Novo aquário
-
- Membro
- Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
Olá, sou novato em matéria de aquários e peixes e precisava de alguns conselhos. Comprei um aquário "View Aquarium HR-500B" de 54 litros e os respectivos acessórios (termostato, termómetro, a bomba de água já trazia, areão para as plantas, areão para cima, e algumas plantas). Fiz tudo conforme me disseram na loja e tenho mantido desde ontem o aquário a trabalhar para criar o ecosistema para daqui a uns dias (5 disseram na loja) ir buscar os peixitos. Adicionei também na água uma dose de biopur. Tenho já o PH test kit e penso que não me falta nada. Tenho algumas dúvidas, como por exemplo quantos dias ainda vou ter de esperar antes que possa trazer os peixes, se o meu aquário é de material resistente, se o posso manter na minha secretária ao lado do meu monitor, se existe algum perigo de fugas ou outros perigos. Estou quase a zeros. Já agora tudo o que tenho feito foi-me dito pela funcionária da loja, mas não tenho a certeza absoluta se será o procedimento correcto (já tive problemas anteriormente com aconselhamentos mal dados por pessoas de lojas, embora tenha sido com plantas e bonsai). Obrigado.
Leia a qui o tópico sobre a ciclagem e outros tópicos de interesse:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro
Obrigado. Pode-me dizer se o aquário que comprei é de qualidade ou foi uma má compra? Em relação ao local onde o coloquei, tenho-o mesmo ao lado do computador na secretária, e já li algures que os peixes não gostam muito de música perto. É que eu também tenho o meu material de som ao pé. Acho que vou ter de ouvir a música baixinho, é isso? Obrigado.dinodane Escreveu:Leia a qui o tópico sobre a ciclagem e outros tópicos de interesse:
ola (: eu nao sei que aquario é esse mas eu tinha um aquario com a capacidade do teu . que vinha com o mesmo equipamento que o teu. depois de adicionar a areia e a agua os aparelhos todos comprei um produto chamado bionitrivec da SERA , e pus uma tampinha (tem uma marca na tampa a dizer a quantidade) durante 3 dias , ou seja 3 tampinhas nos 3 primeiros dias , juntei tambem aquasafe da TETRA , q é para tornar a agua propria para os peixinhos. passados esses 3 dias da adiçao do bionitrivec comprei os primeiros peixes .. sendos estes peixes mais resistentes como as coridoras o plecostumos etc . só um mes mais tarde é q comprei mais peixes .. e deram-se lindamente (.
espero ter ajudado.
espero ter ajudado.
quanto ao sitio onde colocaste o aquario .. tens de ter em atençao se é seguro pq um aquario de 54 litros pesa quase 100kilos , e nao pode levar com luz solar directa. quanto ao som nao te sei dizer
mas pode ser que venhas a ter uns peixes dançarinos xD

-
- Membro
Obrigado pela ajuda. Eu não conheço esses produtos que referiste. Na loja onde comprei tudo (Avipeixe de Campo de Ourique) aconselharam-me a usar, para alem do produto para reduzir o ph, o Biopur para limpar a agua do cloro, etc. Usei durante 2 dias. Entretanto ja comprei um Betta macho pois disseram-me que podia te-lo já pois aguenta as condições actuais do aquário. Amanha vou começar a juntar mais peixes. Vou ter de confiar no pessoal da loja pois quanto mais leio acerca de compatibilidades/incompatibilidades entre peixes mais baralhado fico. Já li que o Betta é capaz de se chatear e atacar outros peixes mas vou ter de confiar no que na loja me disserem. Sou muito "verde" ainda e preciso de muita ajuda nesta altura. Obrigado e abraço.
os betta sao conflituosos se estiverem com outro betta .. pq lutam devido ao seu "rabo" , dai quando vais as lojas quase smp estao sozinhos num aquario . compra umas coridoras e um plecostumos que esses ja te fazem uma limpeza no fundo do aquario ! Compra tambem uns neos que sao muito bonitos (: qq coisa pergunta que eu tento ajudar . tambem sou verde ainda mas ja com alguma experiencia (:
Hum... 100 kgs? onde retirou isso?gomes20 Escreveu:quanto ao sitio onde colocaste o aquario .. tens de ter em atençao se é seguro pq um aquario de 54 litros pesa quase 100kilos , e nao pode levar com luz solar directa. quanto ao som nao te sei dizermas pode ser que venhas a ter uns peixes dançarinos xD
Experimente a fazer as contas por aqui: http://www.theaquatools.com/building-your-aquarium
Não sei até que ponto essa calculadora é fiável mas...
Não compres plecos para por num aqua desse tamanho nem por sombras! São peixes que precisam de espaço e por vezes aquários de 500 litros podem tornar-se curtos para um pleco quanto mais esse que possui.
O betta tem que estar sozinho e mais nada a não ser que pretenda assistir a guerra dentro do aquário o que irá surgir alguns(s) vencido(s). Para ter um betta num comunitário tem que haver um espaço muito maior para que o betta tenha o seu próprio território. Não confie nos lojistas! Eles gostam é de vender e dar muito paleio como se percebessem do assunto. Não são burros por completo mas também não estão assim tão longe (isso falando em 99% deles)

-
- Registado: sábado set 25, 2010 5:05 am
Boa noite pessoal,
O meu irmao colocou temporariamente o aquario dele em minha casa..
Vai aqui ficar uns bons meses comigo, e nao percebo nada disto..
Ele tem um Escalar Adulto bem grande , e hoje fui comprar dois platy´s e o srº da loja disse k eles se davam com escalares e nao havia problema, na loja ele tinha escalares e platy´s no mesmo aquario...
Acontece que o escalar que aqui tenho comeu um dos platy´s (nao vi) e vi ele tentar comer o outro platy!!!
Isto é normal acontecer??? Mas afinal a porcaria dos escalares dao-se bem com platys ou nao???
ja tou maluco com isto!!!
O meu irmao colocou temporariamente o aquario dele em minha casa..
Vai aqui ficar uns bons meses comigo, e nao percebo nada disto..
Ele tem um Escalar Adulto bem grande , e hoje fui comprar dois platy´s e o srº da loja disse k eles se davam com escalares e nao havia problema, na loja ele tinha escalares e platy´s no mesmo aquario...
Acontece que o escalar que aqui tenho comeu um dos platy´s (nao vi) e vi ele tentar comer o outro platy!!!
Isto é normal acontecer??? Mas afinal a porcaria dos escalares dao-se bem com platys ou nao???
ja tou maluco com isto!!!

a calculadora que usei num site foi mais ao menos isso que me deu 90 e tal kilos . tudo bem que os plecus crescam muito .. mas os peixes crescem conforme o tamanho do aquario . eu tive um pleco durante cerca de 3/4 anos e ele chegou a um ponto que nao cresceu mais .
eu tinha um aqua de 60L , com bastantes peixes , escalares , neons , coridoras , plecus , platys , espadas , barbos tigre , e davam-se todos lindamente , n tive nhum problema com nada , apenas cuidava da agua , e ainda tive de dar uns filhotes de coridoras que ja eram a mais ! E se eu ia pelo que os responsaveis pela loja me diziam a esta hora ainda andava aqui com 2 peixes ! Cada um gere o seu aqua a sua maneira e aprende à sua maneira , é a minha opiniao pelo menos !
um bem haja a todos (:
eu tinha um aqua de 60L , com bastantes peixes , escalares , neons , coridoras , plecus , platys , espadas , barbos tigre , e davam-se todos lindamente , n tive nhum problema com nada , apenas cuidava da agua , e ainda tive de dar uns filhotes de coridoras que ja eram a mais ! E se eu ia pelo que os responsaveis pela loja me diziam a esta hora ainda andava aqui com 2 peixes ! Cada um gere o seu aqua a sua maneira e aprende à sua maneira , é a minha opiniao pelo menos !
um bem haja a todos (: