Lek21 Escreveu:Boas,
ando há algum tempo a "namorar" imensas gaiolas para hamsters, mais especificamente da crittertrail. Os tubinhos é o que me deixam em dúvida na sua compra. O que acontece é que queria ligar a minha actual gaiola a outra, com o objectivo que ficasse maior. Tenho possibilidades para isso, e acho que iria gostar de ter mais espaço. E a ligação teria que ser pelos tubinhos. A verdade é que o hamster sírio, é "grande",
é o maior de todas as espécies, como sabem... e estou com medo que os tubinhos nao lhe digam nada, nem despertem curiosidade para entrar... pior é: e se ele nao cabe?? Parece uma questão absurda, mas parece-me que essas gaiolas são mais indicadas para os roborovskis, ou anões, porque são mais "traquinas" e rápidos, curiosos...
Queria ouvir experiências com sírios e esses túneis, se gostam, se cabem xD ; se costumam usar, se têm curiosidade em explora-los...
Obrigado desde já!

Pequeno aparte (parte a negrito), faltava-te uma palavra para a afirmação ficar correcta "comercializáveis"
Em relação às questões, na minha experiência, depende muito, mas mesmo muito do hamster em questão, já tive algumas gaiolas com tubos e às vezes faço algumas alterações entre exemplares/gaiolas o que alarga a experiência da situação.
Se gostam - Alguns não lhes ligam nenhuma, outros parecem "tótós" sempre a fazer/repetir o trajecto (gostam? não sei...).
Se cabem - Até agora só tive um ou outro exemplar que talvez não coubesse, mas eram fêmeas enormes e cheias (super cheias), normalmente passo as meninas para gaiolas menos complicadas nessas alturas portanto não digo que não coubessem, mas dificilmente caberiam. De resto exemplares pequenos/normais/grandes cabem todos à vontade nos tubos (só os enormes e meninas cheias é que não dou certeza).
Se costumam usar - Sim, seja casa-de-banho, refúgio quando sentem a porta a abrir e ainda têm os olhos meio-fechados, ou até armazenamento de comida.
Se têm curiosidade em explorá-los - Talvez no 1º dia/1º contacto, apartir daí é só mais um pedaço da gaiola.
Deixo para o fim uma informação importante, não tenho crittertrails portanto a minha experiência descrita é com habitrails e com as gaiolas da freedog, estas:
Se as dimensões forem como as das que descrevi e o teu exemplar não for "enorme" acho que estás à vontade na área do "caber".
O post acabou por ficar um pouco longo, espero que não longo demais e que tenha ajudado.
Cumprimentos