Mais tarde, adquirimos mais uma rott, a Naíma, e esta foi ainda mais complicada, pois teve parvovirose, e esteve internada, e teve que estar algum tempo em casa, para se reabilitar, e como tal não podia ir à rua. Mas, com muita perseverança e força, lá conseguimos, e ela é hoje uma cadela espectacular também.
Peço imensa desculpa pelo testamento, entusiasmei-me um pouco...
Fiquem bem